Pesquisar No Site
Prefeitura amplia horário de atendimento nos Ecopontos do munícipio
Prefeitura amplia horário de atendimento nos Ecopontos do munícipio
A partir do dia 8 de abril, os Ecopontos Golfinhos e Martim de Sá passam a funcionar em novo horário. De segunda a sábado, das 8h30 às 17h e também aos domingos, das 8h às 12h.

#PraCegoVer: Foto da fachada do ecoponto Golfinhos. Do lado esquerdo está a placa indicativa com informações dos materiais recebidos no espaço. Ao fundo as baias de recebimento de pneus, eletrônicos, madeiras, recicláveis. Ao lado direito estão as caçambas para entulhos, podas e outros materiais. (Foto: Luis Gava / PMC)
A ampliação do horário atende ao pedido de muitos moradores que vêm utilizando o serviço de entrega voluntária, além de ser uma solicitação do próprio Conselho do Meio Ambiente, por entender a importância dos Ecopontos para o município.
Atualmente cada Ecoponto recebe cerca de 50 toneladas de entulhos e podas por mês, além da retirada de um caminhão cheio de coleta seletiva por semana. Os materiais recebidos são destinados de forma correta para os locais adequados, como a Usina da Reciclagem (ATT – Área de Transbordo e Triagem) e cooperativas de reciclagem.
“Hoje temos muitos desafios com resíduos descartados em terrenos e margens de rios. Isso causa sérios problemas ao meio ambiente e à limpeza pública. Ficamos contentes em saber que muitos munícipes entendem a função do Ecoponto e utilizam o espaço para o descarte correto”, comentou Tatiana Soares Scian, diretora de Saneamento e Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, responsável pela coordenação do projeto.
Além dos Ecopontos, os munícipes também podem contar com o serviço de Coleta Seletiva que atende toda a cidade. O cronograma dos bairros está disponível no site www.caraguatatuba.sp.gov.br na área de Meio Ambiente.

#PraCegoVer: Foto da fachada do ecoponto Martim de Sá. Ao lado esquerdo, logo na entrada, está a placa indicativa com informações dos materiais recebidos no espaço. O portão e container para recepção e encaminhamento são pintados de verde. Ao fundo é possível ver as caçambas verdes, que recebem entulhos, podas e outros materiais. (Foto: Luis Gava / PMC)
Sobre os Ecopontos
O Ecoponto é uma área pública licenciada para transbordo e triagem, destinada ao recebimento de pequenas quantidades de resíduos volumosos, resíduos da construção civil, podas e materiais recicláveis, entregues voluntariamente por munícipes ou catadores.
Serão aceitos no Ecoponto: Resíduos de Construção civil (Entulho – até 1m³ por entrega), Móveis e Equipamentos Domésticos, Sobras de Poda, Pneus (máximo de 4 unidades por entrega), Material de Coleta Seletiva (Papel, Plástico, Vidro, Metal), Óleo de Cozinha, Resíduos Eletrônicos, Pilhas, Baterias de equipamentos eletrônicos e Madeiras.
Não serão aceitos lixo orgânico; animais mortos e lixo hospitalar, contaminantes e químicos. Volumes acima de 1 metro cúbico devem ser encaminhados para empresas recicladoras ou aterros privados licenciados.
A destinação da maioria dos resíduos será diária, garantindo que o espaço esteja limpo e organizado. Os locais possuem guarita e controle de acesso, que impedirá o descarte de materiais ou de volumes diferentes do permitido.
Serviço
Ecoponto Golfinhos: Alameda dos Corais / Funcionamento: Segunda a sábado, das 8h30 às 17h e também aos domingos, das 8h às 12h.
Ecoponto Martim de Sá: Rua Carijós, 170, no bairro Martim de Sá – próximo a Praça do ParCão. Funcionamento: Segunda a sábado, das 8h30 às 17h e também aos domingos, das 8h às 12h.
Veja Também Recentes
Conferência de Saúde elege delegados e aprova propostas para o Plano Municipal de Saúde
A 10ª Conferência Municipal de Saúde de Caraguatatuba, realizada na última sexta-feira e sábado, dias 26 e 27 de junho, aprovou 106 propostas que serão incluídas no Plano Municipal de Saúde para o período de 2026 a 2029. O encontro também definiu as diretrizes que representarão o município na etapa
Guarda Civil Municipal apreende drogas durante patrulhamento preventivo em Caraguatatuba
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba apreendeu entorpecentes durante patrulhamento preventivo realizado na manhã de quinta-feira (2), na Rua São Roque, no bairro Perequê-Mirim, na região sul do município. A ação ocorreu nas proximidades de um imóvel abandonado, local que já havia sido alvo de denúncias relacionadas ao tráfico
Estudantes participam de ação de limpeza na praia do Massaguaçu
A Praia do Massaguaçu recebeu, na manhã de quarta-feira (1º/7), uma ação de limpeza ambiental que reuniu 20 alunos da EMEF Prof.ª Antônia Antunes Arouca. A atividade teve como objetivo promover a conscientização ambiental, a importância do descarte correto dos resíduos e o cuidado com os ecossistemas costeiros por meio
Festival Jazz & Vinhos movimenta R$ 1,8 milhão na economia de Caraguatatuba e atrai moradores e turistas
A 8ª edição do Festival Jazz & Vinhos, realizada entre os dias 25 e 28 de junho, movimentou cerca de R$ 1,8 milhão na economia de Caraguatatuba. Segundo estimativa da Secretaria de Turismo, aproximadamente 20 mil pessoas passaram pela Praça da Cultura durante os quatro dias de programação. Realizado na
Homem é preso em flagrante por descumprir medida protetiva após ação da Guarda Municipal em Caraguatatuba
Na noite da última terça-feira (21), a Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba foi acionada pelo Centro de Operações Integradas (COI) para atender uma ocorrência de descumprimento de medida protetiva no bairro Rio do Ouro. Ao chegar ao endereço, à equipe recebeu autorização da moradora para entrar na residência e