Pesquisar No Site

Deficiências e práticas esportivas inclusivas é tema de encontro para professores de Educação Física da rede municipal

Publicado em: 02/04/2019
Deficiências e práticas esportivas inclusivas
Deficiências e práticas esportivas inclusivas é tema de encontro para professores de Educação Física da rede municipal

Docentes da rede municipal de ensino de Caraguatatuba se reuniram nessa segunda-feira (1º/04) para um bate papo com a fisioterapeuta Daniela Nunes Marazzi, pós-graduada em Fisioterapia Neurofuncional e em Neuropsicopedagogia, que abordou o tema “Um Olhar para as Deficiências”.

#PraCegoVer: A paratleta Josiane Nowacki está sentada numa cadeira de rodas adaptada para competição de paratletismo. Ela veste camiseta e bermuda pretas de malha e tênis cano alto rosa. Ela demonstra como empurrar a cadeira. O técnico Rodrigo Brandt está em pé do seu lado direito. Ele veste camisa de manga curta com gola em tons de verde mais claro e escuro e com detalhes em azul e amarelo e bermuda azul marinho e tênis cinza. (Foto: Luís Gava/PMC)

Durante a palestra, foi abordado o conceito de deficiência (ausência ou a disfunção de uma estrutura psíquica, fisiológica ou anatômica), classificação (visual, auditiva, motora e mental ou intelectual), tipos (congênita, hereditária ou adquirida), funcionamento do cérebro, funções cognitivas dos lóbulos cerebrais (frontal, parietal, temporal e occipital), relação entre Neurociência, Psicologia, Pedagogia e Neuroeducação, terminologias atuais (pessoa com deficiência e não portadora de deficiência), entre outros assuntos.

A diretora do setor de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação, Adriana Coelho, e a coordenadora do Atendimento Educacional Especializado nas Salas de Recursos da Secretaria de Educação, Juliane Ribeiro de Almeida, também participaram e tiraram dúvidas sobre o atendimento a alunos com deficiência.

Em seguida, os professores tiveram uma aula prática com o técnico de atletismo do Programa de Apoio e Incentivo ao Esporte Paralímpico (Paiep), Rodrigo Brandt, com as presenças das paratletas Ellen Dias Braga, e Josiane Nowacki.

Brandt explicou que nos esportes paralímpicos, os atletas competem por categorias, de acordo com o comprometimento funcional. Apresentou a paratleta Josiane Nowacki, 36 anos, que participa de corrida na cadeira de rodas adaptada. Na oportunidade, os docentes puderam ver de perto a cadeira de competição.

Depois, ensinou como fazer a transposição de um cadeirante para a cadeira de arremessos e ainda como prender o paratleta com as fitas de segurança. Houve exibição de arremesso de peso, glub (pino de madeira), dardo e disco com a paratleta recordista das Américas no arremesso de peso, Ellen Dias Braga.

#PraCegoVer: No campo gramado do Cemug, o técnico Rodrigo Brandt prepara a paratleta Ellen Dias Braga na cadeira para arremesso de pelo. À direita da paratleta, uma menina segura o glub (pino de madeira). Cinco pessoas observam a ação, dois homens e três mulheres. (Foto: Luís Gava/PMC)

O professor de Educação Física, Edson Piqueira, da EMEF Profª Maria Thereza de Souza Castro (Jetuba), há sete anos e meio na rede municipal de ensino, aprovou o encontro. “É necessário sempre se atualizar sobre as terminologias corretas em relação à pessoa com deficiência, como lidar com elas da maneira mais respeitosa e como incentivar nossos alunos com deficiência a praticar esportes. O conteúdo repassado foi bem interessante e proveitoso”, avaliou.

A colega Daniela Yoko, da EMEF Oswaldo Ferreira (Casabranca) também achou importante o conteúdo da formação. “No momento, não tenho aluno com deficiência, mas, a qualquer momento, posso ter que lidar com a situação. Nunca tinha estado pessoalmente com paratletas e acompanhar, na prática, o arremesso de peso, dardo e disco foi ótimo para aprender. Não vejo a hora dos próximos encontros sobre inclusão nas modalidades esportivas”, afirmou.

