Pesquisar No Site
Caraguatatuba realiza Semana de Combate à Dengue
Caraguatatuba realiza Semana de Combate à Dengue

#PraCegoVer Imagem aérea de drone mostrando diversas casas com piscinas. (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
Com a morte da médica, A.M.V., de 50 anos, por dengue hemorrágica, em Caraguatatuba na semana passada, a cidade ficou em alerta máximo contra a doença e mais de 30 profissionais da Secretaria de Saúde, junto à equipe da Secretaria de Serviços Públicos, já estão nas ruas desde sábado (09/02) para reforçar as ações de combate ao mosquito.
Neste final de semana, o bairro Martim de Sá, onde a médica residia, recebeu a Operação Cata-Treco, para retirada de materiais que possam acumular água e; no raio de 150 metros da casa da vítima, houve aplicação de inseticida. Trabalharam nestas ações cerca de 20 agentes de controle de zoonoses e 10 agentes comunitários de Saúde.
Nesta segunda-feira (11), a Operação Cata-treco chegou ao bairro Barranco Alto, onde também ocorre bloqueio mecânico pela equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), mediante confirmação de caso na Rua Israel Iglesias. Trata-se de uma mulher, de 37 anos, grávida, que está no 2º trimestre da gestação. Ela encontra-se internada na Casa de Saúde Stella Maris.
Segundo o coordenador do CCZ, Ricardo Fernandes, assim que o bloqueio mecânico for finalizado, haverá aplicação de inseticida. A equipe do CCZ segue em alerta e, conforme aparecimento de novos casos suspeitos, a equipe será deslocada ao local para bloqueio mecânico e nebulização.
“Mas apesar das ações por parte do governo municipal, ainda temos encontrado muitos criadouros de mosquitos nas casas visitadas. Precisamos urgentemente que as pessoas também colaborem e se protejam. Aquelas que já tiveram a dengue pelo sorotipo 1, em especial, precisam estar atentas mediante a possibilidade de um outro sorotipo no município. Passem repelente e todos precisam colaborar fazendo a limpeza de suas casas ao menos uma vez por semana”, alertou.
O bairro Casa Branca também já passou por nebulização na semana passada e recebeu a Operação Cata-treco. De 11 a 15, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, segue com intensificação das ações de combate ao Aedes aegypti em diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Clique aqui e confira o cronograma da Semana de Combate à Dengue
Veja Também Recentes
Fórum de Educação Étnico-Racial fortalece ações conjuntas no Litoral Norte
Caraguatatuba recebeu nesta quarta-feira (9), no Teatro Mario Covas, o 2º Fórum de Educação Étnico-Racial do Litoral Norte de São Paulo. O encontro reuniu profissionais das redes de ensino de Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba para discutir práticas e políticas voltadas à equidade, diversidade e educação antirracista. Realizado pela
CaraguaPrev realiza prova de vida de aposentados e pensionista aniversariantes de setembro até dia 30
Segurados ativos e inativos do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) aniversariantes de setembro devem realizar o recadastramento anual obrigatório até dia 30 (quarta-feira), das 9h às 16h30, na sede do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), no Centro, ou via on-line por meio do aplicativo Minha Previdência.
APAE de Caraguatatuba promove congresso com debates sobre inclusão e neurodivergência
Especialistas de diferentes áreas devem marcar presença em Caraguatatuba no dia 28 de setembro para discutir temas que fazem parte da rotina de pessoas com deficiência, famílias e profissionais. O 1º Congresso APAE de Caraguatatuba – Conexões para a Inclusão será realizado no Teatro Mario Covas, com palestras sobre neurodivergência,
“Simplesmente Di Giaimo” reúne obras de cinco artistas da mesma família no Macc
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) abre no dia 25 de setembro, às 19h, a exposição “Simplesmente Di Giaimo” com pinturas, aquarelas e livros dos irmãos Di Giaimo e revela a arte como elo entre diferentes trajetórias. Com classificação livre e entrada gratuita, a visitação segue até
Caraguatatuba orienta representantes do setor de alimentos sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas
A Vigilância Sanitária de Caraguatatuba reuniu representantes de pequenos e grandes mercados do município, na última quarta-feira (16), para apresentar as mudanças previstas na Portaria CVS nº 3, de 3 de julho de 2026. A norma aprova o novo Regulamento Técnico de Boas Práticas para estabelecimentos comerciais de alimentos e