Pesquisar No Site

Arquivo Municipal recebe programação especial na 3ª Semana Nacional de Arquivos

Publicado em: 31/05/2019
Arquivo Municipal recebe programação especial na 3ª Semana Nacional de Arquivos
Arquivo Municipal recebe programação especial na 3ª Semana Nacional de Arquivos

O Arquivo Municipal Arino Sant’Ana de Barros recebe programação especial durante a 3ª Semana Nacional de Arquivos, realizada de 3 a 9 de junho em todo país, em comemoração ao Dia Internacional dos Arquivos (09/06).

#PraCegoVer: Arte do banner com informações sobre o evento

Este ano, com o tema ‘Desenhando os Arquivos’, foram preparadas atividades como Rodas de Conversa sobre a cultura regional e exposição de fotos que retratam as mais diversas expressões artísticas e eventos culturais feitos pela Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba ao longo dos anos.

A presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo, destaca o objetivo do arquivo na preservação da história de Caraguatatuba.  “Apoiamos essa semana como forma de manter viva e contar a nossa história”, diz Silmara.

Na segunda-feira (03/06) o Arquivo inaugura em seu saguão a exposição ‘Cultura e Raiz em Imagens’, um acervo de fotografias datadas desde as décadas de 40 e 50 até os dias atuais. Dentre as fotos expostas têm retratos do Carnaval de Antigamente, escolas de samba de Caraguá, capoeira, samba de roda, moçambique e muito mais.

Para a historiadora do Arquivo, Denise Lemes, “o material que estará em exposição é uma verdadeira viagem no tempo sobre a cultura e os trabalhos que a Fundacc fez ao longo dos anos”.

A exposição ‘Cultura e Raiz em Imagens’ pode ser visitada de segunda a sexta-feira, até dia 12 de julho, das 8h às 18h, gratuitamente.

Além da exposição também será realizada a ‘Roda de Conversa – Herdeiros da Cultura desenhando seu espaço no Arquivo’, na terça (4) e sexta-feira (7), a partir das 18h30, no saguão do Arquivo.

O primeiro encontro, na terça-feira será ministrado por Pedro Caetano e tem o tema ‘A Fieira de Timbopeva e o Arquivo’, onde serão discutidos a cultura caiçara local, as diferenças e diversas formas de viver a cultura caiçara na atualidade e sua perpetuação.

Na sexta-feira, a Roda de Conversa será conduzida por Teresinha Marciano Costa com a proposta ‘A Zambô Movimento Negro e o Arquivo’. No encontro, serão discutidos temas como a cultura afro-brasileira, o movimento negro em Caraguatatuba e os trabalhos que a ONG – Organização Não Governamental Zambô vem realizando ao longo dos anos.

A Semana Nacional de Arquivos é uma temporada de eventos em arquivos e outras instituições de memórias de todo o país. Seu objetivo é aproximar essas instituições da sociedade e divulgar os valiosos trabalhos nelas desenvolvidos.

Nesta edição o evento propõe discussões sobre as estruturas, os processos e as entregas diretas das instituições arquivísticas para a sociedade e, desse modo, expressa conformidade com a declaração da XIX Conferência Ibero-Americana de Ministros de Cultura, estabelecendo 2019 como o Ano Ibero-Americano dos Arquivos para a transparência e a memória.

3ª Semana Nacional de Arquivos

 

Exposição ‘Cultura e Raiz em Imagens’

Abertura: 3/6, segunda-feira

Visitação: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

 

Rodas de Conversa – Herdeiros na Cultura desenhando seu espaço no Arquivo

A Fieira de Timbopeva e o Arquivo – com Pedro Caetano

Dia: 4/6, terça-feira

Hora: 18h30

A Zambô Movimento Negro e o Arquivo – com Teresinha Marciano Costa

Dia: 7/6, sexta-feira

Hora: 18h30

Local: Rua Santa Cruz, 396, Centro – Caraguatatuba (Saguão do Arquivo)

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Massaguaçu recebe projeto Gabinete em Ação a partir de terça-feira
Massaguaçu recebe projeto Gabinete em Ação a partir de terça-feira

Moradores do bairro Massaguaçu e região contam a partir da próxima terça-feira (9/4) com diversos atendimentos da Prefeitura de Caraguatatuba, no projeto “Gabinete em Ação, a Prefeitura mais perto de você”. A ação será realizada até 12 de abril (sexta-feira), sempre das 9h às 17h, em frente a UPA (Rua

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 04/04/2024
Cerimônia ‘Barcos ao Mar’ celebra a abertura da pesca do camarão
Cerimônia ‘Barcos ao Mar’ celebra a abertura da pesca do camarão

A benção das embarcações acontece no Entreposto de Pesca do Camaroeiro no dia 28 de abril   A 25ª edição da tradicional cerimônia ‘Barcos ao Mar’ será realizada no dia 28 de abril, domingo, a partir das 10h, no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, no Centro de Caraguatatuba. Este é

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 12/04/2024
Plantão Odontológico em UPAs completa dois anos e já realizou 11,7 mil atendimentos
Plantão Odontológico em UPAs completa dois anos e já realizou 11,7 mil atendimentos

As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Centro (Jardim Primavera) e do Sul (Perequê-Mirim) disponibilizam há dois anos Plantão Odontológico para casos de urgência e emergência. Os serviços foram iniciados em abril de 2022 e até hoje foram realizados 11.733 atendimentos que vão desde alívios de dores, extrações, drenagens de

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 02/04/2024
Reclamações financeiras e de internet fixa marcam ranking do Procon de Caraguatatuba no 1º trimestre de 2024
Reclamações financeiras e de internet fixa marcam ranking do Procon de Caraguatatuba no 1º trimestre de 2024

O relatório do  Procon da Prefeitura de Caraguatatuba registrou 785 procedimentos formalizados dos 1.449 atendimentos realizados entre os dias 1º e 31 de março. Desse total, 664 registros foram de consumidores orientados e encaminhados para outros órgãos. Os balanços de janeiro, fevereiro e março foram marcados por problemas com o envio

Leia Mais Notícias PROCON Publicado em 08/04/2024
Começam as quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal e Futebol de Campo
Começam as quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal e Futebol de Campo

Os jogos do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal chegam às fases decisivas nesta quarta-feira (3), no ginásio Morro do Algodão, a partir das 20h. A primeira disputa da noite será entre Lion FC e Chelsea/Irmandade, os últimos times a disputarem as oitavas de final. Um dos dois seguirá para

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 02/04/2024