Pesquisar No Site
Palestra destaca a importância da comunicação e educação de surdos

Palestra destaca a importância da comunicação e educação de surdos
Para encerrar a programação alusiva ao Dia Nacional de Educação para o Surdo, comemorado no dia 23 de abril, a Prefeitura de Caraguatatuba promoveu uma roda de conversa na Biblioteca Afonso Schmidt, no Centro, com o tema “O Idioma que se vê”.

#PraCegoVer: várias pessoas sentadas em círculos assistem palestra; palestrante está no meio da roda em pé explicando assunto;
O encontro realizado na última sexta-feira (26/04) reuniu paratletas de Caraguatatuba que aprenderam mais sobre a deficiência auditiva e conheceram sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), legalizada como meio de comunicação para esse público.
O intérprete de LIBRAS do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), Douglas Vida Leal, abordou os diferentes tipos de surdos (oralizados, perca total, parcial e surdo/cego) e destacou que no Brasil, segundo o IBGE, cerca de 9,7 milhões de brasileiros possuem deficiência auditiva, o que representa 5,1% da população do país.

#PraCegoVer: duas peças vestindo roupas que lembra povo caipira, com chapéu de palha e lenço na cabeça, apresentam contação de histórias para participantes; ao lado duas pessoas interpretam em libras a peça;
“Em Caraguatatuba, dados de 2010 apontam mais de 5 mil deficientes auditivos. Nosso objetivo é conscientizar, incluir e informar sobre o surdo na sociedade, principalmente nos quesitos de trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania”, informou Douglas.
Também foi abordada a forma de comunicação correta com os surdos e os recursos de comunicação disponíveis, como aplicativos (Handtalk), curso de LIBRAS, esportes adaptados, intermediação para inclusão em emprego, bíblia em LIBRAS, entre outros.
Com interpretação em LIBRAS, os participantes assistiram a uma contação de historias apresentada por Nhá Rita e Leco Borba, contadores da Fundacc.
A atleta com deficiência de paraciclismo e atletismo, Cristiane de Siqueira, de 49 anos, conta que achou o momento muito diferente e divertido. “De uma forma bem dinâmica, a palestra foi bem produtiva, onde aprendemos mais sobre a LIBRAS”, disse.
Cristiane foi a primeira paratleta de Caraguatatuba e é atuante até hoje, são oito anos vivendo e representando o município. “Amo essa cidade e nós, pessoas com deficiência, temos que aproveitar o que é oferecido para nós. Procurar educação e esportes para melhorar nossa qualidade de vida, destacou”.

#PraCegoVer: dois rapazes surdos sentados em conversa com mulher em cadeira de rodas.
Durante a última semana diversas atividades também foram realizadas para lembrar a data. Um destaque foi para a roda de conversa com surdos empregados no mercado de trabalho. Dentre eles, um surdo bilíngue, que tem a capacidade de se expressar em duas línguas: LIBRAS e Língua Portuguesa.
A fonoaudióloga Paula Kavadi da secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), Paula Almeida, reforçou a importância da roda de conversa em alusão a data de 24 de abril como Dia da LIBRAS. “Incluir o surdo seja no emprego, educação, em qualquer participação social, por meio de LIBRAS ou fala mais articulada ou gestos, o que importa é tentar estabelecer um meio de comunicação e respeitar a cultura surda”, conta.
“Todos deveriam entender esse universo de falar com as mãos, de tentar entender o outro, seja em qualquer tipo de comunicação. Hoje temos surdos empregados no mercado de trabalho e queremos aumentar cada vez mais esse número. Deem oportunidades!”, destacou Paula.
A data alusiva foi criada para reforçar as conquistas sobre a escolarização de estudantes surdos e a inclusão no ensino regular.
Veja Também Recentes

Oficina literária “Entre Crime e Fantasia” com JP Schimidt é nesta quinta-feira com entrada gratuita
A Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza nesta quinta-feira (10/7), às 18h30, no Polo Cultural do Centro, a oficina literária “Entre Crime e Fantasia” com JP Schimidt. A ação é gratuita e para participar não é necessário realizar inscrição. A oficina combina métodos

Caraguatatuba convoca mais 20 agentes de apoio escolar para atuar na rede municipal ensino
Mais 20 aprovados da função de agente de apoio escolar (AAE) do Processo Seletivo Simplificado nº 002/2025 da Secretaria de Educação do Governo Municipal de Caraguatatuba são esperados nas próximas quarta, quinta e sexta-feira (6, 7 e 8/8), das 9h às 11h30 e das 13h às 16h30, na Divisão de

VII Fórum de Aleitamento Materno segue com inscrições abertas até dia 12 em Caraguatatuba
Em alusão às ações do Agosto Dourado, Caraguatatuba vai promover o “VII Fórum de Aleitamento Materno: A Base da Sustentabilidade” no dia 15 de agosto. Os Interessados devem garantir a inscrição até a próxima terça-feira, dia 12, pelo link https://www.sympla.com.br/evento/vii-forum-de-aleitamento-materno-a-base-da-sustentabilidade/3055275?share_id=copiarlink. O evento será realizado no auditório ‘Maristela de Oliveira’, na

Estudantes de Caraguatatuba vivem jornada espacial com Planetário Itinerante
Os alunos dos 6º e 8º anos do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Caraguatatuba participam do projeto ‘Planetário Itinerante Urânia – Planetário Móvel na Sua Escola’. O projeto começou nesta segunda-feira (4) e segue até sexta-feira (8), sempre das 8h às 17h40. A expectativa é que mais

Campeonato Municipal de Futsal 2025 abre inscrições para Séries Ouro Prata e Bronze
Está aberto o período de inscrições para o Campeonato Municipal de Futsal 2025 em Caraguatatuba. As equipes das Séries Ouro, Prata e Bronze já podem retirar as fichas de inscrição, com prazo até o dia 2 de setembro, data em que ocorre o Congresso Técnico, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo