Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba promove ações alusivas ao Dia Internacional da síndrome de Down, 21 de março
Prefeitura de Caraguatatuba promove ações alusivas ao Dia Internacional da síndrome de Down, 21 de março
Nesta quinta-feira (21/03), é celebrado o Dia Internacional da síndrome de Down. A data objetiva o reconhecimento da luta por direitos iguais, sensibilização e redução de barreiras. Este ano, o tema desenvolvido pela ONU é dizer ao mundo para não deixar ninguém para trás!

#PraCegoVer: duas crianças com síndrome de Down, um menino e uma menina riem juntos. (Foto: Luis Gava/PMC)
A Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) preparou para os dias 21 e 22 de março, atividades para integrar pessoas com síndrome de Down e suas famílias.
Na quinta-feira (21), às 14h, no salão do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), haverá uma rodada de bocha adaptada e roda de conversa com a participação de mães, pais e pessoas com síndrome de Down, que abordará o tema “Ninguém fica pra trás – o que espero para meu / minha filho (a)”.
Na sexta-feira (22), às 10h e 15h, na sala de cinema do Ciapi, serão exibidos filmes e trailers sobre o assunto em questão. Os dois dias são abertos ao público e podem participar pessoas com síndrome de Down, responsáveis, irmãos e interessados na causa.

#PraCegoVer: duas meninas com síndrome de Down, brincam sentadas em um banco de madeira (Foto: Luis Gava/PMC)
Sobre a data – O Dia Internacional foi criado pela Síndrome de Down Internacional (Down Syndrome International) e seu reconhecimento oficial pela ONU, foi proposto pelo Brasil. Neste dia, pessoas com síndrome de Down e aqueles que vivem e trabalham com elas em todo o mundo organizam e participam de atividades e eventos para aumentar a conscientização pública e criar uma voz global única para defender os direitos, inclusão e bem-estar das pessoas com síndrome de Down.
Dentre os 365 dias do ano, o “21/03” foi inteligentemente escolhido porque a síndrome de Down é uma alteração genética no cromossomo “21”, que deve ser formado por um par, mas no caso das pessoas com a síndrome, aparece com “3” exemplares (trissomia). Junte-se a nós para promover a inclusão de todos no Dia Internacional da Síndrome de Down!
Veja Também Recentes
Vôlei masculino Sub-16 de Caraguatatuba vence Ubatuba e avança à fase regional da Copa São Paulo
A equipe masculina de voleibol Sub-16 de Caraguatatuba entrou em quadra na manhã de sábado (22), no Ginásio de Esportes Benedito Lippi, o Ginásio do Poiares, em busca da classificação para a fase regional da Copa São Paulo. Com organização tática, concentração e espírito de equipe, os atletas mantiveram o
Copa da Criança de Futebol abre competição com rodada de muitos gols em Caraguatatuba
O Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) e o Campo do Perequê-Mirim receberam a primeira rodada da Copa da Criança de Futebol, no sábado (29) com partidas nas categorias feminino e masculino. A competição reuniu jovens atletas, familiares, comissões técnicas e amantes do esporte. Na categoria sub-7, o Projeto Nova
Caraguatatuba ganha projeção internacional com Mundial de Sambo de Praia e Brasil conquista quatro medalhas
Caraguatatuba recebeu o Campeonato Mundial de Sambo de Praia no último fim de semana, dias 12 e 13 de setembro. A competição ocorreu na Arena Nacional Serramar Parque Shopping e reuniu mais de 250 atletas, integrantes de delegações e comissões de 19 países. A competição marcou a realização, pela primeira
Terceira rodada do Campeonato Municipal de Futebol movimenta Caraguatatuba
A terceira rodada do Campeonato Municipal de Futebol movimentou os campos de Caraguatatuba neste domingo (30), com partidas pelas 1ª e 2ª divisões da competição. Os confrontos reuniram atletas, equipes e torcedores com muita emoção. O Campeonato Municipal de Futebol é realizado pela Prefeitura de Caraguatatuba, através da Secretaria de
3ª edição do Pirata Cup termina com título do Colégio Canópus
No último sábado (29), o Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) recebeu a final da 3ª edição do Campeonato de Futsal Interescolar Pirata Cup 2026. A competição reuniu estudantes de escolas da região em uma programação que contou com partidas de futsal, apresentação de dança e transmissão ao vivo pelas