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Prefeitura intensifica campanha “Não dê esmola, dê futuro” no Carnaval

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Caraguatatuba dobra equipe de abordagem à população adulta em situação de rua nos dias intensos de frio
Prefeitura intensifica campanha “Não dê esmola, dê futuro” no Carnaval

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, intensificará as ações dentro da campanha “Não dê esmola, dê futuro”, cujo objetivo é o atendimento à população de rua.

#PraCegoVer: Arte da campanha escrito “Não dê esmola, dê futuro”

Equipes estarão de plantão nas ruas e também atendendo as pessoas que procuram diretamente o Creas (Centro de Referência de Assistência Social).

Desde o início de 2019, mais de 1.000 pessoas foram atendidas. Boa parte das pessoas foi encaminhada ao município de origem e outras foram acolhidas na Casa Transitória. As abordagens são realizadas de segunda a segunda durante todo o dia. A campanha foi iniciada em outubro 2017 e quase 9 mil pessoas foram atendidas.

O secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, explica que o trabalho tem sido feito diariamente. “Devido à alta temporada, muitas pessoas procuram o município em busca de uma oportunidade, não conseguem e ficam a mercê das ruas”, disse.

“Pedimos total apoio da população ajudando de forma adequada, que é por meio de contato com a Casa Transitória ou com o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) para que sejam acolhidos corretamente”, destaca.

A maioria dos casos envolve questões de saúde, como problemas psiquiátricos e drogas e também, aqueles que vêm em busca de oportunidades.

Atendimento passo a passo

O primeiro passo é o acolhimento e este momento se dará com o deslocamento de uma equipe especializada da Casa Transitória até o local indicado para acolher estas pessoas.

A partir daí, elas são encaminhadas à Casa para receber todo o suporte, inclusive com as quatro refeições diárias (café da manhã, almoço, café da tarde e jantar).

O próximo passo é proporcionar, além da alimentação, apoio físico e psicológico. Também são fornecidos produtos de higiene pessoal e banho.

Além disso, a equipe técnica responsável busca a reinserção familiar e comunitária dos acolhidos, que são identificados conforme sua origem e encaminhados às suas cidades, quando assim o desejam.

Documentos pessoais dos acolhidos também são renovados ou providenciados conforme cada necessidade.

Serviço:

Casa Transitória Luz do Caminho

Rua Banco Itaú, 202 – Porto Novo

Telefone: (12) 3887 – 6287

Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS

Rua Senador Feijó, 165 – Jardim Aruan

Telefone: (12) 3882 – 5236

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