Pesquisar No Site

Idosos e pessoas com deficiência visitam projeto de trilha acessível no Parque Estadual Serra do Mar

Destaques
Idosos e pessoas com deficiência visitam projeto de trilha acessível no Parque Estadual Serra do Mar
Idosos e pessoas com deficiência visitam projeto de trilha acessível no Parque Estadual Serra do Mar

Idosos e pessoas com deficiência estiveram na manhã desta segunda-feira (06/05), no Núcleo Caraguatatuba do Parque Estadual Serra do Mar (PESM) para conhecer a primeira Trilha Acessível, voltada às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

#PraCegoVer: duas idosas observam com lupa mini orquidário, instalado no meio da trilha (Foto: Luís Gava/PMC)

A visita realizada pelos frequentadores do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) objetivou avaliar se o novo espaço está pronto para inauguração, prevista para o mês de junho deste ano.

A Trilha das Palmeiras tem a finalidade de promover acessibilidade de idosos, pessoas com deficiência e de pessoas com mobilidade reduzida até as cachoeiras e rios para proporcionar a integração do homem com o meio ambiente.

O caminho tem um percurso de um quilômetro ida e volta, em um tempo estimado de uma hora. A trilha leva os visitantes da sede administrativa do Parque por um trecho de Mata Atlântica preservada e possibilita atividades de educação ambiental e observação de aves, terminando na “Prainha”, uma piscina natural que é outro atrativo do Núcleo Caraguatatuba.

#PraCegoVer: na trilha, monitor a frente, enquanto duas idosas e um homem com deficiência caminham observando o local, repleto de vegetação (Foto: Luís Gava/PMC)

Segundo o gestor do PESM – Núcleo Caraguatatuba, Miguel Nema Neto, a trilha foi construída com foco na acessibilidade, permitindo que qualquer pessoa, desde idosos até crianças com deficiência, utilizem o local. Também desenvolve interatividade com as informações relativas à fauna e a flora.

Para Maria Mota da Silva, de 64 anos, foi como voltar ao tempo. Ela contou que é cearense e na infância brincava muito em lugares de rio e mata. “Relembrei meu passado, estou muito feliz”, relatou.

Maria ainda acrescentou: “Como tenho uma limitação na perna devido um acidente, fica difícil percorrer estes lugares. Aqui foi muito tranquilo, com certeza voltarei mais vezes. Amei!”, disse.

#PraCegoVer: idosa vestindo boné rosa, bermuda, camiseta e tênis, está abaixada na margem da nascente de um rio, molhando aos mãos na água (Foto: Luís Gava/PMC)

Roberval Oliveira Faria, de 39 anos, possui uma paralisia parcial de um lado do corpo e percorreu a trilha sem nenhum impedimento. “Foi uma novidade pra mim, não conhecia o lugar e muito menos imaginei que eu pudesse estar tão presente com a natureza, devido a minha limitação. Voltarei com a família”, contou.

A obra é uma das condicionantes do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) de uma empresa local.

 

História – O Núcleo Caraguatatuba surgiu em 1977, incorporado ao Parque Estadual Serra do Mar. Seis anos mais tarde, a reserva foi transformada no Parque Estadual de Caraguatatuba, ampliando seus limites. Seus 35.947 hectares representam pouco mais de 10% de todo o território do Parque Estadual Serra do Mar, sendo esta uma Unidade de Conservação de Proteção Integral.

#PraCegoVer: todos os visitantes da trilha posando para foto (Foto: Luís Gava/PMC)

Exuberantes paisagens formam os remanescentes de Mata Atlântica presentes no núcleo, como os mananciais da represa de Paraibuna, as matas de encosta, os rios, as cachoeiras e os belíssimos cenários vistos da Rodovia dos Tamoios (SP-099) e da Estrada do Rio Pardo.

Três municípios paulistas fazem parte do núcleo: Caraguatatuba, Natividade da Serra e Paraibuna.

Seu nome, homônimo à cidade litorânea, tem referência na planta caraguatá (Bromelia pinguin), que significa “planta espinhosa” na língua Tupi. O termo “tuba”, que equivale a “muito”, completa a palavra e seu sentido: região onde existem caraguatás em abundância.

O Núcleo está localizado na Rua do Horto Florestal, nº1200 – Rio do Ouro – telefone: 3882-5999.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba domina Copa Caiçara Jiu-Jitsu com 134 medalhas de ouro
Caraguatatuba domina Copa Caiçara Jiu-Jitsu com 134 medalhas de ouro

Caraguatatuba foi palco da 16ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu realizada no último domingo (14), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Mais uma vez, a cidade se destacou ao garantir o primeiro lugar na classificação geral. Ao todos, os competidores de Caraguá acumularam impressionantes 134 medalhas, sendo 59 de

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 15/04/2024
Defesa Civil do Estado prevê chuvas fortes entre quinta-feira e sábado
Defesa Civil do Estado prevê chuvas fortes entre quinta-feira e sábado

A Defesa Civil de Caraguatatuba, representada por seu coordenador, Capitão Campos Júnior, participou na tarde de quinta-feira (21) de uma reunião on line convocada pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado, para tratar de questões diante do alerta de fortes chuvas e ventos entre quinta-feira e sábado (23)

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 21/03/2024
Prefeitura multa empresa por manter área para descarte irregular de entulhos no Gaivotas
Prefeitura multa empresa por manter área para descarte irregular de entulhos no Gaivotas

A Prefeitura de Caraguatatuba multou a CTEEP (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista) por reincidência em manter uma área abandonada localizada na Rua Gaivota, no bairro Gaivotas, região central da cidade. O terreno abriga uma linha de transmissão e tem servido de descarte irregular de lixo e entulho, conforme

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Secretaria de Urbanismo Publicado em 03/04/2024
Centro Pop de Caraguatatuba é destaque no II Fórum sobre Pessoas em Situação de Rua
Centro Pop de Caraguatatuba é destaque no II Fórum sobre Pessoas em Situação de Rua

A Secretaria de Assistência Social de Caraguatatuba marcou presença no Il Fórum sobre a Pessoa em Situação de Rua, realizada nesta quarta-feira (17) pela Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS) do Litoral Norte e Vale do Paraíba. Caraguá se destacou no evento por ser um dos poucos municípios

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 18/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba impede cercamento de área pública no Jardim Itaúna
Prefeitura de Caraguatatuba impede cercamento de área pública no Jardim Itaúna

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, impediu o cercamento de uma área pública localizada no bairro Jardim Itaúna. O crime ambiental foi identificado durante fiscalização de rotina feita pelos fiscais de Postura da Secretaria. A ação de retirada de cerca, que contou com apoio da Secretaria

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 22/03/2024