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Educatech 2019: Palestra de abertura sugere que aluno deve ser principal agente do aprendizado

Educatech 2019: Palestra de abertura sugere que aluno deve ser principal agente do aprendizado

#PraCegoVer: No palco da esquerda para a direita, o vice-prefeito Campos Júnior, a secretária Márcia Paiva, e os professores Bruno Nacano, Rúbia Costa e Leandro de Souza. (Foto: Lucas Camargo/ PMC)
O II Congresso de Tecnologia na Educação – Educatech 2019 teve início nessa quinta-feira (28), às 19h, no Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba.
O encontro deste ano teve como objetivo demonstrar experiências práticas assertivas em sala de aula bem como os excelentes resultados.
Na abertura, o vice-prefeito, Campos Júnior, ressaltou que os educadores são a mola propulsora de transformação na sociedade e que esse evento trará mais conhecimento e troca de experiências aos professores e alunos.
A secretária de Educação Márcia Paiva ressaltou a importância do Educatech enquanto espaço de aprendizado e aperfeiçoamento profissional e agradeceu especialmente à equipe do setor de Informática Educativa pela organização – professores Rúbia Costa, Bruno Nacano e Leandro de Souza.
Em seguida, o professor de Matemática. Fernando Mello Trevisani abordou o tema “Metodologias Ativas: Relatos de Experiência”. Trevisani que é mestre Tecnologias Educacionais e Educação Matemática (UNESP) e pós-graduado em Educação Inovadora: Design, Autoria, Didática e Tecnologia (Instituto Singularidades) começou explicando os conceitos da Educação 1.0 (aquela que o aluno aprende com o professor em sala de aula com recursos de livros, apostilas, quadro e giz); 2.0 (aquele onde há alguma troca entre alunos, utilizando hardware, software e materiais didáticos, porém ainda em sala de aula ou laboratórios); 3.0 (onde o aluno aprende com o professor e com os colegas com múltiplos recursos, podendo ser presencial ou à distância).
“Atualmente estamos no estágio 4.0, ou seja, o aprendizado ocorre por meio de problemas e situações reais, combinando equilibradamente atividades, desafios e informações contextualizadas”, disse Fernando.
O professor sugeriu que dentro do Ensino Híbrido (abordagem que combina espaços, ferramentas e estilos de aprendizagem para potencializar o desenvolvimento de cada aluno), os educadores podem utilizar a Rotação por Estações. Esse método consiste em criar uma espécie de circuito dentro da sala de aula, que propõe atividades diversas em cada estação baseada num tema central. A ideia é que os estudantes, divididos em pequenos grupos, façam um rodízio pelos diversos pontos.
“Dessa maneira é possível trabalhar o objetivo de sua aula de várias formas diferentes; possibilita o desenvolvimento da autonomia e responsabilização pelo próprio aprendizado; intensifica a interação aluno/professor e aluno/aluno; permite a personalização; e muda o gerenciamento da sala de aula”, apontou Trevisani.
Também apontou razões para usar o modelo Laboratório Rotacional. Assim como na Rotação por Estações, este ocorre em um laboratório de informática e possibilita o desenvolvimento da autonomia e responsabilização pelo próprio aprendizado, entre outras vantagens.
Outro ponto abordado pelo matemático foi a importância da organização do espaço escolar e das salas de aula de acordo com a realidade de cada comunidade de forma a contribuir para alcançar os elementos planejados e do tipo de aula que se quer desenvolver.
Destacou ainda a importância do trabalho em equipe. “Quando aplica-se o trabalho em grupo, espera-se que os alunos dependam uns dos outros, sendo responsáveis pelo seu aprendizado e do próximo. Para isso o professor deve decidir sobre quais normas e habilidades serão necessárias para que a tarefa seja executada e fazer a divisão adequada entre os participantes”, disse.
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