Pesquisar No Site

Caraguatatuba promove capacitação sobre autismo aberta ao público

Destaques
Caraguatatuba promove capacitação sobre autismo aberta ao público
Caraguatatuba promove capacitação sobre autismo aberta ao público

A capacitação com o tema “Autismo, diferente é o mundo que queremos” segue com inscrições abertas. O evento é promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) e será realizado nos dias 3 e 4 de julho, com ampla participação daqueles que se interessam pelo tema.

#PraCegoVer: várias mulheres participando de caminhada, vestido roupa azul, algumas seguram faixa escrito: Autismo: uma maneira diferente de ser, sentir e ver o mundo (foto Lucas Camargo/PMC).

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas online. A emissão de certificado é opcional, sendo cobrada uma taxa de R$ 8, caso o inscrito opte para receber o certificado do curso. Inscrições para o dia 03/07, no link: https://tinyurl.com/y6r3ajau; e para o dia 04/07 no endereço: https://tinyurl.com/y36qfpeg.

Na quarta-feira (03/07), das 8h às 12h, no Teatro Mario Covas, a capacitação será destinada às instituições, educadores, escolas, profissionais de saúde e pesquisadores.

Já no dia 04/07 (quinta-feira), a capacitação será realizada no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), das 10h às 12h, destinada aos familiares, cuidadores de pessoas com autismo e público em geral que queira entender um pouco mais sobre o TEA – Transtorno do Espectro Autista.

#PraCegoVer: laço em forma de quebra-cabeça colorido, símbolo do autismo (foto divulgação/PMC).

A palestra será ministrada pela psicopedagoga Paloma Leal Rocha, especialista em ABA (análise do comportamento aplicada), psicomotricidade e em educação especial e inclusão.

Durante o encontro serão apresentados e discutidos tópicos fundamentais nas questões clínicas, abordagens terapêuticas e desenvolvimento da criança com autismo, especialmente a observação, identificação e intervenção precoce na eficácia do tratamento. A proposta é trazer mais esperança às famílias, comunidade escolar e terapeutas que atuam com este público.

Conteúdo programático do curso – Introdução; definição e caracterização; problemas de comunicação, de interação social e de comportamento; atenção  compartilhada; dificuldades em habilidades cognitivas; dificuldades em habilidades de teoria da mente; como a análise aplicada do comportamento pode ajudar pais e familiares; uso de estímulos visuais para o estabelecimento  de  rotina  e instruções diárias; orientações a pais para manejo de comportamentos inapropriados baseados na análise do comportamento.

Mais informações na Sepedi, localizada na Rua Jorge Burihan, 10 – Jardim Jaqueira (próximo a rodoviária) ou por telefone: 3886-3050.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prova do aniversário de Caraguatatuba abre temporada 2024 de corrida de rua
Prova do aniversário de Caraguatatuba abre temporada 2024 de corrida de rua

A prova pedestre do Aniversário de Caraguá 167 Anos marcou a 1ª Etapa do Circuito Caraguá de Corrida de Rua 2024.  A largada da competição ocorreu no último domingo (28/4), na Praça da Cultura, no Centro. Ao todo, 1.000 atletas do Litoral Norte, Vale do Paraíba e Grande São Paulo

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 29/04/2024
Prefeitura firma parceria para atendimento da Defensoria Pública dentro do projeto Gabinete em Ação no Massaguaçu
Prefeitura firma parceria para atendimento da Defensoria Pública dentro Gabinete em Ação no Massaguaçu

Moradores do bairro Massaguaçu e região contam a partir da próxima terça-feira (9/4) com diversos atendimentos da Prefeitura de Caraguatatuba, no projeto “Gabinete em Ação, a Prefeitura mais perto de você”. No local, a população encontrará uma unidade móvel da Prefeitura equipada e com acessibilidade para pessoas com deficiência, com

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 05/04/2024
Prefeitura aciona Instituto Argonauta para exames em golfinho que apareceu morto na praia do Centro
Prefeitura aciona Instituto Argonauta para exames em golfinho que apareceu morto na praia do Centro

A Prefeitura de Caraguatatuba acionou na manhã de quarta-feira (17) a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) e o Instituto Argonauta para providências com relação a um golfinho que apareceu morto na faixa de areia da praia do centro, nas proximidades de Secretaria de Turismo. A Sesep fez a retirada do

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 17/04/2024
Caraguatatuba recebe reunião com CETESB e representantes de secretarias de Meio Ambiente do Litoral Norte
Caraguatatuba recebe reunião com CETESB e representantes de secretarias de Meio Ambiente do Litoral Norte

Caraguatatuba recebeu nesta quarta-feira (3) os representantes da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e das Secretarias de Meio Ambiente dos municípios vizinhos, para uma importante reunião. O encontro contou com a presença dos Secretários de Meio Ambiente e de suas equipes técnicas de licenciamento, sendo de Caraguatatuba,

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 03/04/2024
Inscrições para estabelecimentos participarem do 3º Geek Games seguem até sexta-feira
Prefeitura abre inscrições para estabelecimentos participarem do 3º Geek Games

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) está com inscrições abertas até o dia 19 de abril (sexta-feira), para estabelecimentos que queiram participar do 3º Festival Geek Games, a ser realizado entre os dias 02 e 05 de maio, na Praça da Cultura, no Centro. Serão

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 11/04/2024