Pesquisar No Site
Obras de revitalização são iniciadas no Entreposto de Pesca do Camaroeiro
Obras de revitalização são iniciadas no Entreposto de Pesca do Camaroeiro
As obras de reforma e revitalização do Entreposto de Pesca do Camaroeiro tiveram início nesta quarta-feira (24/04). A Prefeitura de Caraguatatuba autorizou o início pela empresa terceirizada vencedora da licitação, que já está realizando a vedação do local com tapumes e mobilizou suas equipes de trabalho.

#PraCegoVer: Três homens uniformizados e com capacetes trabalham na instalação de tapumes proteção em frente ao entreposto de pesca. (Foto: Cláudio Gomes / PMC)
A partir da próxima semana os pescadores passam a atender em outro local de forma provisória, até a finalização das obras que deve durar de 6 a 8 meses, com previsão para término antes da próxima temporada.
Após a Semana Santa e o feriado de Páscoa, as secretarias de Obras Públicas (SECOP) e Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) se reuniram com a Associação dos Pescadores da Praia do Camaroeiro (APPC) para definir a transferência dos pescadores. O local de atendimento temporário fica na entrada dos Mirantes da Orla, ao lado de uma marina, na entrada lateral do Entreposto de Pesca.
De acordo com Marcel Giorgeti, secretário da SMAAP, todos os processos foram definidos em parceria, facilitando a adequação. “Sabemos que essa obra trará muitos benefícios à comunidade pesqueira e nossa ideia é amenizar o impacto aos pescadores durante esse período de execução. Por isso escolhemos um local próximo, de fácil acesso para que os pescadores e ajudantes não fiquem sem fazer suas vendas até a finalização da reforma”, explicou o secretário.
O local temporário irá seguir todas as condições sanitárias para atendimento e manuseio dos pescados. A APPC vem participando ativamente dos processos desde a elaboração do novo termo de concessão de uso dos boxes, firmado no final do ano passado, quanto a criação do projeto do novo entreposto e transferência dos pescadores. “É importante contar com a participação deles. A administração do prefeito Aguilar Junior preza por uma gestão democrática e participativa e é assim que trabalhamos. Nosso objetivo é fomentar ainda mais as comunidades que vivem da pesca na cidade”, destacou Giorgeti.
Benefícios no âmbito comercial e sanitário no espaço
O novo Entreposto de Pesca do Camaroeiro terá um layout mais aconchegante e agradável, com uma cobertura maior para atender os pescadores e consumidores, além de melhor disposição dos boxes e intervenções na câmara fria.
Segundo Leandro Borella, secretário da SECOP, além do aspecto estético, as obras geram grande impacto positivo no âmbito comercial e sanitário no espaço. “É uma reivindicação antiga dos pescadores que hoje trabalham em condições insalubres. Temos certeza de que essa revitalização trará muitos benefícios à comunidade pesqueira”, comentou.
A obra contempla a execução de cobertura central que unirá os blocos, substituição de todo revestimento e piso cerâmico dos boxes, substituição das portas e esquadrias de madeira por esquadrias de alumínio e aço galvanizado, execução de cisterna em alvenaria para captação d’água da chuva e utilização da mesma na lavagem da área externa do entreposto, revisão e execução de novo sistema de esgoto, além da execução de paisagismo com a introdução de árvores nativas e arbustos ornamentais.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba amplia número e reduz idade dos membros do Conselho Municipal da Juventude
A Lei 2.842/2026 ampliou o número de membros do Conselho Municipal da Juventude (Conjuve – Lei nº 2.438, de 17 de outubro de 2018) de 16 para 20 e reduziu a idade mínima de participação no órgão consultivo, deliberativo, supervisor, controlador e fiscalizador das políticas públicas direcionadas, de 16 para
Água Viva Coral celebra 32 anos de história e reúne grupos da região no “Encontro Caraguá Canta & Encanta”
O Água Viva Coral completou 32 anos de história no mês de junho e, para celebrar, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) promove no dia 1º de agosto (sábado), a partir das 18h30, no Teatro Mario Covas, o “Encontro Caraguá Canta & Encanta”. A entrada é gratuita. O
27º Festival do Camarão movimenta Caraguatatuba com programação gratuita até domingo
Segue até domingo (26/7), na Praça da Cultura, no Centro de Caraguatatuba, a 27ª edição do Festival do Camarão. Promovido pelo Governo Municipal por meio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) e da Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com a Associação de Pescadores da Praia do Camaroeiro,
Centro de Atendimento ao Migrante amplia acolhimento e acesso a direitos em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba inaugurou, na última quinta-feira (16), o Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), novo equipamento público criado para acolher, orientar e apoiar pessoas em situação de migração, trânsito ou vulnerabilidade social. Localizado ao lado do Terminal Rodoviário de Caraguatatuba, o CAM foi estruturado para oferecer atendimento humanizado,
Caraguá A Gosto reúne 55 estabelecimentos participantes para edição 2026
A gastronomia volta a ser destaque em Caraguatatuba com a 21ª edição do Caraguá a Gosto, que reúne 55 estabelecimentos confirmados entre restaurantes, bares, quiosques, cafeterias, hamburguerias, gelaterias e outros segmentos da culinária local. O festival integra o calendário turístico do município e movimenta a criação de pratos exclusivos durante