O encontro foi realizado no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) e teve o objetivo de proporcionar debates e estudos sobre a nova BNCC e da implantação do Currículo Paulista e do Estudo e Planejamento do novo currículo Municipal de ensino, onde a de educação física no âmbito da cultura corporal do movimento e as práticas corporais e que seus eixos temáticos: Brincadeiras e Jogos; Ginásticas; Danças; Lutas; Práticas corporais de aventura; e Esportes.

A professora Sílvia Patrícia da Silva, da equipe de Apoio Pedagógico da Secretaria de Educação, responsável pela disciplina, disse que essa foi a segunda reuniãopara tratar sobre o currículo paulista e a construção do currículo Municipal de Educação Física.

Teremos, ainda, uma série de práticas voltadas para educação física escolar e inclusiva, com o objetivo de conhecer os benefícios de cada uma, formas de repassá-las aos alunos, sem deficiência e com deficiência, visando a atividade física e desenvolvimento de habilidades socioemocionais e a formação do professor”, disse Sílvia.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Policia Militar adere ao Projeto VIDA em Caraguatatuba_Foto Divulgacao
Polícia Militar inicia Projeto V.I.D.A. em Caraguatatuba para ampliar proteção às vítimas

O 20° Batalhão da Polícia Militar do Interior iniciou o Projeto V.I.D.A. – Vigilância, Inteligência, Defesa e Ação, em Caraguatatuba. O sistema tecnológico inovador permite o monitoramento em tempo real do cumprimento de medidas judiciais, como sentenças em regime aberto, livramento condicional, “sursis”, saídas temporárias e medidas protetivas previstas na

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 21/05/2025
Caraguatatuba mobiliza população em ações de combate ao trabalho infantil
Caraguatatuba mobiliza população em ações de combate ao trabalho infantil

A Secretaria de Assistência Social promoveu duas importantes ações de conscientização contra o trabalho infantil em alusão ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) na última quinta-feira (12). As atividades mobilizaram crianças, adolescentes, adultos e comerciantes, e reforçou o compromisso do município na proteção dos direitos da infância e

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades Publicado em 16/06/2025
Copa Caiçara de Jiu-Jítsu reúne amantes da modalidade em Caraguatatuba
Copa Caiçara de Jiu-Jítsu reúne amantes da modalidade em Caraguatatuba

A cidade de Caraguatatuba foi palco da 20ª Copa Caiçara de Jiu-Jítsu no último domingo (25), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). A competição reuniu mais de 30 equipes de diversas cidades e delegações da capital paulista, de outros estados, além de representantes do Litoral Norte e do Vale

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 26/05/2025
Caraguatatuba encerra ciclo de oficinas sobre Programa de Erradicação do Trabalho Infantil
Caraguatatuba encerra ciclo de oficinas sobre Programa de Erradicação do Trabalho Infantil

A Secretaria Municipal de Assistência Social finalizou, nesta sexta-feira (30), as oficinas voltadas ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Os encontros ocorreram ao longo de todas as sextas-feiras do mês de maio na Videoteca Lúcio Braun, no Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, no Centro. Os encontros possibilitaram

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 30/05/2025
Reforma Tributária na Construção Civil é tema de palestra na próxima segunda-feira em Caraguatatuba
Reforma Tributária na Construção Civil é tema de palestra na próxima segunda-feira em Caraguatatuba

A “Reforma Tributária na Construção Civil: você está preparado?” é o tema da palestra promovida Associação das Construtoras do Vale do Paraíba (Acomvap), que será realizada na próxima segunda-feira (16) às 14h30 na sala Monteiro Lobato, nas dependências da Secretaria de Educação de Caraguatatuba, na Avenida Rio de Janeiro, 860

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 10/06/2025