Pesquisar No Site
Alunos da rede pública visitam pontos turísticos e históricos de Caraguatatuba
Alunos da rede pública visitam pontos turísticos e históricos de Caraguatatuba
Nesta sexta-feira (10/05), alunos do terceiro ano da EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues tiveram a oportunidade de experimentar uma aula prática inovadora: um passeio pelos principais pontos turísticos e históricos de Caraguatatuba. O objetivo é apresentar um pouco da história do município a seus pequenos cidadãos e contribuir para o desenvolvimento intelectual dos estudantes.

#PraCegoVer: Crianças em pé observam o monumento Obelisco com torneira (Foto: Lucas Camargo/PMC)
Inicialmente as crianças visitaram o busto do médico sanitarista Arthur Costa Filho, que teve importante atuação na luta contra a malária e febre amarela no litoral paulista. Após, visitaram o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) onde foram acompanhadas por uma equipe que os apresentou às instalações fixas do museu e a exposição Heranças, em que os ceramistas trabalharam a temática sobre o negro, o índio e o caiçara.
As crianças também visitaram a Praça Cândido Mota onde puderam observar a igreja Matriz de Santo Antônio, o tradicional coreto, relógio de sol, fonte luminosa e o obelisco com a torneira, que é o marco inicial da fase de saneamento básico de Caraguatatuba, iniciado em 1919.
Ao final, as crianças visitaram o monumento em homenagem às vitimas e heróis da catástrofe de 18 de março de 1967.

#PraCegoVer: Em pé, crianças recebem orientações durante visita ao Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC)
A iniciativa foi baseada no Gibi da Turma da Mônica Tesouros de Caraguatatuba, criado pelo Instituto Maurício de Souza em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba.
O trajeto foi acompanhado pela equipe da unidade escolar, que contou às crianças histórias e curiosidades da cidade. “O objetivo é unir o turismo, a cultura e a educação de forma que as crianças aprendam, desde cedo, como preservar e cuidar do destino onde moram”, afirmou a professora Letícia da Silva dos Santos.
Para a coordenadora pedagógica Andrea Stapf Ribeiro, a iniciativa estimula o aprendizado e oferece uma experiência turística inédita aos alunos. “Além de aguçar a curiosidade em explorar o destino onde mora, a criança compartilha suas experiências com familiares e amigos”, afirma.
Veja Também Recentes
Caraguá Open No-Gi Adulto será neste sábado
Caraguatatuba será palco de mais um evento voltado às artes marciais neste sábado (9). Trata-se do Caraguá Open No-Gi Adulto, competição que será realizada na Praça da Cultura, no centro, a partir das 18h30. Voltado exclusivamente para atletas adultos (18+), o torneio será disputado na modalidade No-Gi, caracterizada pela ausência
Sepedi promove Grupo de Acolhimento e Formação “Famílias Atípicas em Rede” para mães e pais com filhos TEA
A Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) de Caraguatatuba está com inscrições abertas para o grupo de acolhimento e formação “Famílias Atípicas em Rede”, voltado às mães e pais com filhos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). As inscrições são gratuitas e vão até
Prefeitura de Caraguatatuba recupera trecho da Avenida Garça no Jardim Gaivotas e via fica interditada no período
Funcionários da Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Caraguatatuba iniciaram a execução de uma obra recuperação do pavimento em um trecho da Avenida Garças, no Jardim Gaivotas. O trânsito sofrerá alterações durante o período de execução do serviço, com previsão de término na próxima quarta-feira (20/5). A equipe vai
Educação Infantil em tempo integral de Caraguatatuba promove vivência pedagógica na Praia do Camaroeiro
Caraguatatuba deu início às “Vivências Pedagógicas” da educação infantil em tempo integral, que têm como objetivo proporcionar experiências que ampliam as formas de aprender, explorar e construir conhecimento, conectando as crianças à cultura, à natureza e ao cotidiano. Nesta quinta-feira (14), o projeto “Pequenos Exploradores de Caraguatatuba” levou crianças, famílias
Prefeitura de Caraguatatuba e Unitau levam consultas, vacinação e exames à Comunidade Terapêutica Restitui
Caraguatatuba promoveu uma ação integrada de saúde na Comunidade Terapêutica Restitui, no Porto Novo, no último sábado (30), que resultou em mais de 110 atendimentos e procedimentos voltados às pessoas em situação de rua, acolhidas pela instituição e encaminhados pela equipe da Abordagem Social do município. A iniciativa reuniu profissionais