Pesquisar No Site

Comtur aprova metas do Plano Diretor de Turismo

Publicado em: 02/04/2019
Comtur se reúne, nesta quarta, para discutir investimentos para o setor turístico
Comtur aprova metas do Plano Diretor de Turismo

Os integrantes do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Caraguatatuba aprovaram, em sessão extraordinária, as ações desenvolvidas dentro do Plano Diretor de Turismo (PDTur). São 22 itens determinados dos quais muitos já foram executados, outros estão em andamento e algumas ações serão implantadas.

#PraCegoVer: Casal contempla o mar de cima do morro do Camaroeiro onde está o Mirante (Foto: Divulgação/PMC)

O destaque fica pelo fato de Caraguatatuba ter sido o primeiro município a ter protocolado seu PDtur junto à Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo. “É importante e vamos trabalhar em cima do que foi planejado e aprovado”, explicou o secretário de Turismo de Caraguatatuba, Cristian Bota.

A apresentação das metas do Plano Diretor foi feita pela turismóloga e chefe de programas e atividades Maria Fernanda Galter Reis e trouxe como novidade a criação do programa Rotas de Caraguá. São quatro roteiros turísticos – Memórias do Caiçara (Histórico), Caminhos de Santo Antônio (Religioso) Cultura Caiçara (Cultura e Gastronomia) e Águas Caiçaras (Ecoturismo).

São roteiros que podem ser feitos a pé ou com receptivos turísticos, onde o visitante pode conhecer vários perfis do município.

Algumas ações contam com a participação direta da comunidade e do próprio turista, como Cortês e Gentil Caiçara, Turismo Sim,  Turista Cidadão do Mundo e Caraguatatuba, Esplendor de Beleza Rara.  São cartilhas a serem entregues para alunos e visitantes com o objetivo deles descobrirem a importância do turismo para todos os setores.

Caraguatatuba, Esplendor de Beleza Rara é uma propositura inédita de levar o turismo para a sala de aula. Introduzir o tema na grade escolar municipal como disciplina curricular, atendendo alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

Segundo Maria Fernanda, no primeiro ano entraria o Turismo Ecológico; no 2º Turismo Responsável; no 3º Turismo Acessível; no 4º Turismo Sustentável e no 5º Turismo Receptivo. “O aluno aprendendo já na sala de aula a importância do turismo e levar para seus pais, familiares e amigos”, define.

Na parte de Infraestrutura está o Complexo Turístico Mirante do Camaroeiro, cuja obra já está em andamento, o Parque Linear do Rio Santo Antônio, a implantação do Posto de Informação ao Turista na entrada da cidade no pé da serra.

Mobilidade Urbana, sinalização, balneabilidade das praias, identidade visual, Conecta Caraguá (Wi Fi Zone) também são medidas previstas e algumas já executadas com base no PDTur,  assim como o Capacitur, curso focado para o desenvolvimento do segmento.

Reformas e intercâmbio entre os entrepostos de pescas do Porto Novo, Camaroeiro e Cocanha são outras ações, assim como a participação em feiras para a divulgação de Caraguatatuba.

Reforçar o calendário turístico com mais divulgações, site específico para esse público e pelo menos um evento por mês são metas já colocadas em práticas e aprovadas pelo Comtur.

A busca para a implantação de uma agência receptiva foi outro desafio vencido uma vez que já há um receptivo em funcionamento em Caraguatatuba.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Palestra abre 5ª edição do Educatech em Caraguatatuba
Palestra abre 5ª edição do Educatech em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), abre nesta quinta-feira (21/3) a 5ª edição do Congresso de Tecnologia na Educação (Educatech). O evento, idealizado pela equipe do Setor de Informática Educativa, teve sua primeira edição em 2017. O objetivo é mostrar que a escola inovadora tem

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 20/03/2024
Conselho de Segurança de Caraguatatuba se reúne para discutir assédio sexual e violência doméstica
Conselho de Segurança de Caraguatatuba estará reunido na próxima semana (27), no Centro

O Conselho Comunitário de Segurança de Caraguatatuba (Conseg) promove no dia 27 de março (quarta-feira), a partir das 18h, mais uma reunião presencial, que será realizada na videoteca Lúcio Braum, atrás do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC), na Praça Cândido Motta, nº 72, no centro de Caraguatatuba.

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 21/03/2024
Mais 170 alunos da rede municipal de Caraguatatuba participam da abertura do Proerd e Trânsito Legal
Mais 170 alunos da rede municipal de Caraguatatuba participam da abertura do Proerd e Trânsito Legal

Os programas educacionais de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e Trânsito Legal foram iniciados nesse ano letivo nesta quarta-feira (13/3). Em meio a muita festa, foi realizada a entrega de camisetas temáticas aos alunos da EMEI/EMEF Aida de Almeida Castro Grazioli, no bairro Rio do Ouro, região Centro

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 13/03/2024
Prefeitura entrega 11 mil kits de escovação aos alunos da rede municipal de Caraguatatuba
Prefeitura entrega 11 mil kits de escovação aos alunos da rede municipal de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Departamento de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, iniciou nesta quinta-feira (21), a entrega dos kits de escovação aos alunos da 1ª fase ao 5º ano da rede municipal de ensino. Ao todo, 11 mil kits serão entregues, contendo escova dental, pasta de

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 21/03/2024
Prefeitura leva palestra sobre segurança no trânsito ao Hospital Regional
Prefeitura leva palestra sobre segurança no trânsito ao Hospital Regional

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semop), esteve na tarde de segunda-feira (18) no Hospital Regional do Litoral Norte, levando aos funcionários da unidade uma palestra sobre segurança no trânsito. A palestra fez parte das atividades da Semana Interna de Prevenção

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 19/03/2024