Pesquisar No Site

Ceramistas do Litoral Norte fazem exposição coletiva em Encontro de Paraty

Publicado em: 09/04/2019
Destaques
Exposição Tripolar, Cerâmica da Serra e do Mar ‘Totem’
Ceramistas do Litoral Norte fazem exposição coletiva em Encontro de Paraty

Ceramistas do Litoral Norte participam, neste mês, de uma exposição coletiva que será realizada em Paraty (RJ). A Exposição Tripolar, Cerâmica da Serra e do Mar ‘Totem’ será aberta no dia 11, às 20h, na Casa da Cultura e é composta por quatro totens produzidos por artistas plásticos das cidades de Caraguatatuba, Ubatuba, Cunha e do município anfitrião.

#PraCegoVer: Totem com várias peças de cerâmicas coloridas (Fotos: Divulgação)

“Esta iniciativa coletiva é o resultado do engajamento e união dos ceramistas da região que, ao longo dos anos, vêm colaborando e fortalecendo a nossa rede e essa é a base do Encontro de Ceramistas”, destaca o idealizador Dalcir Ramiro.

Por Caraguatatuba participam as ceramistas Lu Chiata, Marcia D’Amico e Vania Takahashi.  Maria Aparecida Ivanov vai por São Sebastião. Juntas, elas produziram o totem de cerâmica ‘Ambiência Caiçara’, cada uma deixando sua marca, seu estilo.

A presidente da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, Silmara Mattiazzo, destaca a importância da participação dos artistas plásticos nesta exposição após o resgate da Rota da Cerâmica da cidade.

“No ano passado nos reunimos com os idealizadores do Encontro onde resgatamos essa Rota e colocamos os ceramistas locais em contato com a organização. Também disponibilizamos material para a produção das peças e todos os recursos para que pudessem representar o Litoral Norte Paulista”, explica Silmara.

#PraCegoVer: Totem com várias peças de cerâmicas coloridas (Fotos: Divulgação)

Ela ainda destaca que após o Encontro de Ceramistas de Paraty o totem poderá ser contemplado pela população de Caraguatatuba.

A Casa da Cultura receberá, ainda, a exposição coletiva dos artistas de Paraty; a mostra “Poética da Argila”, uma inspiração nas obras do poeta caiçara Flávio Araújo e os trabalhos dos alunos da Etapa Educativa do projeto.

Esta é uma das quatro exposições que ocorrerão dentro do XIII Encontro de Ceramistas em Paraty ‘Do Gesto ao Barro’ a ser realizado até 21 de abril.

Desde a década de 1970, esse encontro faz parte do Calendário Cultural de Paraty e se consolida como uma referência nacional entre ceramistas e amantes da arte que buscam espaços criativos de trocas de saberes e voltados especialmente para a cerâmica.

Neste ano, o Encontro de Ceramistas será no estacionamento da matriz, conhecido por abrigar os festivais e outros grandes eventos, com extensa área para compras, diversão e aprendizado sobre a milenar arte do barro.

Na tenda principal se concentrarão as atividades pensadas para toda a família, como oficinas para crianças e adultos, palestras, uma série especial de queimas e a tradicional feira, ponto alto do Encontro e oportunidade rara param os amantes da cerâmica e os artistas que as produzem.

 

Serviço

Abertura Exposição Tripolar, Cerâmica da Serra e do Mar ‘Totem’

Dia: 11/4

Horário: 20h

Local: Casa da Cultura de Paraty

Endereço: Rua Dona Geralda, 177 – Centro Histórico – Paraty (RJ)

Visitação: terça a sábado das 10h às 22h e domingo das 10h às18h

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba participa de 1º Encontro Regional dos Conselhos de Alimentação Escolar
Caraguatatuba participa de 1º Encontro Regional dos Conselhos de Alimentação Escolar

A Prefeitura de Caraguatatuba participou do 1º Encontro Regional dos Conselhos de Alimentação Escolar do Litoral Norte do Estado de São Paulo. O evento foi realizado nesta quinta-feira (18), em São Sebastião. Destinado aos conselheiros de alimentação escolar, nutricionistas e gestores municipais, o encontro contou com a participação do presidente

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 18/04/2024
Serviços de limpeza, nivelamento de ruas e desassoreamento de valas estão em bairros da região Sul de Caraguatatuba
Serviços de limpeza, nivelamento de ruas e desassoreamento de valas estão em bairros da região Sul de Caraguatatuba

Porto Novo, Perequê Mirim e Travessão são alguns dos bairros da região Sul de Caraguatatuba que estão recebendo esta semana serviços de zeladoria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep). Equipes de roçada, varrição e retirada de resíduos e entulhos estão essa semana nas ruas do Porto

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 17/04/2024
Prefeitura e Acalento oferecem equoterapia para melhorar a qualidade de vida de crianças com deficiência
Prefeitura e Acalento oferecem equoterapia para melhorar a qualidade de vida de crianças com deficiência

Ligada à Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Idoso (Sepedi), da Prefeitura de Caraguatatuba, a Acalento (Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano) atende atualmente 250 pessoas com deficiência e idosos, sendo que 200 são encaminhados pela rede municipal, por meio de contrato de prestação de serviços com a

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 24/04/2024
Claudia Canova e Espaço Hartāt convidam para a exposição
Claudia Canova e Espaço Hartāt convidam para a exposição “Entre as Cores: Da serra ao Mar”

Em um mundo cada vez mais desconectado da natureza, a ceramista e artista plástica Claudia Canova apresenta um olhar único sobre a temática através de suas cerâmicas. Pequenos insetos, geralmente ignorados ou até mesmo temidos, assumem proporções grandiosas em suas obras, convidando o público a um encontro inesperado e transformador.

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 10/04/2024
Prefeitura realiza reforma de 14 escolas municipais e 10 Unidades Básicas de Saúde
Prefeitura realiza reforma de 14 escolas municipais e 10 Unidades Básicas de Saúde

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras Públicas, continua com a reforma e manutenção de 14 escolas da rede municipal de ensino e 10 Unidades Básicas de Saúde, cujo investimento gira em torno de R$ 10 milhões. As unidades de ensino receberão uma série de serviços, que

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 10/04/2024