Pesquisar No Site
Deficiências e práticas esportivas inclusivas é tema de encontro para professores de Educação Física da rede municipal

Deficiências e práticas esportivas inclusivas é tema de encontro para professores de Educação Física da rede municipal
Docentes da rede municipal de ensino de Caraguatatuba se reuniram nessa segunda-feira (1º/04) para um bate papo com a fisioterapeuta Daniela Nunes Marazzi, pós-graduada em Fisioterapia Neurofuncional e em Neuropsicopedagogia, que abordou o tema “Um Olhar para as Deficiências”.

#PraCegoVer: A paratleta Josiane Nowacki está sentada numa cadeira de rodas adaptada para competição de paratletismo. Ela veste camiseta e bermuda pretas de malha e tênis cano alto rosa. Ela demonstra como empurrar a cadeira. O técnico Rodrigo Brandt está em pé do seu lado direito. Ele veste camisa de manga curta com gola em tons de verde mais claro e escuro e com detalhes em azul e amarelo e bermuda azul marinho e tênis cinza. (Foto: Luís Gava/PMC)
Durante a palestra, foi abordado o conceito de deficiência (ausência ou a disfunção de uma estrutura psíquica, fisiológica ou anatômica), classificação (visual, auditiva, motora e mental ou intelectual), tipos (congênita, hereditária ou adquirida), funcionamento do cérebro, funções cognitivas dos lóbulos cerebrais (frontal, parietal, temporal e occipital), relação entre Neurociência, Psicologia, Pedagogia e Neuroeducação, terminologias atuais (pessoa com deficiência e não portadora de deficiência), entre outros assuntos.
A diretora do setor de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação, Adriana Coelho, e a coordenadora do Atendimento Educacional Especializado nas Salas de Recursos da Secretaria de Educação, Juliane Ribeiro de Almeida, também participaram e tiraram dúvidas sobre o atendimento a alunos com deficiência.
Em seguida, os professores tiveram uma aula prática com o técnico de atletismo do Programa de Apoio e Incentivo ao Esporte Paralímpico (Paiep), Rodrigo Brandt, com as presenças das paratletas Ellen Dias Braga, e Josiane Nowacki.
Brandt explicou que nos esportes paralímpicos, os atletas competem por categorias, de acordo com o comprometimento funcional. Apresentou a paratleta Josiane Nowacki, 36 anos, que participa de corrida na cadeira de rodas adaptada. Na oportunidade, os docentes puderam ver de perto a cadeira de competição.
Depois, ensinou como fazer a transposição de um cadeirante para a cadeira de arremessos e ainda como prender o paratleta com as fitas de segurança. Houve exibição de arremesso de peso, glub (pino de madeira), dardo e disco com a paratleta recordista das Américas no arremesso de peso, Ellen Dias Braga.

#PraCegoVer: No campo gramado do Cemug, o técnico Rodrigo Brandt prepara a paratleta Ellen Dias Braga na cadeira para arremesso de pelo. À direita da paratleta, uma menina segura o glub (pino de madeira). Cinco pessoas observam a ação, dois homens e três mulheres. (Foto: Luís Gava/PMC)
O professor de Educação Física, Edson Piqueira, da EMEF Profª Maria Thereza de Souza Castro (Jetuba), há sete anos e meio na rede municipal de ensino, aprovou o encontro. “É necessário sempre se atualizar sobre as terminologias corretas em relação à pessoa com deficiência, como lidar com elas da maneira mais respeitosa e como incentivar nossos alunos com deficiência a praticar esportes. O conteúdo repassado foi bem interessante e proveitoso”, avaliou.
A colega Daniela Yoko, da EMEF Oswaldo Ferreira (Casabranca) também achou importante o conteúdo da formação. “No momento, não tenho aluno com deficiência, mas, a qualquer momento, posso ter que lidar com a situação. Nunca tinha estado pessoalmente com paratletas e acompanhar, na prática, o arremesso de peso, dardo e disco foi ótimo para aprender. Não vejo a hora dos próximos encontros sobre inclusão nas modalidades esportivas”, afirmou.
O encontro foi realizado no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) e teve o objetivo de proporcionar debates e estudos sobre a nova BNCC e da implantação do Currículo Paulista e do Estudo e Planejamento do novo currículo Municipal de ensino, onde a de educação física no âmbito da cultura corporal do movimento e as práticas corporais e que seus eixos temáticos: Brincadeiras e Jogos; Ginásticas; Danças; Lutas; Práticas corporais de aventura; e Esportes.
A professora Sílvia Patrícia da Silva, da equipe de Apoio Pedagógico da Secretaria de Educação, responsável pela disciplina, disse que essa foi a segunda reuniãopara tratar sobre o currículo paulista e a construção do currículo Municipal de Educação Física.
Teremos, ainda, uma série de práticas voltadas para educação física escolar e inclusiva, com o objetivo de conhecer os benefícios de cada uma, formas de repassá-las aos alunos, sem deficiência e com deficiência, visando a atividade física e desenvolvimento de habilidades socioemocionais e a formação do professor”, disse Sílvia.
Veja Também Recentes

Travessão recebe 1ª audiência pública do PPA 2026-2029 e LDO 2026 de Caraguatatuba nesta quinta-feira
A primeira audiência pública descentralizada do Plano Plurianual (PPA) de 2026 a 2029 e da elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de Caraguatatuba para 2026 será nesta quinta-feira (24/4), às 19h, na Emei/Emef Profº Alaor Xavier Junqueira, no Travessão. A apresentação das peças orçamentárias continua nas próximas sexta e

Defesa Civil de Caraguatatuba recebe alerta do Estado sobre fortes chuvas nesta quinta e sexta-feira
A Defesa Civil do Estado emitiu alerta para a previsão de chuvas de intensidade moderada a forte, com risco de tempestades, rajadas de vento e queda de granizo entre quinta-feira (24), e sexta-feira (25). As regiões com maior atenção no momento são além do Litoral Norte, a Região Metropolitana de

Congresso Técnico define regulamento para Torneio ‘Aniversário da Cidade’ e Campeonato Amador de futebol de campo
O Congresso Técnico para o Torneio Aniversário da Cidade de Caraguatatuba e Campeonato Amador de futebol de campo 1ª, 2ª e 3ª divisão foi realizado na noite de terça-feira (15), no Instituto Federal de Caraguatatuba (IF), e reuniu mais de 60 representantes de clubes do município. O congresso definiu o

Mostra Itinerante de Dança “De Ponta a Ponta” atrai aproximadamente 700 pessoas na Praça do Caiçara
Cerca de 700 pessoas prestigiaram, no último sábado (26/4), a segunda edição da mostra itinerante de Dança “De Ponta a Ponta”, que promoveu programação gratuita em diferentes locais da cidade. As apresentações foram realizadas na Praça do Caiçara (Centro), na Praça do skate (Massaguaçu), e na Praça Jorge de Castro

Professores de Caraguatatuba participam de formação continuada do programa Alfabetiza Juntos SP
Cerca de 70 professores da rede municipal de ensino de Caraguatatuba do 3º ano participaram, na quarta-feira (4), de uma formação continuada do Programa Alfabetiza Juntos SP. O encontro ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Trata-se da aula inaugural do processo anual do