Pesquisar No Site

II Congresso de Tecnologia na Educação – Educatech começa nesta quinta (28/03) em Caraguatatuba

Publicado em: 26/03/2019
Destaques
Educatech
II Congresso de Tecnologia na Educação – Educatech começa nesta quinta (28/03) em Caraguatatuba

O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, será palco de um encontro entre professores e alunos com profissionais que são referência nacional na área de Tecnologia e Educação, entre os dias 28 e 30 de março.

A palestra de abertura do II Congresso de Tecnologia na Educação – Educatech será com o matemático e mestre em Tecnologias Educacionais e Educação Matemática (UNESP), Fernando Mello Trevisani, que é pós-graduado em Educação Inovadora: Design, Autoria, Didática e Tecnologia (Instituto Singularidades).

Trevisani apresentará exemplos de aulas realizadas por ele mesmo usando dois modelos de ensino considerados inovadores: um é o Ensino Híbrido, que utiliza tecnologias e sobre o qual organizou um livro (“Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação”) e de um curso virtual; o outro é um modelo de ensino chamado Trabalho em Grupo, que, apesar do nome conhecido, apresenta algumas características peculiares para engajar e motivar alunos na aprendizagem em grupo dentro de sala de aula.

Na sexta (29), é a vez do professor Edgar Andrade, fundador do primeiro Fab Lab de Recife. O FabLab tem um laboratório focado no desenvolvimento de produtos e ferramentas de inovação e outro direcionado exclusivamente na prototipação de experiências de aprendizagem criativa. O profissional falará sobre a parceria com o Centro de Educação da Universidade Federal de Pernanbuco (UFPE) e a Prefeitura de Recife, onde crianças e jovens participam de oficinas e caravanas da escola de preparação de makers.

Também neste dia haverá a final do GeoGames, jogo virtual desenvolvido pelo professor de Geografia, Antonio Carlos Oliveira, o Lula, da EMEF Prof. Antonio de Freitas Avelar, voltado para alunos do 6º ao 9º anos. O GeoGames é um jogo virtual onde os competidores devem localizar países, estados e cidades de forma rápida e precisa. A final reunirá os representantes das unidades escolares participantes. O 1º lugar receberá um smartphone; 2º lugar, um tablet; 3º lugar, uma bicicleta.

No sábado (30), o professor de Geografia e Filosofia, Alfero Mendes Neto, abordará o tema “Uma Nova Dinâmica de Ensino, Uma Nova Forma de Aprendizagem”, que trará aos participantes sua metodologia em sala de aula e contribuir para que repensem a prática pedagógica e redefinam as metodologias de ensino.

No último dia do evento, também haverá uma prática “maker educacional” com representantes da empresa MundoMaker e a oficina “Metodologias Ativas e Ensino Híbrido no Contexto da Cultura Digital” com representantes da Empresa Tríade Educacional, onde serão propostas ações envolvendo Ensino Híbrido, com o objetivo de promover a reflexão e a vivência da abordagem, identificando para seu potencial para o desenvolvimento de uma educação conectada às necessidades do Século XXI.

O II Educatech é uma iniciativa da Secretaria de Educação por meio da equipe do Setor de Informática Educativa e visa demonstrar experiências práticas assertivas em sala de aula bem como os excelentes resultados.

Programação – Teatro Mario Covas

Dia 28/3 – Quinta-feira

18h30 – Palestra: Metodologias Ativas: Relatos de Experiências – com Fernando Mello Trevisani

Dia 29/3 – Sexta-feira

14h – Final do GeoGames

18h30 – Palestra: O Pensamento Maker pode ajudar a construir a Escola do Futuro? – Com Edgar Andrade

Dia 30/3 – Sábado

9h – Palestra: Uma Nova Dinâmica de Ensino, Uma Nova Forma de Aprendizagem –  com Alfero Mendes Neto

Dia 30/3 – Sábado

9h – Workshop – Uma Prática Maker Educacional – Empresa Mundo Maker

Dia 30/3 – Sábado

9h – Secretaria de Educação – Salão Monteiro Lobato

Oficina: Metodologias Ativas e Ensino Híbrido no Contexto da Cultura Digital

Empresa Tríade Educacional

Mais Notícias

Veja Também Recentes

JipeFest 2026 traz competições, trilhas, exposição de veículos e shows a Caraguatatuba neste fim de semana
JipeFest 2026 traz competições, trilhas, exposição de veículos e shows a Caraguatatuba neste fim de semana

Caraguatatuba será palco do grande encontro off-road 4×4, o “JipeFest 2026”, neste fim de semana, de 16 e 18 de outubro, com competição de jipe e Gaiola Cross Indoor, trilhas, exposição de veículos e shows. A programação também inclui um passeio 4×4 adaptado para pessoas atendidas pela Apae de Caraguatatuba

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 14/10/2026
Espetáculo musical “O Tempo Não Para” da Casa da Criança Beija-Flor movimenta público no Teatro Mario Covas
Espetáculo musical “O Tempo Não Para” da Casa da Criança Beija-Flor movimenta público no Teatro Mario Covas

A Casa da Criança de Caraguatatuba, “Casa Beija-Flor”, realizou, na noite de terça-feira (20), o espetáculo musical “O Tempo Não Para”, no Teatro Mario Covas. A apresentação reuniu diferentes expressões artísticas e musicais, com grandes clássicos que marcaram gerações e proporcionaram ao público uma noite de emoção, cultura e celebração.

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 22/10/2026
Polo Cultural Jac Costa recebe exposição da UNESCO “Canoa Caiçara”
Polo Cultural Jac Costa recebe exposição da UNESCO “Canoa Caiçara”

Teve início no dia 2 de outubro, no Polo Cultural Jac Costa, no Centro de Caraguatatuba, a exposição “Canoa Caiçara”. A mostra é promovida pela UNESCO no Brasil, em parceria com o Ministério Público Federal e Ministério Público do Estado de São Paulo, com o apoio da Fundação Educacional e

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 19 - Arte, Cultura e Comunicação Publicado em 13/10/2026
Caraguatatuba conquista medalha de bronze na Copa São Paulo de Basquete Masculino Sub-16
Caraguatatuba conquista medalha de bronze na Copa São Paulo de Basquete Masculino Sub-16

A equipe masculina Sub-16 de basquete de Caraguatatuba encerrou sua participação na Copa São Paulo na segunda-feira (26), em São José dos Campos, com a conquista do terceiro lugar e a medalha de bronze. Na disputa pela final, os caraguatatubenses enfrentaram a equipe de Guaratinguetá, que venceu por 62 a

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 27/10/2026
EMEF Prof. Euclydes Ferreira de Caraguatatuba é premiada sete vezes em concurso de bandas e fanfarras
EMEF Prof. Euclydes Ferreira de Caraguatatuba é premiada sete vezes em concurso de bandas e fanfarras

A banda formada por estudantes da EMEF Prof. Euclydes Ferreira, no bairro Perequê-Mirim, em Caraguatatuba, conquistou sete premiações no 35º Concurso de Bandas e Fanfarras de Caieiras (SP), realizado no último domingo (11). O grupo integra a Banda Marcial Municipal de Caraguatatuba (BAMMAC), sob regência de Daniel Thiago Severo Maciel,

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 15/10/2026