Pesquisar No Site

Prefeitura continua ações de drenagem no Pontal de Santamarina

Destaques
Prefeitura continua ações de drenagem no Pontal de Santamarina
Prefeitura continua ações de drenagem no Pontal de Santamarina

Visando acelerar o escoamento de águas pluviais no Pontal de Santamarina, a Prefeitura de Caraguatatuba iniciou hoje (21/05) o desassoreamento da vala de drenagem próximo a fazenda Serramar, na Avenida José Herculano.

#PraCegoVer: Bomba de sucção em funcionamento (Foto: Divulgação/PMC)

Os serviços estão sendo realizados por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) com uma escavadeira hidráulica. Também foi instalada uma bomba de sucção com capacidade de 160 m³/h (metros cúbicos por hora) para auxiliar os trabalhos no bairro.

Segundo o Secretário da Sesep, Hugo Bernardes, o ponto principal da vala, que deságua no rio Lagoa não estava comportando o grande volume de águas pluviais dos últimos dias de fortes chuvas. Por esse motivo a bomba de sucção foi posicionada para drenar a água diretamente das ruas do bairro.

A Sesep, juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (Smaap) também estiveram na fazenda Serramar e na Transpetro para fiscalizar as limpezas das valas de drenagem no interior de suas propriedades.

“A prefeitura não pode fazer a limpeza das valas dentro de propriedades particulares, esse serviço cabe aos proprietários. Porém, estamos fazendo a fiscalização, pois a falta de limpeza pode prejudicar o escoamento das água, explica o secretário.

No momento, técnicos da Smaap estão fazendo um relatório e analisando as imagens para darem informações mais precisas sobre a condição das valas nas propriedades.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba recebe Mutirão de Limpeza de Praia na sexta-feira e convida voluntários para ação no Porto Novo
Caraguatatuba recebe Mutirão de Limpeza de Praia na sexta-feira e convida voluntários para ação no Porto Novo

Nesta sexta-feira (9), das 8h30 às 11h, o bairro Porto Novo, em Caraguatatuba, recebe mais um Mutirão de Limpeza de Praia. O ponto de encontro será no Quiosque 52 do Alemão. A ação integra o Projeto Tecendo as Águas – Serra, Terra e Mar, realizado pelo Instituto Supereco, com apoio

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 05/10/2026
10º Festival de Cinema Curta Caraguá começa nesta quinta e segue até 29 de outubro
10º Festival de Cinema Curta Caraguá começa nesta quinta e segue até 29 de outubro

A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza a partir desta semana, o 10º Curta Caraguá – festival de cinema que incentiva a produção audiovisual nas escolas. A programação é gratuita e segue até o dia 29 de outubro. Entre as atrações, estão exibições de filmes, oficina de produção

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 19 - Arte, Cultura e Comunicação Publicado em 14/10/2026
Reclamações financeiras e internet fixa são destaques no ranking do Procon de Caraguatatuba de setembro
Reclamações financeiras e internet fixa são destaques no ranking do Procon de Caraguatatuba de setembro

O balanço de atividades do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba trouxe  a formalização dos 437 dos 895 atendimentos feitos entre os dias 1º e 30 de setembro. Desse total, 458 atendimentos estavam relacionados às orientações e encaminhamentos para outras instituições. O Procon de Caraguatatuba recebeu 154 queixas de envio de

Leia Mais Notícias PROCON ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 16/10/2026
Cadastro Único lança programa “64+” para orientar moradores sobre acesso ao Benefício de Prestação Continuada
Cadastro Único lança programa “64+” para orientar moradores sobre acesso ao Benefício de Prestação Continuada

O Cadastro Único, equipamento da Secretaria Municipal de Assistência Social, lançou na última sexta-feira (2) o programa “64+”, iniciativa desenvolvida por uma assistente social da pasta com o objetivo de orientar moradores de Caraguatatuba sobre os preparativos necessários para solicitar o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ao completar 65 anos.

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 08/10/2026