Pesquisar No Site

Idosos e pessoas com deficiência visitam projeto de trilha acessível no Parque Estadual Serra do Mar

Destaques
Idosos e pessoas com deficiência visitam projeto de trilha acessível no Parque Estadual Serra do Mar
Idosos e pessoas com deficiência visitam projeto de trilha acessível no Parque Estadual Serra do Mar

Idosos e pessoas com deficiência estiveram na manhã desta segunda-feira (06/05), no Núcleo Caraguatatuba do Parque Estadual Serra do Mar (PESM) para conhecer a primeira Trilha Acessível, voltada às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

#PraCegoVer: duas idosas observam com lupa mini orquidário, instalado no meio da trilha (Foto: Luís Gava/PMC)

A visita realizada pelos frequentadores do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) objetivou avaliar se o novo espaço está pronto para inauguração, prevista para o mês de junho deste ano.

A Trilha das Palmeiras tem a finalidade de promover acessibilidade de idosos, pessoas com deficiência e de pessoas com mobilidade reduzida até as cachoeiras e rios para proporcionar a integração do homem com o meio ambiente.

O caminho tem um percurso de um quilômetro ida e volta, em um tempo estimado de uma hora. A trilha leva os visitantes da sede administrativa do Parque por um trecho de Mata Atlântica preservada e possibilita atividades de educação ambiental e observação de aves, terminando na “Prainha”, uma piscina natural que é outro atrativo do Núcleo Caraguatatuba.

#PraCegoVer: na trilha, monitor a frente, enquanto duas idosas e um homem com deficiência caminham observando o local, repleto de vegetação (Foto: Luís Gava/PMC)

Segundo o gestor do PESM – Núcleo Caraguatatuba, Miguel Nema Neto, a trilha foi construída com foco na acessibilidade, permitindo que qualquer pessoa, desde idosos até crianças com deficiência, utilizem o local. Também desenvolve interatividade com as informações relativas à fauna e a flora.

Para Maria Mota da Silva, de 64 anos, foi como voltar ao tempo. Ela contou que é cearense e na infância brincava muito em lugares de rio e mata. “Relembrei meu passado, estou muito feliz”, relatou.

Maria ainda acrescentou: “Como tenho uma limitação na perna devido um acidente, fica difícil percorrer estes lugares. Aqui foi muito tranquilo, com certeza voltarei mais vezes. Amei!”, disse.

#PraCegoVer: idosa vestindo boné rosa, bermuda, camiseta e tênis, está abaixada na margem da nascente de um rio, molhando aos mãos na água (Foto: Luís Gava/PMC)

Roberval Oliveira Faria, de 39 anos, possui uma paralisia parcial de um lado do corpo e percorreu a trilha sem nenhum impedimento. “Foi uma novidade pra mim, não conhecia o lugar e muito menos imaginei que eu pudesse estar tão presente com a natureza, devido a minha limitação. Voltarei com a família”, contou.

A obra é uma das condicionantes do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) de uma empresa local.

 

História – O Núcleo Caraguatatuba surgiu em 1977, incorporado ao Parque Estadual Serra do Mar. Seis anos mais tarde, a reserva foi transformada no Parque Estadual de Caraguatatuba, ampliando seus limites. Seus 35.947 hectares representam pouco mais de 10% de todo o território do Parque Estadual Serra do Mar, sendo esta uma Unidade de Conservação de Proteção Integral.

#PraCegoVer: todos os visitantes da trilha posando para foto (Foto: Luís Gava/PMC)

Exuberantes paisagens formam os remanescentes de Mata Atlântica presentes no núcleo, como os mananciais da represa de Paraibuna, as matas de encosta, os rios, as cachoeiras e os belíssimos cenários vistos da Rodovia dos Tamoios (SP-099) e da Estrada do Rio Pardo.

Três municípios paulistas fazem parte do núcleo: Caraguatatuba, Natividade da Serra e Paraibuna.

Seu nome, homônimo à cidade litorânea, tem referência na planta caraguatá (Bromelia pinguin), que significa “planta espinhosa” na língua Tupi. O termo “tuba”, que equivale a “muito”, completa a palavra e seu sentido: região onde existem caraguatás em abundância.

O Núcleo está localizado na Rua do Horto Florestal, nº1200 – Rio do Ouro – telefone: 3882-5999.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Candidatos não habilitados no chamamento do Entreposto de Pesca do Camaroeiro têm até terça-feira (9) para apresentar recurso
Candidatos não habilitados no chamamento do Entreposto de Pesca do Camaroeiro têm até terça-feira (9) para apresentar recurso

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), avaliou a entrega de documentos dos candidatos para ocupação das 12 vagas no Entreposto de Pesca do Camaroeiro e dos 28 concorrentes, 18 pescadores foram habilitados. Os candidatos que não foram habilitados na análise de

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 05/03/2021
Vunesp divulga resultado da avaliação psicológica do concurso da GCM da Prefeitura de Caraguatatuba no dia 16
Vunesp convoca inaptos para devolutiva da avaliação psicológica do concurso da GCM da Prefeitura de Caraguatatuba

A Fundação Vunesp publicou a convocação dos candidatos inaptos para a Entrevista Devolutiva da Avaliação Psicológica do Concurso Público 01/2019 de Guarda Civil Municipal (GCM) de 2ª classe da Prefeitura de Caraguatatuba nesta sexta-feira (12/02), no Diário Oficial Eletrônico do Município (Edital 475) e no site https://www.vunesp.com.br/PMCR1901. Quem solicitou o

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 12/02/2021
Farmacêutico, Auxiliar de escrita fiscal e camareira são algumas das vagas do PAT para esta terça-feira (2)
PAT de Caraguatatuba tem novas vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba atualizou o quadro de vagas nesta terça-feira (9/2), com novas oportunidades nas áreas de encarregado de pátio, panfleteiro, auxiliar de limpeza, operador de caixa, escriturário, recepcionista de ótica, contatólogo, consultor de vendas, auxiliar de vendas, montador de óculos, balconista com CNH,

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 09/02/2021
Caraguatatuba começa a vacinar idosos entre 85 e 89 anos a partir de segunda-feira (15/02)
Caraguatatuba começa a vacinar idosos entre 85 e 89 anos a partir de segunda-feira (15/02)

A Prefeitura de Caraguatatuba começa a vacinar os idosos, entre 85 e 89 anos, cadastrados pelo Programa Saúde da Família, na próxima segunda-feira (15/02), em domicílio. São 821 idosos cadastrados, porém, o Estado só enviou 545 doses. A Secretaria Municipal de Saúde já oficiou o Governo do Estado para envio

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 12/02/2021
Prefeitura realiza nebulização no bairro Jetuba
Prefeitura realiza nebulização no bairro Jetuba

A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), encaminhou a equipe de controle da dengue ao bairro Jetuba (região norte), nesta terça-feira (23), para a realização da nebulização contra o mosquito Aedes aegypti. O biólogo, coordenador da equipe de controle de dengue, Ricardo

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 23/02/2021