Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba promove Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Prefeitura de Caraguatatuba promove Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Para marcar o 18 de maio (sábado), “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, a Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania promove nesta semana (13 a 17/5), diversas atividades de orientação e conscientização sobre o tema.
Durante toda a semana, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS – Sul, Centro, Norte, Jetuba, Massaguaçu e Morro do Algodão) realizarão palestras, grupos socioeducativos, roda de conversas e diversas atividades às famílias, com o objetivo de conscientizar e alertar sobre esse tipo de violação.
O encerramento da Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e Semana do Bebê e do Brincar ocorre na sexta-feira (17), com várias atividades, das Secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania, Educação e Saúde, das 9h às 16h, na Praça Dr. Cândido Mota (Praça do Coreto), Centro.
Atendimento em Caraguatatuba – O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é o local que atua no atendimento desse tipo de crime na cidade. O setor recebe vítimas de todo o município que procuram ajuda espontaneamente ou são encaminhadas pelo Disque 100, Conselho Tutelar, Vara da Infância e Juventude, escolas, unidades de saúde e os CRAS.
As vítimas e seus familiares recebem acompanhamento de assistente social e psicólogo. O projeto contempla crianças e adolescentes (até 18 anos de idade incompletos) que passaram por situações de violência (física, sexual, psicológica, moral ou verbal).
Os atendimentos são individuais e em grupos, com visitas domiciliares na escola ou nos locais frequentados pelas vítimas. Os profissionais fazem o acompanhamento direcionado para a promoção de direitos, a preservação e o fortalecimento de vínculos familiares.
História – Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados. Foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.
#pracegover Cartaz com fundo cinza tem uma flor amarela com o miolo laranja com os dizeres: Faça bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes. Há três fotos embaixo: uma com várias crianças, outra com duas meninas se abraçando, outra com um menino segurando uma máquina fotográfica.
Veja Também Recentes

Espaço Hartãt exibe documentário premiado sobre povo indígena Xavante no próximo sábado
O Espaço Hartãt, em Caraguatatuba, realiza neste sábado (10/5), às 19h, a exibição do documentário premiado “A serra do roncador ao poente”, que retrata a história, os rituais e a resistência do povo A’uwê Uptabi (Xavante). A sessão é gratuita e as vagas são limitadas. Dirigido por Armando Lacerda, o filme é

Árvores emaranhadas em fiações elétricas são retiradas em Caraguatatuba
Moradores dos bairros Jardim Britânia, Indaiá e Jardim Terralão acionaram a Defesa Civil para retiradas de árvores que caíram ou estavam na iminência de cair na fiação elétrica em decorrência da chuva do último fim de semana. Equipes formada por servidores da Defesa Civil, Secretaria de Serviços Públicos e da

Lei que qualifica empresas como organizações sociais para prestação de serviços em Caraguatatuba é aprimorada
A Lei nº 2.778/2025 foi sancionada e publicada na Edição nº 1.566 do Diário Oficial Eletrônico do Município da última quarta-feira (16/4). Com a sua entrada em vigor, a Lei Municipal nº 2.559/2021 sofreu alterações parciais para se adequar à Lei Federal nº 9.637/1998, e também tornou facultada ao Poder

Atleta de Caraguatatuba é campeã paulista de boxe olímpico na categoria até 70 kg
A equipe de boxe olímpico da Secretaria de Esportes de Caraguatatuba celebra uma importante conquista do município. A atleta Maíra Alexandre Alfredo conquistou, no último sábado (12), o título paulista de boxe olímpico na categoria ‘Elite Feminino’ até 70 kg, no 1º Campeonato Paulista de Boxe Estreantes – Elite Masculino

Cerimônia “Barcos ao Mar” marca fim do defeso do camarão neste domingo
A 26ª edição da tradicional cerimônia “Barcos ao Mar”, que marca o fim do defeso do camarão, será realizada neste domingo (27/4), às 10h, no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, no Centro de Caraguatatuba. Na ocasião, a comunidade pesqueira do município se reúne para pedir a proteção de São Pedro Pescador e