Pesquisar No Site

Tradicional Cerimônia ‘Barcos ao Mar’ marca fim do Defeso do Camarão e homenageia presidente Nilo Cabeça

Publicado em: 23/05/2019
Destaques
Tradicional Cerimônia ‘Barcos ao Mar’ marca fim do Defeso do Camarão e homenageia presidente Nilo Cabeça
Tradicional Cerimônia ‘Barcos ao Mar’ marca fim do Defeso do Camarão e homenageia presidente Nilo Cabeça

A 22ª edição da tradicional cerimônia ‘Barcos ao Mar’, que marca o fim do Defeso do Camarão, será realizada neste domingo (26/05), a partir das 10h, no Mirante Por do Som, entre a Praia do Camaroeiro e a Pedra da freira.

#PraCegoVer: Dois barquinhos enfeitados com bandeirinhas transportam várias pessoas (Foto: JC Curtis/Fundacc)

Neste evento, a comunidade pesqueira de Caraguatatuba se reúne para pedir a proteção de São Pedro Pescador e de Nossa Senhora dos Navegantes para a abertura da pesca do crustáceo.

Esta cerimônia, organizada pela Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e Prefeitura Municipal, também é o pontapé inicial para o Festival do Camarão, que será realizado entre os dias 12 e 21 de julho na Praça da Cultura, no Centro da cidade.

Ritual

Os pescadores participam da procissão terrestre onde os fieis carregam o andor com as imagens de São Pedro Pescador e de Nossa Senhora dos Navegantes, após serem abençoados pelo padre Cláudio Rodrigues da Silva, pároco da Igreja Santa Terezinha.

Acompanhados pela Banda Municipal Carlos Gomes durante o cortejo a pé, eles seguem para os barcos enfeitados, saindo do píer do Camaroeiro em procissão marítima, passando pela Prainha e Martin de Sá.

Homenagem

#PraCegoVer: Foto de Nilo Cabeça, na praia (Foto: JC Curtis/Fundacc)

Durante a cerimônia ‘Barcos ao Mar’, também será homenageado o pescador Nilo Rolim do Amaral, o Nilo Cabeça, recém-eleito presidente da Associação dos Pescadores da Praia do Camaroeiro.

Aos 54 anos, Nilo Cabeça conta que embora não seja caiçara – ele nasceu em Sorocaba, em 29 de junho de 1965, Dia de São Pedro Pescador – sua vida sempre esteve ligada ao mar. O pai era militar e pescador de Itanhaém, no Litoral Sul Paulista, e sempre gostou de viajar.

Por isso, junto com 11 irmãos, teve a oportunidade de morar em várias cidades como Assis, Presidente Epitácio, Lorena, até chegar ao Estado do Mato Grosso, onde a aventura foi na carroceria de um caminhão com toda a família.

“Mas sempre que podia meu pai levava a gente para pescar já que tinha uma embarcação de 12 metros”, relembra.

Quando se mudou para a Praia do Camaroeiro, em 1985, um ano após servir o Exército como fuzileiro, era por essas paragens que contemplava o mar. Ainda trabalhou na construção civil por cerca de dois anos, mas essa não era sua praia.

“Um dia, tava aqui na praia e vi uma chata enterrada. Retirei ela da areia, a reformei e ficava pescando a remo mesmo”, conta Cabeça.

Foi assim que recebeu convite para trabalhar na tripulação do finado Café, do Alemão, do Jacobeli, do Guri, do Casemiro, como faz questão de lembrar, até conseguir comprar o seu barco com o qual até hoje usa no seu ofício.

Para ele, ser lembrado pelos colegas pescadores para receber essa homenagem foi um presente. “Como presidente, eu pedi que eles escolhessem, mas eles lembraram que eu já tinha ajudado a Associação quando estava na direção em 2015 e continuei na gestão anterior e por isso fico muito grato pelo reconhecimento de todos que me aceitaram aqui”.

Nilo Caiçara é casado há 10 anos com Amilda da Páscoa Barbieli, a Amim. Do primeiro casamento tem os filhos Danilo (34), Vinicius (26) e Guilherme (17), além das netas Júlia (7) e Gabrielli (8). Nenhum seguiu a profissão, sendo um construtor, outro DJ e o caçula jogador de futvôlei.

Como pescador e presidente da Associação dos Pescadores da Praia do Camaroeiro, ele vê a atividade cada vez mais frágil. “Infelizmente temos muita pesca predatória de barcos grandes, estrangeiros, pessoas que não respeitam a tradição, mas temos famílias caiçaras que se sustentam desse mar e é por isso que lutamos”.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

CAPA
Ações integradas reforçam cuidado e acolhimento às pessoas em situação de rua em Caraguatatuba

O Governo Municipal promove o fortalecimento de estratégias de acolhimento e reinserção social às pessoas em situação de rua. Na última quarta-feira (1º) e quinta-feira (2), foi realizada mais uma ação integrada de abordagem social em pontos estratégicos do município. As atividades envolvem os programas “Ruas da Esperança” e “Pontes

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 06/04/2026
Cia de 2 apresenta espetáculo “Frankeinstein Circo” nesta sexta-feira e sábado no Teatro Mario Covas
Cia de 2 apresenta espetáculo “Frankeinstein Circo” nesta sexta-feira e sábado no Teatro Mario Covas

Nesta sexta-feira e sábado (27 e 28/3), o Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, será palco do espetáculo teatral “Frakeinstein Circo”, da Cia de 2, de São José dos Campos. A montagem tem entrada gratuita e o ingresso pode ser retirado na bilheteria do Teatro com uma hora de antecedência. Na

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 23/03/2026
Torneio Aniversário da Cidade de Futebol chega às semifinais com duelos de alto nível
Torneio Aniversário da Cidade de Futebol chega às semifinais com duelos de alto nível

O tradicional Torneio Aniversário da Cidade de Futebol, uma das principais competições do futebol amador de Caraguatatuba, segue movimentando os campos do município e já tem definidos os semifinalistas da edição 2026. Após a sequência da competição e a conclusão das quartas de final no último domingo (12), quatro equipes

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 13/04/2026
Novos membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano tomam posse nesta quinta-feira
Novos membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano tomam posse nesta quinta-feira

Os candidatos eleitos, titulares e suplentes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano de Caraguatatuba para o mandato do biênio 2026–2028 tomam posse nesta quinta-feira (16) às 9h, em solenidade agendada na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi). A cerimônia contará com a presença do prefeito

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 14/04/2026
Fundo Social recebe Feira de Produtos Artesanais em parceria com mulheres empreendedoras toda quarta-feira
Fundo Social recebe Feira de Produtos Artesanais em parceria com mulheres empreendedoras toda quarta-feira

Toda quarta-feira, o Fundo Social de Caraguatatuba recebe em sua sede várias mulheres artesãs empreendedoras, para exporem e comercializarem seus produtos. A primeira edição do bazar foi realizada na quarta-feira (25). A missão do Fundo Social de Caraguatatuba é a de desenvolver ações que contribuam com a melhoria da qualidade

Leia Mais Notícias Fundo Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 26/03/2026