Pesquisar No Site
Coordenador regional da Olimpíada Brasileira de Matemática visita escolas municipais de Caraguatatuba

Coordenador regional da Olimpíada Brasileira de Matemática visita escolas municipais de Caraguatatuba
O coordenador regional da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), professor doutor Reinaldo Gen Ichiro Arakaki, esteve com alunos do 6º ao 9º anos, da EMEF Profª Maria Aparecida Ujio (Porto Novo), EMEF Prof. Euclydes Ferreira (Perequê-Mirim) e EMEF Profª Maria Moraes de Oliveira (Jardim Gaivotas), em Caraguatatuba.

#PraCegoVer: Professor Reinaldo está no anfiteatro da EMEF Prof. Euclydes Ferreira. Ele veste calça jeans e blusa polo azul marinho. No palco está uma tela que projeta informações da OBMEP. À frente, na plateia cerca de 100 alunos, entre meninos e meninas, entre 11 e 13 anos, assistem à explicação do docente. (Foto: Luís Gava /PMC)
Nesse encontro, nas respectivas unidades escolares, o coordenador da Obmep para 42 municípios da Serra da Mantiqueira, Vale da Paraíba e Litoral Norte, acompanhado pela professora do Apoio Pedagógico, na disciplina de Matemática, Márcia Oliveira da Cruz, explicou aos estudantes as vantagens em participar desse concurso.
“Serão distribuídas 500 medalhas de ouro, 1.500 de prata, 4.500 de bronze e 45.200 menções honrosas. As escolas cujos alunos se destacam ganham troféu e material didático. Os alunos medalhistas recebem uma bolsa de 100 reais por mês, durante um ano, e frequentam aulas de Matemática no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Caraguatatuba, dentro do Programa de Iniciação Científica (PIC), quinzenalmente. No futuro, uma medalha da Omep também garante bolsas para mestrado e doutorado dentro do Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME)”, explicou Arakaki.
Os adolescentes também assistiram a um vídeo institucional sobre a Olimpíada com vários depoimentos de alunos de escolas públicas que se destacaram na competição e conseguiram bolsas de estudo para faculdades de outros países como os Estados Unidos e hoje são profissionais bem sucedidos no mercado de trabalho.
O aluno Douglas Vinícius Salazar, 11 anos, da EMEF Profª Maria Aparecida Ujio, disse que vai participar pela primeira vez. “Vai trazer muitas oportunidades boas”, avaliou.
Já Nycolas Victor Damasceno, 12 anos, da EMEF Prof. Euclydes Ferreira, declarou que vai formar um grupo de estudos com amigos. “Assim, fica mais fácil estudar”, afirmou. A colega Rainara Eloá Cardoso da Silva também se interessou: “Achei muito interessante ganhar bolsas de estudo”, destacou.
A primeira fase da Obmep será realizada no dia 21 de maio, nas unidades escolares. A rede municipal participará com 11 escolas de Fundamental II (6º à 9º anos) com mais de quatro mil inscritos. A segunda fase será no dia 28 setembro.
A Olimpíada Brasileira de Matemática é a maior competição estudantil do mundo, de acordo com os organizadores. Este ano participarão mais de 18 milhões de estudantes de 99,71% dos municípios brasileiros.
Criada em 2005 pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
Veja Também Recentes

Abertura do 20º Festival da Tainha reúne centenas de pessoas na região sul de Caraguatatuba
Teve início na última quarta-feira (9/7), na Praça de Eventos do Porto Novo, na região sul, a 20ª edição do Festival da Tainha. O evento celebra a culinária e a cultura tradicional caiçara e é uma realização do governo municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e da

Caraguatatuba recebe 4ª edição do XTERRA com desafios esportivos em agosto
Entre os dias 15 e 17 de agosto, Caraguatatuba volta a receber a etapa do XTERRA, considerado o maior circuito off-road do mundo. Na 4ª edição consecutiva na cidade, o evento deve reunir atletas profissionais e amadores em provas de corrida em trilha (5 km, 10 km e 21 km),

Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba captura procurado da justiça e flagra caso de receptação
Em duas ocorrências conduzidas nesta quarta e quinta-feira, dias 16 e 17, a Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba realizou a captura de um foragido da Justiça e prendeu um homem por receptação. Na tarde de quarta-feira (16), durante patrulhamento no bairro Jardim Olaria, a equipe da Guarda Civil abordou um

Inscrições para eleição da CIPAA do governo municipal de Caraguatatuba começam na próxima segunda-feira
As inscrições para a eleição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPAA) do governo municipal de Caraguatatuba da Gestão 2025/2026 iniciam na próxima segunda-feira (14/7) e terminam dia 28 de julho, no site http://cipaa2025.caraguatatuba.sp.gov.br/. O login e a senha de acesso para a inscrição do servidor são o

GCM e Polícia Civil apreendem dois adolescentes e investigam três homens por estupro coletivo em Caraguatatuba
Um caso de estupro contra uma adolescente de 16 anos mobilizou equipes da Guarda Civil Municipal (GCM), da Polícia Civil e do Conselho Tutelar na manhã de quinta-feira (10), em Caraguatatuba. A ocorrência teve início no bairro Sumaré e resultou na apreensão de dois menores e na abertura de investigação