Pesquisar No Site

Educatech 2019: Palestra de abertura sugere que aluno deve ser principal agente do aprendizado

Publicado em: 29/03/2019
Secretaria de Educação
Educatech 2019: Palestra de abertura sugere que aluno deve ser principal agente do aprendizado

#PraCegoVer: No palco da esquerda para a direita, o vice-prefeito Campos Júnior, a secretária Márcia Paiva, e os professores Bruno Nacano, Rúbia Costa e Leandro de Souza. (Foto: Lucas Camargo/ PMC)

O II Congresso de Tecnologia na Educação – Educatech 2019 teve início nessa quinta-feira (28), às 19h, no Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba.

O encontro deste ano teve como objetivo demonstrar experiências práticas assertivas em sala de aula bem como os excelentes resultados.

Na abertura, o vice-prefeito, Campos Júnior, ressaltou que os educadores são a mola propulsora de transformação na sociedade e que esse evento trará mais conhecimento e troca de experiências aos professores e alunos.

A secretária de Educação Márcia Paiva ressaltou a importância do Educatech enquanto espaço de aprendizado e aperfeiçoamento profissional e agradeceu especialmente à equipe do setor de Informática Educativa pela organização – professores Rúbia Costa, Bruno Nacano e Leandro de Souza.

Em seguida, o professor de Matemática. Fernando Mello Trevisani abordou o tema “Metodologias Ativas: Relatos de Experiência”. Trevisani que é mestre Tecnologias Educacionais e Educação Matemática (UNESP) e pós-graduado em Educação Inovadora: Design, Autoria, Didática e Tecnologia (Instituto Singularidades) começou explicando os conceitos da Educação 1.0 (aquela que o aluno aprende com o professor em sala de aula com recursos de livros, apostilas, quadro e giz); 2.0 (aquele onde há alguma troca entre alunos, utilizando hardware, software e materiais didáticos, porém ainda em sala de aula ou laboratórios); 3.0 (onde o aluno aprende com o professor e com os colegas com múltiplos recursos, podendo ser presencial ou à distância).

“Atualmente estamos no estágio 4.0, ou seja, o aprendizado ocorre por meio de problemas e situações reais, combinando equilibradamente atividades, desafios e informações contextualizadas”, disse Fernando.

O professor sugeriu que dentro do Ensino Híbrido (abordagem que combina espaços, ferramentas e estilos de aprendizagem para potencializar o desenvolvimento de cada aluno), os educadores podem utilizar a Rotação por Estações. Esse método consiste em criar uma espécie de circuito dentro da sala de aula, que propõe atividades diversas em cada estação baseada num tema central. A ideia é que os estudantes, divididos em pequenos grupos, façam um rodízio pelos diversos pontos.

“Dessa maneira é possível trabalhar o objetivo de sua aula de várias formas diferentes; possibilita o desenvolvimento da autonomia e responsabilização pelo próprio aprendizado; intensifica a interação aluno/professor e aluno/aluno; permite a personalização; e muda o gerenciamento da sala de aula”, apontou Trevisani.

Também apontou razões para usar o modelo Laboratório Rotacional. Assim como na Rotação por Estações, este ocorre em um laboratório de informática e possibilita o desenvolvimento da autonomia e responsabilização pelo próprio aprendizado, entre outras vantagens.

Outro ponto abordado pelo matemático foi a importância da organização do espaço escolar e das salas de aula de acordo com a realidade de cada comunidade de forma a contribuir para alcançar os elementos planejados e do tipo de aula que se quer desenvolver.

Destacou ainda a importância do trabalho em equipe. “Quando aplica-se o trabalho em grupo, espera-se que os alunos dependam uns dos outros, sendo responsáveis pelo seu aprendizado e do próximo. Para isso o professor deve decidir sobre quais normas e habilidades serão necessárias para que a tarefa seja executada e fazer a divisão adequada entre os participantes”, disse.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura revitaliza demarcação de vagas de estacionamento em frente à Sepedi
Prefeitura revitaliza demarcação de vagas de estacionamento em frente à Sepedi

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, revitalizou esta semana a demarcação de vagas de estacionamento em frente à Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso. Foram demarcadas um total de 20 vagas, sendo sete para pessoas com deficiência

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 12/04/2024
Fundacc promove “Sarau no Museu” com os coletivos femininos Teodoras do Cordel e Linhas do Mar
Fundacc promove “Sarau no Museu” com os coletivos femininos Teodoras do Cordel e Linhas do Mar

O encontro será no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba e contará com visita guiada dos grupos na exposição “Mulheres Artistas!? Mulheres Artistas!” No  próximo sábado, dia 30 de março, das 14 às 17 horas, os coletivos femininos “Teodoras do Cordel – Artevistas SP” e “Linhas do Mar”, participam da primeira

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 26/03/2024
Fundo Social de Solidariedade fecha balanço de atendimento entre janeiro e março
Fundo Social de Solidariedade fecha balanço de atendimento entre janeiro e março

O Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba fechou o balanço do primeiro trimestre de 2024. Foram realizados 210 atendimentos para as famílias assistidas, com entrega de aproximadamente 5.300 peças de roupas pessoais, 282 peças de roupas de cama e banho e 89 cobertores. Ao todo, 27 famílias receberam algum tipo

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 05/04/2024
Caraguatatuba inicia semana com 224 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 242 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 242 oportunidades de emprego. Destaque para 73 vagas de eletricista em diversas áreas, 20 para preparador de estrutura metálica (ajudante de obras), 20 de sinaleiro, 10 de operador de telemarketing, 10 de consultor de vendas, seis de encanador

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 01/04/2024
Atleta de Caraguatatuba é consagrada campeã mundial de Muay Thai na Tailândia
Atleta de Caraguatatuba é consagrada campeã mundial de Muay Thai na Tailândia

A atleta de Caraguatatuba, Maria Eduarda, conhecida como Duda Santana, foi consagrada campeã mundial de Muay Thai Profissional, na Tailândia. A competição ocorreu no dia 16/03, na província de Ayuttaya, e foi organizada pela AITMA & IMTF. Duda Santana é a primeira atleta profissional do litoral Norte e Vale do

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 22/03/2024