Pesquisar No Site

Prefeitura concentra trabalhos de rescaldo depois das chuvas nos bairros mais atingidos

Destaques
Secretaria de Serviços Públicos
Prefeitura concentra trabalhos de rescaldo depois das chuvas nos bairros mais atingidos

A Prefeitura de Caraguatatuba tem concentrado suas ações de rescaldo depois das fortes chuvas, principalmente nos bairros mais atingidos. Os trabalhos estão sendo comandados pela Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), que está com equipes espalhadas nos bairros Rio do Ouro, Sumaré, Jardim Califórnia, Ipiranga, Jaraguazinho, Martim de Sá, entre outros.

Os principais serviços realizados são a retirada de terra das ruas, resultado dos diversos pontos de escorregamento. Os trabalhos são feitos com apoio de retroescavadeiras e também manualmente. Depois de retirada a terra, caminhões pipa são acionados para a lavagem das ruas. A operação Bota-fora continua sendo realizada normalmente, após a limpeza destes bairros.

A Prefeitura também mobilizou equipes das secretarias de Serviços Públicos (SESEP), Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) e Defesa Civil para auxiliar os moradores que utilizam os acessos da Estrada da Serraria, nos fundos dos bairros do Sumaré e Cantagalo, região central da cidade. O local sofreu diversas interferências em decorrência das obras do contorno que atualmente se encontram visivelmente abandonadas e por conta das fortes chuvas ocorridas na cidade nos últimos meses, vêm causando transtornos aos moradores.

Limpeza das praias

Outra preocupação da Prefeitura é com a limpeza das praias. As ressacas diárias do mar vêm depositando um enorme volume de resíduos nas areias e levando uma grande quantidade de areia para a canalização de drenagem de águas pluviais.

Para manter as areias limpas, a Sesep está promovendo a retirada dos resíduos com retroescavadeiras e também rastelando manualmente. Já a abertura e limpeza dos canais de drenagem vem sendo feitas desde o Camaroeiro, passando pelo Indaiá, até o Porto Novo, na região Sul, visando facilitar o escoamento das águas, evitando assim pontos de alagamentos nas ruas e avenidas.

Nivelamento e bica corrida

Vale ressaltar que os trabalhos de nivelamento e cascalhamento em ruas não pavimentadas em vários bairros foram interrompidos momentaneamente por causa das chuvas. Segundo o responsável pela Regional Centro da Sesep, Bruno Alexandre Magina, trabalhos como esses não podem ser realizados em períodos de chuva pois acabam perdidos.

“É importante que as moradores tenham um pouco de paciência pois, com a previsão de um tempo melhor para a semana que vem, a Sesep  voltará à sua rotina e poderemos retomar as atividades de terraplanagem, nivelamento e colocação de bica corrida”.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba realiza palestras da Saúde da Mulher para servidoras na Campanha do Outubro Rosa
Prefeitura de Caraguatatuba realiza palestras da Saúde da Mulher para servidoras na Campanha do Outubro Rosa

A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba, em parceria com Unimed de São José dos Campos, promove duas palestras de Prevenção ao Câncer de Mama e Colo de Útero no dia 26 de outubro (segunda-feira), das 9h às 11h e das 14h às 16h, no Instituto Federal de Educação,

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 16/10/2026
Voleibol de Caraguatatuba conquista bicampeonato e vice-campeonato na Copa da Amizade
Voleibol de Caraguatatuba conquista bicampeonato e vice-campeonato na Copa da Amizade

As equipes de voleibol de Caraguatatuba disputaram, no último final de semana, em Caçapava, as finais da Copa da Amizade, com conquistas nas categorias Sub-13 e Sub-17, pelas séries Prata e Ouro. As partidas foram marcadas pelo desempenho das atletas, que demonstraram técnica, determinação e espírito de equipe ao longo

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 28/09/2026
Praça do Caiçara é palco da 3ª Noite Cubana neste sábado
Praça do Caiçara é palco da 3ª Noite Cubana neste sábado

A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza neste sábado (10/10), das 18h às 22h, na Praça do Caiçara, no Centro da cidade, a terceira edição do projeto “Noite Cubana – Vem Bailar”, uma celebração à riqueza cultural de Cuba, que se expressa por meio dos seus ritmos e

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 07/10/2026
Miss e Mister 60+ celebram beleza, vitalidade e protagonismo da pessoa idosa em Caraguatatuba
Miss e Mister 60+ celebram beleza, vitalidade e protagonismo da pessoa idosa em Caraguatatuba

Neusa Tibana, 75 anos, e Pedro Luís Pedrini, 61 anos, são os novos Miss e Mister 60+ de Caraguatatuba. Os títulos foram conquistados na noite de sexta-feira (2), durante o tradicional desfile de gala realizado na Praça da Cultura, que encerrou a Semana de Valorização da Pessoa Idosa do município.

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 05/10/2026