Pesquisar No Site

166ª Festa de Santo Antônio tem Elevação a Santuário

Publicado em: 28/05/2019
Destaques
166ª Festa de Santo Antônio tem Elevação a Santuário
166ª Festa de Santo Antônio tem Elevação a Santuário

Começa no próximo dia 30 de maio, às 19h30, com a cerimônia de Levantamento do Mastro de Santo Antônio, a 166ª Festa Social do Padroeiro de Caraguatatuba. Além das atrações já tradicionais, como a Caminhada Penitencial ao Morro Santo Antônio, Casamento Comunitário e Festa Social, esta edição será marcada pela elevação da Paróquia a Santuário Diocesano, o primeiro do Litoral Norte. Também serão entregues as obras de revitalização do Morro Santo Antônio.

#PraCegoVer: Funcionário opera uma retroescavadeira que desce a rampa já pavimentada o Morro Santo Antonio. Outro funcionário, a pé, sobe o morro (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

A cerimônia de Elevação será realizada no dia do santo, 13 de junho. A Paróquia ganhará o grau de Santuário Diocesano.  O Ato Cívico marca o início da Celebração às 8h, seguido de uma Santa Missa presidida pelo bispo Dom José Carlos Chacorowski, concelebrada pelo Pároco Reitor, Padre Beto, com a presença de autoridades eclesiais e civis.

Nesta data, o público poderá conferir o resultado das obras de adequação da Igreja, como a cúpula, um novo Relicário para expor de forma permanente a Relíquia de primeiro grau de Santo Antônio (um pedaço do osso do santo), além dos vitrais doados por famílias devotas.

Também retorna à cidade a imagem secular de Santo Antônio após ser totalmente restaurada, com resgate de suas características originais.

A Trezena em louvor ao Padroeiro começa dia 31 de maio e segue até o dia 12 de junho, às 19h30, de segunda a sábado e às 20h aos domingos. Também devem ser distribuídos mais de 17 mil pães de Santo Antonio, sendo 10 mil só na Missa e Procissão do Padroeiro, na noite do dia 13.

A programação da 166ª Festa de Santo Antônio contará também com a tradicional Caminhada Penitencial ao Morro Santo Antônio, no dia 9 de junho, com saída da Igreja Matriz, às 8h, e Missa Campal no Morro às 10h. Ao término, Padre Beto deve pular de paraglider com a imagem peregrina do Padroeiro, para abençoar a cidade do alto.

 

Revitalização

Dentro da Caminhada Penitencial, os presentes poderão conferir a subida do Morro Santo Antônio totalmente revitalizada.

Foram feitas melhorias na pavimentação, construção de mirantes com pergolados, bancos, decks ecológicos, aparelhos de ginástica, lixeiras. Está prevista ainda a instalação de rampa de estrutura metálica para a prática de voo livre.

Além disso, foram colocadas guias e sarjetas ao longo do trecho de aproximadamente 1,5 km. O investimento feito foi de R$ 539 mil. A segunda etapa da obra prevê a instalação de iluminação pública em todo o trecho.

No dia 15, às 11h, será realizado o Casamento Comunitário, com o disputado Bolo de Santo Antônio e as medalhinhas colocadas em meio ao recheio. De acordo com a tradição, quem acha o pedaço do bolo “premiado” tem sua graça alcançada.

 

Social

Durante todos os dias da festa haverá som ambiente na praça de alimentação. Às sextas-feiras, a partir das 20h30, terá o Prata da Casa especial com a apresentação de artistas locais, na Praça Dr. Cândido Mota (Coreto). Aos sábados, mesmo horário e local, o som será da Banda Municipal Carlos Gomes.

A parte social da Festa de Santo Antonio é organizada pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), e pela Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba.

O secretário da Setur, Cristian Bota, destaca que as festividades do Padroeiro são esperadas por todos, pois é um evento tradicional que acontece há muitos anos e faz parte do Calendário Anual de Eventos, por meio da Lei 1.971/11. “O prefeito Aguilar Junior  fez várias reuniões para que a Festa de Santo Antonio seja cada vez melhor, pois contribui muito para que a sazonalidade seja amenizada durante a baixa temporada”.

A presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo destaca que junto com a programação musical aos finais de semana, o Largo da Igreja Matriz de Caraguatatuba será enfeitado pela equipe de criação da fundação.

O Show de Prêmios segue até o dia 30 de junho, sempre de quinta-feira a domingo, com quermesse, diversos quitutes, entre eles, o já conhecido bolinho caipira e muitos prêmios, como um carro e duas motocicletas zero km e R$13 mil em dinheiro.

A Paróquia de Santo Antonio fica na Praça Dr. Cândido Mota, 35, Centro. Mais informações (12) 3883.6688ou imprensa@diocesecaraguatatuba.com.br.

 

Serviço

 

166ª Festa Social de Santo Antônio – Padroeiro de Caraguatatuba

Levantamento do Mastro de Santo Antônio

Dia – 30/5 – às 19h30

Festa Social

31/5 a 30/6

Apresentações Musicais

Prata da Casa Especial 

Às sextas-feiras

31/05 a 28/06 – 20h30

Banda Municipal Carlos Gomes

Aos sábados

01/08 a 29/06 – 20h30

Rito Religioso/Inauguração

09/06 – Caminhada Penitencial

8h – Saída da Igreja Matriz

9h – Entrega Revitalização subida do Morro Santo Antonio

10h – Missa Campal – Morro Santo Antônio

13/6 – Dia do Padroeiro

8h – Ato Cívico

9h – Santa Missa de Elevação – Dedicação da Igreja e do Altar

18h – Santa Missa e Procissão em honra ao Padroeiro – (Pães e Bolo de Santo Antônio)

15/6 – Casamento Comunitário

11h – Após a Celebração – Bolo de Santo Antônio

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura intensifica limpeza e Bota-fora nas ruas atingidas pela chuvas
Prefeitura intensifica limpeza e Bota-fora nas ruas atingidas pela chuvas

A Prefeitura de Caraguatatuba intensificou o trabalho de limpeza e operação Bota-fora nas ruas que foram atingidas pela extravasão dos rios, em decorrência das chuvas de cabeceira que atingiram a cidade na noite do dia 6 de março. Os principais pontos atingidos foram os bairros Rio do Ouro, Caputera e

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 08/03/2024
1ª Etapa do Circuito Mirim de Natação será realizada no sábado
1ª Etapa do Circuito Mirim de Natação será realizada no sábado

Caraguatatuba terá um final de semana agitado com a 1ª Etapa do Circuito Mirim de Natação, que será realizado neste sábado (9/3), às 9h, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves. Organizado pela Federação Aquática Paulista, o evento promete reunir 164 jovens atletas, com idades entre 6 e 10 anos, de

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 07/03/2024
Caraguatatuba registra taxa de 20% em faltas de consultas e exames médicos
Caraguatatuba registra taxa de 20% em faltas de consultas e exames médicos

Segundo levantamento feito pela Secretaria de Saúde de Caraguatatuba, a taxa de absenteísmo da rede municipal chega a 20%, que é quando o paciente não comparece a uma consulta ou exame marcado, sem avisar com antecedência. De acordos com os dados do ano passado, dos 37.504 pacientes agendados em consultas, 7.837 não

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 14/03/2024
Champs Open de Beach Tennis traz grandes atletas do país para Caraguatatuba em março
Champs Open de Beach Tennis traz grandes atletas do país para Caraguatatuba em março

Caraguatatuba segue no mapa do esporte nacional e depois de um início de ano com diversas atividades e grandes nomes. Destaque do Litoral Norte recebe no início do mês de março uma das competições com o maior número de estrelas do beach tennis do país e do mundo. O Champs

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 19/02/2024
Prefeitura de Caraguatatuba revitaliza sinalização de solo em ruas do bairro Caputera
Prefeitura de Caraguatatuba revitaliza sinalização de solo em ruas do bairro Caputera

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semop), realizou esta semana serviços de revitalização da sinalização de solo em ruas do bairro Caputera, região central da cidade. Os trabalhos foram iniciados na segunda-feira (18/2) e já estão encerrados. Foram refeitas faixas para

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 23/02/2024