Pesquisar No Site
Palestra destaca a importância da comunicação e educação de surdos

Palestra destaca a importância da comunicação e educação de surdos
Para encerrar a programação alusiva ao Dia Nacional de Educação para o Surdo, comemorado no dia 23 de abril, a Prefeitura de Caraguatatuba promoveu uma roda de conversa na Biblioteca Afonso Schmidt, no Centro, com o tema “O Idioma que se vê”.

#PraCegoVer: várias pessoas sentadas em círculos assistem palestra; palestrante está no meio da roda em pé explicando assunto;
O encontro realizado na última sexta-feira (26/04) reuniu paratletas de Caraguatatuba que aprenderam mais sobre a deficiência auditiva e conheceram sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), legalizada como meio de comunicação para esse público.
O intérprete de LIBRAS do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), Douglas Vida Leal, abordou os diferentes tipos de surdos (oralizados, perca total, parcial e surdo/cego) e destacou que no Brasil, segundo o IBGE, cerca de 9,7 milhões de brasileiros possuem deficiência auditiva, o que representa 5,1% da população do país.

#PraCegoVer: duas peças vestindo roupas que lembra povo caipira, com chapéu de palha e lenço na cabeça, apresentam contação de histórias para participantes; ao lado duas pessoas interpretam em libras a peça;
“Em Caraguatatuba, dados de 2010 apontam mais de 5 mil deficientes auditivos. Nosso objetivo é conscientizar, incluir e informar sobre o surdo na sociedade, principalmente nos quesitos de trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania”, informou Douglas.
Também foi abordada a forma de comunicação correta com os surdos e os recursos de comunicação disponíveis, como aplicativos (Handtalk), curso de LIBRAS, esportes adaptados, intermediação para inclusão em emprego, bíblia em LIBRAS, entre outros.
Com interpretação em LIBRAS, os participantes assistiram a uma contação de historias apresentada por Nhá Rita e Leco Borba, contadores da Fundacc.
A atleta com deficiência de paraciclismo e atletismo, Cristiane de Siqueira, de 49 anos, conta que achou o momento muito diferente e divertido. “De uma forma bem dinâmica, a palestra foi bem produtiva, onde aprendemos mais sobre a LIBRAS”, disse.
Cristiane foi a primeira paratleta de Caraguatatuba e é atuante até hoje, são oito anos vivendo e representando o município. “Amo essa cidade e nós, pessoas com deficiência, temos que aproveitar o que é oferecido para nós. Procurar educação e esportes para melhorar nossa qualidade de vida, destacou”.

#PraCegoVer: dois rapazes surdos sentados em conversa com mulher em cadeira de rodas.
Durante a última semana diversas atividades também foram realizadas para lembrar a data. Um destaque foi para a roda de conversa com surdos empregados no mercado de trabalho. Dentre eles, um surdo bilíngue, que tem a capacidade de se expressar em duas línguas: LIBRAS e Língua Portuguesa.
A fonoaudióloga Paula Kavadi da secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), Paula Almeida, reforçou a importância da roda de conversa em alusão a data de 24 de abril como Dia da LIBRAS. “Incluir o surdo seja no emprego, educação, em qualquer participação social, por meio de LIBRAS ou fala mais articulada ou gestos, o que importa é tentar estabelecer um meio de comunicação e respeitar a cultura surda”, conta.
“Todos deveriam entender esse universo de falar com as mãos, de tentar entender o outro, seja em qualquer tipo de comunicação. Hoje temos surdos empregados no mercado de trabalho e queremos aumentar cada vez mais esse número. Deem oportunidades!”, destacou Paula.
A data alusiva foi criada para reforçar as conquistas sobre a escolarização de estudantes surdos e a inclusão no ensino regular.
Veja Também Recentes

Cine Sarau segue na próxima semana com exibição de filmes e roda de conversa sobre Sustentabilidade Marinha e Costeira
Segue na próxima quinta-feira (16/10), às 20h, na Escola Estadual Thomaz Ribeiro de Lima, no Centro de Caraguatatuba, o Cine Sarau – projeto que tem como proposta transformar pátios escolares em espaços de aprendizado e engajamento, utilizando a linguagem audiovisual como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento de saberes e de

Ações de fiscalização em bares e adegas são intensificadas em Caraguatatuba
Uma ação conjunta de fiscalização em bares e adegas de Caraguatatuba foi realizada na noite desta quinta-feira (2). A operação contou com a participação de representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Polícia Militar e do Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde (Divisão de Vigilância Sanitária) e

Voleibol feminino sub-17 de Caraguatatuba conquista título invicto na Copa Amizade
O time de voleibol feminino sub-17 de Caraguatatuba conquistou no último domingo (28) o título da Copa Amizade, em Caçapava (SP), de forma invicta. A campanha começou com vitórias sobre Guaratinguetá, Caçapava, Pró-Esporte (São José dos Campos) e Ubatuba na primeira fase. Nas semifinais, vitória sobre o Resende (RJ). Na

Fundo Social de Caraguatatuba abre inscrições para curso de Inclusão Digital sobre uso e recursos do celular para pessoas idosas
O celular é um aliado no dia a dia. Fazer ligações, usar aplicativos, tirar fotos, fazer compras, transações, acaba sendo complicado para quem não cresceu na era da tecnologia ou tem dificuldade em utilizá-la. Com o objetivo de auxiliar as pessoas 60+ a fazer uso do celular de uma forma

Secretaria de Habitação de Caraguatatuba inicia regularização fundiária do Núcleo Paulino Ferreira no Perequê-Mirim
A equipe da Secretaria de Habitação de Caraguatatuba começou o processo de regularização fundiária do Núcleo Paulino Ferreira, no Perequê-Mirim, na região Sul. Técnicos da secretaria se reuniram com os moradores para tratar da documentação necessária e das etapas do processo na última terça-feira (7/10), na Emef Profª Jane Urbano