Pesquisar No Site
Caraguatatuba comemora 162 com festa no céu

Caraguatatuba comemora 162 com festa no céu
O céu de Caraguatatuba ficou ainda mais colorido no final de semana de aniversário da cidade (20 e 21/04). O município festejou 162 anos com cores e muita adrenalina nos altos, no Festival de Voo Livre. A festa nos ares também foi em homenagem ao professor Auracy Mansano, que faleceu no dia 03 de abril, aos 83 anos.

#PraCegoVer: Imagem aérea dos Pilotos no Morro Santo Antônio se preparando para voo. Na foto mostra a cidade de Caraguatatuba (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
O evento foi uma realização do piloto Carlos Eduardo Tosetto, com apoio da Associação Caraguatatuba de Voo Livre (ACVL), em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação.
Os saltos foram realizados na pista de voo livre, no Morro Santo Antônio, com pouso na Praia do Centro. Mais de 80 pilotos de diversas regiões do país participaram do espetáculo nas categorias asa delta e parapente. O objetivo do festival foi expandir o público do voo livre, tornando Caraguatatuba uma cidade cada vez mais referência no esporte.
Segundo o presidente da ACVL, a pista é adequada para ótimos voos durante todo o ano, devido ao microclima de Caraguatatuba. “Este clima que temos na praia favorece voos durante todo o ano. O evento foi uma ótima oportunidade para munícipes e turistas observarem apresentações aéreas incríveis e diferenciadas”, ressalta.

#PraCegoVer: Piloto realizando pouso em um garamado na Praia do Centro de Caraguatatuba. Atrás há um mar com alguns barcos (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
O presidente também relata que, desde janeiro de 2019, a pista conta com Notam – Notice To Airmen (Aviso Aos Aeronavegantes), que alerta aos pilotos de avião e helicóptero que sobrevoam o município que a cidade conta com uma pista de voo livre. “Isto é de extrema importância para que haja uma segurança maior aos praticantes de voo livre de Caraguatatuba, pois este alerta faz com que os pilotos que passem por aqui mudem a rota para evitar colisões”, explica.
Agora, a cidade também conta com seguro de vida, em convênio com a Porto Seguro. “O piloto paga, a partir de agora, uma taxa de R$ 10,00 para ter esta seguridade. Este seguro é obrigatório em voos duplos instrucionais”, relata o presidente.
Caraguatatuba possui um ponto de voo livre muito procurado por contemplar algumas das mais belas praias do Brasil. Os voos de asa-delta e parapente são coordenados pela ACVL. Contatos podem ser feitos por meio do email eduardotosetto@yahoo.com.br ou pelo telefone (11) 958-432686.
Dados da Pista de Vôo Livre de Caraguatatuba:
- Altitude – 425 metros
- Desnível – 425 metros
- Quadrante – S/SE/E
- WayPoint – S 23º 36’ 638” W 045º 24’ 247”
- Decolagem – Rampa natural
- Pouso – Na praia. Atravesse a cidade para chegar ao pouso
- Melhor Época – O ano todo
Resultados:
Asa Delta:
1º lugar: Denilson Oliveira
2º lugar: Bruno Andrade Alves
3º lugar: Aurélio Feliciano Martins
Paraglider:
1º lugar: Cláudio Saviano
2º lugar:Samuel Oliveira Monteiro
3º lugar: Maciel Macedo Meireles
Veja Também Recentes

Árvores emaranhadas em fiações elétricas são retiradas em Caraguatatuba
Moradores dos bairros Jardim Britânia, Indaiá e Jardim Terralão acionaram a Defesa Civil para retiradas de árvores que caíram ou estavam na iminência de cair na fiação elétrica em decorrência da chuva do último fim de semana. Equipes formada por servidores da Defesa Civil, Secretaria de Serviços Públicos e da

Neste sábado tem Saída Fotográfica no Rio Juqueriquerê em Caraguatatuba
O fotógrafo e artista-orientador das Oficinas Culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Gustavo Grunewald, realiza neste sábado (26/4), das 14h30 às 18h30, uma saída fotográfica pelas margens do rio Juqueriquerê. O ponto de encontro será no entreposto de pesca do Porto Novo. A inscrição deve ser realizada pelo formulário

Palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi” é destaque em Caraguatatuba; quinta-feira
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros” realiza nesta quinta-feira (10/4), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A ação integra a programação de aniversário da

Representantes de Conselhos Municipais e empresários debatem destinação do Imposto de Renda na Associação Comercial
Os presidentes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso (CMDDI) e do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) fizeram uma ação conjunta, nesta quinta-feira (24), durante a comemoração de 60 anos da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba para mobilizar e sensibilizar os participantes

Pré-Conferências sobre Direitos da Pessoa Idosa começam na próxima semana
Encontros para escuta, diálogo e construção coletiva. Esse é o objetivo das Pré-Conferências de Direitos da Pessoa Idosa, que se iniciam na próxima segunda-feira, dia 14, entre 9h e 11h, no auditório da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), no bairro Jardim Jaqueira. Serão realizadas