Pesquisar No Site
Após reforma, Entreposto de Pesca do Porto Novo recebe Alvará Sanitário

Após reforma, Entreposto de Pesca do Porto Novo recebe Alvará Sanitário

#PraCegoVer: Imagem da área externa do box com pia e cubas de inox, mármore ao lado da pia utilizado para limpar o pescado. Na parede estão perdurados utensílios domésticos como uma colher, três facas e tesouras. (Foto: Luis Gava/PMC)
Há muitos anos a Assopazca (Associação de Pescadores Artesanais da Zona Sul de Caraguatatuba) tenta regularizar a licença de funcionamento sanitário do Entreposto de Pesca do Porto Novo, mas este ano, com apoio da Prefeitura de Caraguatatuba, o espaço foi reformado e o Alvará Sanitário concedido pela Vigilância Sanitária (VS) do município.
Em 2016, a última vistoria realizada pela VS apontou irregularidades como cubas antigas e quebradas, pisos inadequados e a falta do Curso de Manipulação de Alimentos aos associados. A Assopazca abriu um processo junto a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca solicitando apoio com as adequações do espaço e curso para obtenção do Alvará Sanitário.
As obras foram realizadas no final do ano passado, onde foram instaladas novas cubas de inox, novos pisos e azulejos, troca de portas, pintura interna e externa, revisão elétrica e hidráulica e piso em concreto na parte externa. Além disso, todos os pescadores associados participaram do curso de atualização em Manipulação de Alimentos, garantindo a obtenção do alvará.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Marcel Giorgeti, a reforma beneficia os pescadores e proporciona mais segurança sanitária aos clientes. “Agora eles estão trabalhando com mais conforto em um ambiente adequado e seguindo as normas da vigilância sanitária. Esse Alvará é uma conquista importante a todos os pescadores artesanais que trabalham no entreposto”, destacou.

#PraCegoVer: Imagem mostra um freezer e diversas caixas de isopor. O destaque é o piso novo, na cor bege, instalado com a reforma do entreposto. (Foto: Luis Gava/PMC)
Entreposto de Pesca do Camaroeiro
O prédio do Entreposto de Pesca do Camaroeiro também irá receber uma obra de revitalização, que está prevista para iniciar logo após o carnaval.
O novo espaço terá um layout mais aconchegante e agradável, com uma cobertura maior para atender os pescadores e consumidores, melhor disposição dos boxes e melhorias na câmara fria, gerando grande impacto positivo no âmbito comercial e sanitário no espaço.
A obra contempla reforço estrutural (fundações e pilares); substituição total da cobertura atual por cobertura metálica termoacústica, apoiada em estrutura metálica galvanizada a fogo; execução de cobertura central que unirá os blocos; substituição de todo revestimento e piso cerâmico dos boxes; execução de alvenaria na parte posterior dos boxes, criando despensas para guarda de isopores e utensílios de pesca; substituição das portas e esquadrias de madeira por esquadrias de alumínio e aço galvanizado; substituição da bancada em granito dos boxes de processamento de camarão; instalação de pista refrigerada nos boxes de venda de pescados; execução de cisterna em alvenaria para captação d’água da chuva e utilização da mesma na lavagem da área externa do entreposto; revisão de toda elétrica e hidráulica dos boxes e blocos que compõem o entreposto, assim como a adequação às necessidades dos mesmos; revisão e execução de novo sistema de esgoto conforme projeto; execução de pavimentação (externa) em concreto polido e serrado; além da execução de paisagismo com a introdução de árvores nativas e arbustos ornamentais. A reforma contempla uma área coberta de 754,28m², pavimentação em 1.095,61m², totalizando 1.849,89m².
Veja Também Recentes

Viadutos no planalto da Tamoios ganham reforço estrutural
A Concessionária Tamoios realiza até novembro atividades de reforço das estruturas de alguns viadutos localizados no trecho de planalto da rodovia. As atividades têm por objetivo a manutenção preventiva para manter a segurança dos usuários. As intervenções serão realizadas no km 21,5, km 34 e km 38,4. Em decorrência da

Encerrado ciclo de Audiências Públicas do PPA 2026-2029 e LDO 2026
Caraguatatuba encerrou a série de três audiências públicas do Plano Plurianual 2026-2029 e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026. O evento foi na EMEF Professora Antonia Antunes Arouca, no bairro do Massaguaçu, na segunda-feira (28), entre 19h e 21h. A primeira ocorreu no dia 24 deste mês, na

Neste sábado tem Saída Fotográfica no Rio Juqueriquerê em Caraguatatuba
O fotógrafo e artista-orientador das Oficinas Culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Gustavo Grunewald, realiza neste sábado (26/4), das 14h30 às 18h30, uma saída fotográfica pelas margens do rio Juqueriquerê. O ponto de encontro será no entreposto de pesca do Porto Novo. A inscrição deve ser realizada pelo formulário

Problemas financeiros e de internet dominam ranking de reclamações do Procon de Caraguatatuba no 1º trimestre
O balanço de atividades do Procon de Caraguatatuba registrou 2.896 procedimentos formalizados dos 5.806 atendimentos realizados nos meses de janeiro, fevereiro e março. Desses, 2.910 atendimentos foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos. O ranking de reclamações do 1º trimestre foi marcado por problemas com envio de produtos sem solicitação

Atletas de Karatê de Caraguatatuba representam seleção paulista e disputam etapa do Brasileiro 2025
Treze atletas de karatê de Caraguatatuba representaram a seleção paulista no último fim de semana (26 e 27) e disputaram a primeira etapa do Brasileiro 2025, em Taubaté (SP). Os atletas de Caraguatatuba conquistaram 18 medalhas, sendo cinco de ouro, cinco de prata e oito medalhas de bronze. Jasmin Orizo,