Pesquisar No Site
Municípios do Litoral Norte discutem resultados da avaliação do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância em Caraguatatuba

Municípios do Litoral Norte discutem resultados da avaliação do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância em Caraguatatuba
Mais uma etapa importante na implementação e consolidação do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância nos municípios do Litoral Norte foi concluída nessa terça e quarta (28 e 29/05), em Caraguatatuba.

#PraCegoVer: Sala de aula do CEI/EMEI Profª Maria Elma Mansano. Profissionais da Assistência Social, Educação e Saúde estão sentadas em cadeiras de plástico brancas. Flora Lovato, consultora e facilitadora de processos do Instituto Fonte para o Desenvolvimento Social, está de pé, à frente e expõe dados sobre o Primeiríssima Infância. Na parede atrás há uma lousa digital que exibe informações. (Fotos: Luís Gava/PMC)
O programa, que abrange vários municípios do estado, propõe um modelo de mudança para que todo o sistema, (desde o gestor, profissionais da Assistência Social, Educação, Saúde, até a família e a sociedade) construa outro olhar e assuma uma nova postura em relação à Primeiríssima Infância (0 a 3 anos), visando a promoção da saúde e o desenvolvimento integral da criança.
Profissionais da Assistência Social, Educação e Saúde, que integram os Comitês da Primeiríssima Infância em Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba se reuniram com consultores da Secretaria Estadual de Saúde, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Instituto Fonte para o Desenvolvimento Social, entidades parceiras e articuladores do programa no estado, para receberem devolutiva dos indicadores que demonstram o avanço das ações realizadas em relação às gestantes, puérperas, crianças de 0 a 3 anos e seus responsáveis, nas respectivas cidades.
O levantamento feito demonstrou que Caraguatatuba, graças ao Programa, elevou sua qualidade de atendimento em Puericultura (subespecialidade da Pediatria que se preocupa com o acompanhamento integral do processo de desenvolvimento infantil – físico, motor, linguagem, afetividade e aprendizagem cognitiva da criança; no aleitamento materno por meio do Centro de Atendimento Materno Infantil (CEAMI); implantação de espaços lúdicos para crianças nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Unidades Básicas de Saúde (UBS); atividades diversificadas, que contribuem para a presença dos pais e responsáveis nas escolas; formações junto aos profissionais de Saúde voltadas para humanização do pré-natal, parto e pós-parto, formações mensais para profissionais da educação que atuam com essa faixa etária (Agentes de desenvolvimento Infantil e agentes de apoio escolar – ADIs e AAEs), entre outros indicadores.
A enfermeira obstetra e supervisora da Maternidade da Casa de Saúde Stella Maris, Gabriela Cabral, concorda: “O programa abriu horizontes e agregou conhecimento. Treinou nosso olhar também para a questão emocional, psicológica que envolve a gestação. A gestão municipal também facilitou nosso trabalho no sentido de implantarmos um serviço mais acolhedor à gestante em todas as etapas até o parto humanizado”.

#PraCegoVer: Dependências do CEI/EMEI Profª Maria Elma Mansano. Equipes de profissionais da Assistência Social, Educação e Saúde posam para foto com o banner do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância. (Fotos: Luís Gava/PMC)
A coordenadora pedagógica do CEI/EMEI Profª Maria Carlita Saraiva Guedes (Morro do Algodão), Taíse Romeiro, também aplaude as ações do Primeiríssima Infância: “Antes tínhamos os pais e responsáveis apenas em reunião. Agora fazemos várias atividades que incluem a família na vida escolar como oficinas, mostras, brincadeiras, Semana do Bebê e do Brincar, entre outras. Em relação aos agentes de apoio escolar e agentes de desenvolvimento infantil também tivemos progressos com formações continuadas”.
A enfermeira e doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo e consultora da FMCSV, Anna Maria Chiesa, disse que “o maior patrimônio deixado pelo programa foi a apropriação dos profissionais de Assistência Social, Educação e Saúde, dos conceitos propostos pelo Primeiríssima Infância. “O resultado percebe-se nas falas das equipes que participaram. Foram muitas as iniciativas para mudar o panorama da cidade. Isso foi muito incrível”, ressaltou.
Sílvia Helena Fernandes da Silva, articuladora do Programa Primeiríssima Infância no município, acrescentou: “Os bons resultados alcançados pelo Programa no município foi resultado da persistência e cooperação dos profissionais das secretarias de Educação, Desenvolvimento Social e Cidadania e Saúde. A nossa missão foi cumprida com sucesso. Agora é continuarmos e aperfeiçoarmos o trabalho”.
Prêmio – A Prefeitura de Caraguatatuba recebeu em dezembro do ano passado, o prêmio “Boas Práticas” do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, pelo projeto Bebê-a-Bá, concedido pelo Governo de São Paulo e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.
O projeto Bebê-a-Bá visa o olhar cuidadoso sobre as fases do desenvolvimento do bebê, além de orientar os pais, responsáveis, cuidadores e professores de como estimular a criança adequadamente em diversos ambientes.
Desta forma, acompanhar possíveis atrasos no desenvolvimento ou comportamentos atípicos, como por exemplo: rejeição ao peito ou mamadeira, apatia, dificuldade em manter atenção compartilhada com o adulto, não reagir à estímulos sonoros, manter controle e coordenação motora, entre outros.
Veja Também Recentes

Adolescente denuncia estupro em Caraguatatuba – Caso mobiliza GCM Polícia Civil e Conselho Tutelar
Um caso de suposto estupro contra uma adolescente de 16 anos mobilizou equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Civil na manhã de quinta-feira (10), em Caraguatatuba. A ocorrência teve início no bairro Sumaré e segue em investigação. Segundo a Guarda Civil, uma viatura realizava patrulhamento nas imediações

Teatro Mario Covas apresenta espetáculo à luz de velas Starlight Concert na próxima semana
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, será palco do espetáculo Starlight Concert – Especial Músicas Clássicas na próxima quinta-feira (24/7), às 21h. O concerto celebra a trajetória de grandes compositores misturando a beleza da luz de velas à grandiosidade das obras mais icônicas da música clássica. Os ingressos custam entre R$

Prova de vida dos aposentados e pensionistas do CaraguaPrev aniversariantes de junho termina dia 31 de julho
O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) realiza o recadastramento anual obrigatório dos aposentados e pensionistas aniversariantes de julho presencialmente até dia 31 (quinta-feira), das 9h às 16h30, em sua sede no Centro, ou on-line por meio do aplicativo Minha Previdência. O CaraguaPrev é o responsável pelo futuro

Governo de Caraguatatuba amplia parceria com Centro Universitário Módulo para estágio e capacitação de servidores
Estudantes de Caraguatatuba e servidores públicos terão acesso ampliado a estágio curricular obrigatório e à capacitação graças aos aditivos de convênio firmados entre governo municipal e o Centro Universitário Módulo. O encontro para firmar a parceria foi realizado no gabinete do prefeito Mateus Silva na última terça-feira (12), com a

Caraguatatuba assina acordo de cooperação com Parceiros da Educação para fortalecer aprendizagem nas escolas municipais
Caraguatatuba oficializa nesta sexta-feira (8), um acordo de cooperação com a organização Parceiros da Educação, dentro do programa Parceiros pela Aprendizagem. A cerimônia será às 9h30, no Teatro Mario Covas, e deve contar com a presença de autoridades municipais e representantes da organização, que incluem o diretor e a gerente