Pesquisar No Site

Prefeitura encerra Projeto “Territórios e Redes – Prevenção à violência contra Pessoas com Deficiência”

Publicado em: 07/02/2019
0661b93a-3c8e-42cc-9d99-c0669a8d73b9
Prefeitura encerra Projeto “Territórios e Redes – Prevenção à violência contra Pessoas com Deficiência”

#pracegover
Salão Monteiro Lobato na Secretaria de Educação. Vários profissionais entre homens e mulheres que atendem pessoas com deficiência estão sentadas na plateia. Elas assistem palestra de um deficiente auditivo em Libras. Ele veste camisa cinza claro e calça mostarda e tênis marrom. (Foto: Lucas Camargo/PMC)

Nesta quinta-feira (7) houve o encerramento do Projeto“Territórios e Redes – Prevenção à violência contra Pessoas com Deficiência”, com o seminário “Tomada de Decisão Apoiada, Capacidade Jurídica e Autonomia da Pessoa com Deficiência”, realizado por meio de um Convênio entre a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais APAE-SAP e o Centro Tecnológico e Inovação/CTI, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD).

O evento ocorreu no Salão Monteiro Lobato, na Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba, aberto ao público e com a participação de profissionais do setor de Educação Inclusiva, da Secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania, da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, APAE Caraguatatuba, Acalento e entidades que atendem pessoas desse segmento social.

O curso que teve início em dezembro do ano passado e proporcionou debates sobre deficiência, barreiras, direito e legislação, prevenção à violência, trabalho em rede e políticas públicas, voltadas para pessoas com deficiência.

A primeira palestra foi com o tema “Tomada de Decisão Apoiada Capacidade Jurídica”,  com o professor Pedro Peruzzo, da Pontifícia Universidade Católica PUC Campinas, que explicou sobre a constituição e a legislação Brasileira para este público.

Em seguida, Cristiano Koyama e Maria Inês Vieira, da Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação (Derdic-SP), ministraram a palestra “Autonomia da Pessoa com Deficiência Auditiva”,  onde frizaram as dificuldades de um surdo. Cristiano, que é deficiente auditivo, relatou suas próprias experiências e dificuldades, utilizando a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), enquanto Maria Inês fez a tradução para o público.

O curso foi encerrado com a palestra “Defesa dos direitos e promoção da autonomia da Pessoa com Deficiência”, ministrada por  Cleyton Borges e Fernando Lino, do Centro de Apoio Técnico da 1° Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência de São Paulo.

Segundo a Supervisora da APAE-SP, Deisiana Campos Paes, a turma em Caraguatatuba teve ótima participação. “Foi importante reunir no curso vários segmentos, rever as concepções sobre as pessoas com deficiência e compreender o papel de cada equipamento público nos casos de prevenção e de violência contra esta população. Agradeço à Prefeitura de Caraguatatuba todo apoio que tivemos nesse projeto”, declarou.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Atletas de Caraguatatuba conquistam títulos no Campeonato Sul-Americano de Pesca
Atletas de Caraguatatuba conquistam títulos no Campeonato Sul-Americano de Pesca

Os atletas de Caraguatatuba foram destaque no Campeonato Sul-Americano de Pesca, realizado em Punta del Este, no Uruguai, entre os dias 9 e 13 de junho. O evento reuniu centenas de competidores que representaram cinco países da América do Sul: Brasil, Uruguai, Argentina, Paraguai e Chile e contou com a

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 17/06/2025
Caraguatatuba conquista três pódios na 3ª etapa do Campeonato Paulista de BMX
Caraguatatuba conquista três pódios na 3ª etapa do Campeonato Paulista de BMX

Atletas de Caraguatatuba brilharam mais uma vez no cenário estadual de BMX. No último domingo (18), a cidade de Indaiatuba foi sede da 3ª etapa do Campeonato Paulista e reuniu mais de 480 competidores de diversas regiões do estado. E a delegação caraguatatubense fez bonito, com pódio em três categorias.

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 19/05/2025
Caraguatatuba é homenageada no Dia da Marinha com Medalha do Centenário
Caraguatatuba é homenageada no Dia da Marinha com Medalha do Centenário

Nesta terça-feira (11), uma cerimônia realizada na Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião marcou as comemorações pelo Dia da Marinha. A data é uma alusão à Batalha Naval do Riachuelo, ocorrida em 11 de junho de 1865, marco na história militar brasileira, que consolidou a superioridade naval do

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 10/06/2025
Pontos MIS tem Mostra LGBT+ na Videoteca Lúcio Braun em junho
Pontos MIS tem Mostra LGBT+ na Videoteca Lúcio Braun em junho

A Videoteca Lúcio Braun apresenta mais uma seleção de filmes do programa Pontos MIS. As exibições serão às terças-feiras, dias 3, 10, 14 e 24 de junho, às 18h, com entrada gratuita. Em junho é celebrado o mês do orgulho LGBT+ e, para marcar a data, Cineclube preparou uma programação dedicada

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 29/05/2025
16ª Cavalaria do Divino é destaque no próximo domingo em Caraguatatuba
16ª Cavalaria do Divino é destaque no próximo domingo em Caraguatatuba

A programação da 34ª Festa do Divino Espírito Santo, uma das principais manifestações religiosas de Caraguatatuba, prevê no dia 25/5 (domingo), no último dia do evento, a 16ª edição da Cavalaria do Divino. A concentração está marcada às 10h, na Praça da Cultura, no Centro. A inscrição é obrigatória e

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 19/05/2025