Pesquisar No Site
Cerimônia ‘Barcos ao Mar’ abre contagem regressiva para 22º Festival do Camarão
Cerimônia ‘Barcos ao Mar’ abre contagem regressiva para 22º Festival do Camarão
O domingo (26/05) no Mirante do Por do Som, em Caraguatatuba, foi marcado pela cerimônia ‘Barcos ao Mar’, dando início à temporada de pesca do camarão, crustáceo que é a base do Festival do Camarão, a ser realizado entre os dias 12 e 21 de julho, na Praça da Cultura (Centro).

#PraCegoVer: Proa de um barco cheio de pessoas e no piso do barco os andores com as imagens de São Pedro Pescador e Nossa Senhora dos Navegantes (Foto: JC Curtis/PMC)
Mais de 200 pessoas acompanharam as procissões terrestre e marítima, conduzidas pelo padre Cláudio Rodrigues da Silva, pároco da Igreja Santa Terezinha, acompanhadas pela Banda Municipal Carlos Gomes. Durante as procissões, foram levadas as imagens de São Pedro Pescador e Nossa Senhora dos Navegantes, padroeiros da comunidade pesqueira, que foi pedir as bênçãos para um bom ano de pesca.
O presidente da Associação dos Pescadores da Praia do Camaroeiro e homenageado desta edição do ‘Barcos ao Mar’, Nilo Rolim do Amaral, o Nilo Cabeça, destacou que a expectativa é sempre boa. “Quando vamos ao mar, temos a certeza de uma boa pesca”.
O fim do defeso do crustáceo termina em 31 de maio e nesses últimos dias os retoques nas embarcações, nas redes de pesca e no agradecimento estão em todos os cantos.
Com essa visão, o secretário de Meio Ambiente Agricultura e Pesca, Marcel Luiz Giorgeti, aproveitou a cerimônia para reforçar as ações junto à comunidade pesqueira.
“A maioria das pessoas não conhece mais essa atividade, o caiçara verdadeiro está acabando e nosso papel é reforçar cada vez mais as ações para que elas sejam preservadas”.

#PraCegoVer: A frente da procissão vai o padre. O prefeito e a presidente da Fundacc ajudam a carregar os andores de São Pedro Pescador e Nossa Senhora dos Navegantes (Foto: JC Curtis/PMC)
Assim também pensa Silmara Mattiazzo, presidente da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, responsável pela organização do ‘Barcos ao Mar’, em parceria com a Associação dos Pescadores e a Prefeitura de Caraguatatuba, e pelo Festival do Camarão, que este ano chega à sua 22ª edição.
“Vamos fazer a melhor festa possível, superando a cada ano esse evento que é dos pescadores, da comunidade de Caraguatatuba”.
O prefeito Aguilar Junior aproveitou a oportunidade da cerimônia ‘Barcos a Mar’ para destacar a reforma no Entreposto de Pesca do Camareiro que deve ser entregue até o final deste ano.
O novo entreposto terá um layout mais aconchegante e agradável, com uma cobertura maior para atender os pescadores e consumidores, além de melhor disposição dos boxes e intervenções na câmara fria.
A obra contempla a execução de cobertura central que unirá os blocos, substituição de todo revestimento e piso cerâmico dos boxes, substituição das portas e esquadrias de madeira por esquadrias de alumínio e aço galvanizado, execução de cisterna em alvenaria para captação d’água da chuva e utilização da mesma na lavagem da área externa do entreposto, revisão e execução de novo sistema de esgoto, além da execução de paisagismo com a introdução de árvores nativas e arbustos ornamentais.
Veja Também Recentes
Dia Mundial da Tuberculose: Caraguatatuba realiza ações com foco em diagnóstico precoce e busca ativa
Caraguatatuba iniciou uma mobilização em prol do Dia Mundial da Tuberculose, celebrado na terça-feira (24), para ampliar o enfrentamento da doença. As ações seguem até dia 31 de março com foco na identificação precoce de casos e na orientação direta à população. Como estratégia, o município descentralizou as ações e
Caraguatatuba celebra 25 anos do Cadastro Único com ação de valorização e inclusão social
O Governo Municipal de Caraguatatuba promoveu, na manhã desta sexta-feira (27), um evento especial em comemoração aos 25 anos do Cadastro Único no município. A celebração integrou a ação “Cadastro Único em Ação”, iniciativa que destaca a importância da política pública na promoção da inclusão social e no atendimento às
“Quarta Literária da Kaká” celebra cultura caiçara na Biblioteca Municipal Afonso Schmidt
A Biblioteca Municipal Afonso Schmidt, no Centro de Caraguatatuba, recebe em abril mais uma edição da Quarta Literária da Kaká. O encontro será no dia 29/4 (quarta-feira), às 19h, e contará com a participação de Priscila Siqueira, Pedro Caetano, Julinho Mendes e Silvio Rangel. A entrada é gratuita e não
Teatro Mario Covas recebe espetáculo “O Pai” com Fulvio Stefanini neste domingo
O espetáculo “O Pai” chega ao palco do Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, neste domingo (19/4), às 20h. A entrada é gratuita e o ingresso pode ser retirado na bilheteria do TMC com até uma hora de antecedência. A apresentação integra a programação da cidade, que completa 169 anos de
Prefeitura de Caraguatatuba aguarda aprovados de seis funções do Concurso de 2023 até sexta-feira
A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais sete aprovados de seis cargos do Concurso Público de 2023 para se apresentar nesta quarta, quinta e sexta-feira (15, 16 e 17/4), das 9h às 11h e das 13h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de