Pesquisar No Site
Após reforma, Entreposto de Pesca do Porto Novo recebe Alvará Sanitário
Após reforma, Entreposto de Pesca do Porto Novo recebe Alvará Sanitário

#PraCegoVer: Imagem da área externa do box com pia e cubas de inox, mármore ao lado da pia utilizado para limpar o pescado. Na parede estão perdurados utensílios domésticos como uma colher, três facas e tesouras. (Foto: Luis Gava/PMC)
Há muitos anos a Assopazca (Associação de Pescadores Artesanais da Zona Sul de Caraguatatuba) tenta regularizar a licença de funcionamento sanitário do Entreposto de Pesca do Porto Novo, mas este ano, com apoio da Prefeitura de Caraguatatuba, o espaço foi reformado e o Alvará Sanitário concedido pela Vigilância Sanitária (VS) do município.
Em 2016, a última vistoria realizada pela VS apontou irregularidades como cubas antigas e quebradas, pisos inadequados e a falta do Curso de Manipulação de Alimentos aos associados. A Assopazca abriu um processo junto a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca solicitando apoio com as adequações do espaço e curso para obtenção do Alvará Sanitário.
As obras foram realizadas no final do ano passado, onde foram instaladas novas cubas de inox, novos pisos e azulejos, troca de portas, pintura interna e externa, revisão elétrica e hidráulica e piso em concreto na parte externa. Além disso, todos os pescadores associados participaram do curso de atualização em Manipulação de Alimentos, garantindo a obtenção do alvará.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Marcel Giorgeti, a reforma beneficia os pescadores e proporciona mais segurança sanitária aos clientes. “Agora eles estão trabalhando com mais conforto em um ambiente adequado e seguindo as normas da vigilância sanitária. Esse Alvará é uma conquista importante a todos os pescadores artesanais que trabalham no entreposto”, destacou.

#PraCegoVer: Imagem mostra um freezer e diversas caixas de isopor. O destaque é o piso novo, na cor bege, instalado com a reforma do entreposto. (Foto: Luis Gava/PMC)
Entreposto de Pesca do Camaroeiro
O prédio do Entreposto de Pesca do Camaroeiro também irá receber uma obra de revitalização, que está prevista para iniciar logo após o carnaval.
O novo espaço terá um layout mais aconchegante e agradável, com uma cobertura maior para atender os pescadores e consumidores, melhor disposição dos boxes e melhorias na câmara fria, gerando grande impacto positivo no âmbito comercial e sanitário no espaço.
A obra contempla reforço estrutural (fundações e pilares); substituição total da cobertura atual por cobertura metálica termoacústica, apoiada em estrutura metálica galvanizada a fogo; execução de cobertura central que unirá os blocos; substituição de todo revestimento e piso cerâmico dos boxes; execução de alvenaria na parte posterior dos boxes, criando despensas para guarda de isopores e utensílios de pesca; substituição das portas e esquadrias de madeira por esquadrias de alumínio e aço galvanizado; substituição da bancada em granito dos boxes de processamento de camarão; instalação de pista refrigerada nos boxes de venda de pescados; execução de cisterna em alvenaria para captação d’água da chuva e utilização da mesma na lavagem da área externa do entreposto; revisão de toda elétrica e hidráulica dos boxes e blocos que compõem o entreposto, assim como a adequação às necessidades dos mesmos; revisão e execução de novo sistema de esgoto conforme projeto; execução de pavimentação (externa) em concreto polido e serrado; além da execução de paisagismo com a introdução de árvores nativas e arbustos ornamentais. A reforma contempla uma área coberta de 754,28m², pavimentação em 1.095,61m², totalizando 1.849,89m².
Veja Também Recentes
Basquete feminino sub-15 de Caraguatatuba estreia com duas vitórias no torneio Região III da Federação Paulista
A equipe sub-15 do Projeto Socioeducativo Massaguaçu Basketball Feminino começou sua participação no torneio da Região III da Federação Paulista de Basketball com duas vitórias e assumiu a liderança da competição. As partidas foram disputadas no Ginásio do CTI, em Taubaté, no último sábado (30). Representando Caraguatatuba, o time venceu
Cineclube tem sessão especial em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial
O Cineclube Pontos MIS exibe nesta quinta-feira (21/5), às 18h, na Videoteca Lúcio Braun, o filme “Ninguém sai vivo daqui”, dirigido por André Ristum. A entrada é gratuita e não é necessário retirar o ingresso com antecedência. A sessão dialoga com o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, lembrado em 18
Crie Sebrae promove curso de comunicação e captação de recursos para projetos culturais em Caraguatatuba
O Crie Sebrae, por meio do projeto Crie Produção Cultural, em parceria com o Governo Municipal e a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), realiza nos dias 28 e 29 de maio (quinta e sexta-feira), das 14h às 18h, no Polo Cultural do Centro, o curso gratuito “Crie o
1º Encontro dos Servidores do SUAS de Caraguatatuba valoriza projetos inovadores e fortalece rede socioassistencial
A Secretaria de Assistência Social realizou, na tarde da última sexta-feira (15), Dia do Assistente Social, o 1º Encontro dos Servidores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O evento ocorreu no bairro Jardim Aruan e marcou a cerimônia de entrega de certificados e premiação dos projetos “Inovando no Cuidado
Festival de Vôlei de Praia reúne 24 equipes e abre programação do Caraguá Agita Esportes
O Festival de Vôlei de Praia Masculino movimentou a Arena do Indaiá no último fim de semana (6 e 7) e marcou mais uma etapa do programa Caraguá Agita Esportes 2026, promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação. A competição reuniu 24 equipes e