Pesquisar No Site
Palestra sobre ave Jacutinga, ameaçada de extinção, é realizada para alunos do Rio do Ouro
Palestra sobre ave Jacutinga, ameaçada de extinção, é realizada para alunos do Rio do Ouro
A ave Jacutinga, que está ameaçada de extinção, foi o tema da palestra realizada ontem (26/02) para os alunos da EMEI / EMEF Profª. Aida de Almeida Castro Grazioli – CIEFI Rio do Ouro. Promovida por meio do Projeto Jacutinga, a palestra foi realizada pela Organização Não Governamental (ONG) Sociedade para Conservação das Aves do Brasil (SAVE Brasil), em parceria com o Parque Estadual Serra do Mar e a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação.

#PraCegoVer: Todos os alunos da turma estão atentos na explicação do Biólogo, que está em pé dentro da sala. (Foto: Bianca Oliveira/PMC)
O tema foi abordado no período da manhã para os alunos dos 5º anos A, B e C; e no período da tarde para alunos dos 3º anos A, B e C, todos acompanhados de seus professores.
Durante a palestra, foi apresentado o projeto de reintrodução da ave Jacutinga que se encontra em risco de extinção. A ave é encontrada em áreas protegidas de Mata Atlântica como por exemplo o Parque Estadual Serra do Mar, em Caraguatatuba.
As crianças conheceram mais sobre a ave e o Projeto Jacutinga assistindo os vídeos que mostram como é feito o trabalho de reintrodução da Jacutinga, sua soltura, a alimentação, etc. Além disso, os alunos viram pessoalmente alguns equipamentos de campo, entre eles, bússola, GPS de trilha, tablet, protetor de perna, binóculos e equipamento VHF que capta o sinal transmissor da ave.

#PraCegoVer: De pé está uma aluna segurando um GPS, enquanto o palestrante junto dela apresenta para toda a sala um dos equipamentos de campo. (Foto: Bianca Oliveira/PMC)
A aluna Ana Clara, do 5º ano A, participou da palestra e gostou de ver os vídeos apresentados na sala de aula. “É interessante a gente aprender mais sobre as aves”.
A palestra foi ministrada pelo biólogo do Parque Estadual Serra do Mar, Roque Alves Pereira, que é também colaborador da ONG Save Brasil, responsável pelo Projeto Jacutinga. Ele destacou a importância da preservação da ave, por ser uma grande dispersora de sementes. Segundo ele, ao todo são mais de 41 espécies de vegetais que ela dispersa no solo.
A Professora Coordenadora da escola, Alexandra Aparecida Monteiro Pinho disse que já participaram há alguns anos atrás 2015/2016. E que recebeu um convite do Parque Estadual, por meio da pesquisadora chefe da ONG Alecsandra Tassoni.
Veja Também Recentes
Humorista Matheus Ceará apresenta “Desculpa eu ter vindo!” no Teatro Mario Covas dia 26 de junho
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe no dia 26 de junho (sexta-feira), às 20h, o show de comédia “Desculpa eu ter vindo!” com o humorista Matheus Ceará. podem ser adquiridos pelo link https://tinyurl.com/392h4yc2 ou pessoalmente na Reticências Livraria, situada na Rua Padre Anchieta, nº 556, no Centro. Em seu
Prefeitura mobiliza passeata contra abuso e exploração sexual infantil em parceria com Educação no bairro Casa Branca
A Prefeitura de Caraguatatuba promoveu, na última terça-feira (19), uma passeata educativa em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A mobilização foi realizada pela equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Casa Branca e contou com a participação de estudantes
Prefeitura de Caraguatatuba e Unitau levam atendimento de saúde para Comunidade Terapêutica Restitui neste sábado
A Prefeitura de Caraguatatuba realiza neste sábado (30), das 8h às 13h, uma ação de saúde voltada aos pacientes atendidos pela Comunidade Terapêutica Restitui, em parceria com a Universidade de Taubaté. Segundo a Secretaria de Saúde, a programação contará com atendimento médico, vacinação, coleta de exame preventivo (Papanicolau), testes rápidos
Prefeitura convoca mais 12 bolsistas do PEAD para reforço na limpeza urbana de Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba chamou mais 12 bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) da seleção de 2024 para se apresentar até quarta-feira (17/6), das 9h às 12h e das 14h às 16h, na Divisão Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. Após a assinatura do contrato,
Prefeitura de Caraguatatuba divulga 55ª chamada em substituição de aprovados do Concurso de 2023
A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba chamou mais seis aprovados de cinco cargos do Concurso Público de 2023 para se apresentar nesta quarta, quinta e sexta-feira (17, 18 e 19/6), das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de