Pesquisar No Site

Procon Caraguatatuba realiza Painel de Debates e palestra do Dia do Consumidor a mais de 100 participantes

Publicado em: 19/03/2019
Procon
Procon Caraguatatuba realiza Painel de Debates e palestra do Dia do Consumidor a mais de 100 participantes

Na última sexta-feira (15/03), foi comemorado o Dia do Consumidor. Em menção à data, o Procon Caraguatatuba promoveu o Painel de Debates “Comércio Eletrônico na Atualidade” e a palestra “Inteligência Financeira” no Auditório da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). O evento contou com a presença de 150 pessoas entre estudantes e profissionais do direito.

#PraCegoVer: Participantes de palestras e debates do Dia do Consumidor ocupam cadeiras no Auditório da Fundacc (Foto: Luis Gava/PMC)

O coordenador do Procon de Caraguatatuba, Aliex Moreira, realizou a abertura do encontro e destacou a importância da discussão sobre comércio eletrônico na atualidade, para que o consumidor seja orientado da melhor forma; evitando, assim, cair em armadilhas. .”Nosso objetivo é trazer informações para que o consumidor seja bem instruído e isto resulte na redução das nossas demandas e também ressaltar algumas dicas de inteligência financeira”.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/65ª Subseção) de Caraguatatuba e especialista em Direito Processual Civil, Carlos Felipe Tobias, falou sobre a alteração do artigo 49, que decorre de um projeto de Lei que tramita no Senado desde 2012, que traz alterações no aspecto do direito de arrependimento do consumidor, quando o mesmo não tem acesso ao produto durante a compra. “Procuramos debater se estas alterações protegem ou não o consumidor, que tem o prazo de sete dias para o arrependimento em compras sem o contato direto com o produto e 45 dias, quando trata-se de consumidores idosos”, informou.

Tobias coordenou, juntamente com o doutor em Direito Político e Econômico, mestre em Direitos Difusos e Coletivos e diretor do Procon de Santos, Rafael Quaresma Viva, o Painel “Comércio Eletrônico na Atualidade” .

A discussão envolveu a atualização do Código de Defesa do Consumidor (CDC/Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990), proposta no Projeto de Lei do Senado (PLS) 281/2012, que prevê normas gerais de proteção do consumidor no comércio eletrônico, visando fortalecer a confiança e assegurar tutela efetiva, preservar a segurança nas transações, a proteção da autodeterminação e da privacidade dos dados pessoais, entre outras medidas interente à matéria.

Em seguida, o palestrante Marcos C. Brayner Jr. falou sobre “Inteligência Financeira”.  Brayner Jr. é gerente geral da Caixa Econômica Federal, especialista em Investimentos e Produtos de Seguridade, certificado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA) e com Certificação Profissional ANBIMA (CPA) 20, além de possuir MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Inteligência Financeira é a habilidade de saber utilizar o dinheiro que você recebe de maneira equilibrada, de modo que ele proporcione qualidade de vida, custeio de itens essenciais e ainda sobre para realizar algum investimento, pensando sempre no futuro.

O estudante Caio Agostinho Guimarães Mariano, 31 anos, cursa o 5º ano de Direito no Centro Universitário Módulo e aprovou a iniciativa. “Achei muito bacana, em especial, porque tivemos a oportunidade de tirar dúvidas e nos atualizar sobre as novas regras do direito do consumidor”, destacou.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura implanta sinalizações de solo e verticais em vários pontos da cidade
Prefeitura implanta sinalizações de solo e verticais em vários pontos da cidade

A Prefeitura de Caraguatatuba prossegue com o trabalho de implantação e  revitalização da sinalização vertical e de solo em toda a cidade. A responsável pela ação é a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semob). Na terça-feira (9), diversos pontos da região central receberam sinalização de solo reforçada.

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 10/04/2024
Caraguatatuba recebe a 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 em abril
Caraguatatuba recebe a 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 em abril

Caraguatatuba receberá a 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 no dia 14 de abril, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), a partir das 8h. As inscrições devem ser concluídas até o dia 9. A expectativa para este ano é bastante positiva já que são esperados 1.300 pessoas, entre

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 25/03/2024
Caraguatatuba está com 254 vagas de emprego
Caraguatatuba está com 254 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (03/04) o quadro de vagas de emprego para 254 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 03/04/2024
Obras de construção da nova Praça do Divino entram na reta final
Obras de construção da nova Praça do Divino entram na reta final

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras, executa as obras de construção da nova Praça do Divino, no bairro Indaiá. A praça, localizada em frente à Catedral do Divino Espírito Santo, ganhará uma nova calçada de concreto, demarcação de estacionamento, instalação de bancos, bicicletário, lixeiras, pergolado de

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 16/04/2024
Torneio Aniversário da Cidade de Futebol tem jogos válidos pelas quartas de final neste domingo
Torneio Aniversário da Cidade de Futebol tem jogos válidos pelas quartas de final neste domingo

Quatro jogos serão disputados pelas quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo neste domingo (24/3). No campo do Morro do Algodão, a partir das 11h tem a disputa entre EC Primavera e EC beira Mar, valendo uma vaga nas semifinais. Logo depois, às 13h, Pegorelli

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 22/03/2024