Pesquisar No Site

Convocação para a Guarda Mirim será publicada na quinta (24/01)

Destaques
01_21 Gabarito da prova Guarda Mirim 2
Convocação para a Guarda Mirim será publicada na quinta (24/01)

#PraCegoVer Candidatos fazem fila diante de uma funcionária que checa os nomes dos inscritos em uma lista. (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

A prova para o processo seletivo da Guarda Mirim foi realizada ontem (20/01), com o comparecimento de 238 dos 418 inscritos. São 30 vagas disponibilizadas, que serão distribuídas em dois períodos (manhã e tarde), com carga horária de até 20 horas semanais.

A lista de classificação e convocação para a matrícula será publicada na quinta-feira (24/01) no site www.caragauatatuba.sp.gov.br, no Diário Oficial do Município.

Os inscritos têm entre 14 e 16 anos e 11 meses; moram em Caraguatatuba há no mínimo três anos; estão matriculados e frequentam o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio em algum colégio da rede pública de ensino ou em colégio particular com a comprovação de que possuem bolsa integral de estudo (Bolsa de 100%); e têm renda familiar de até três salários mínimos.

A prova aplicada foi de língua portuguesa, matemática e história de Caraguatatuba. Confira abaixo o gabarito:

Gabarito Avaliação Processo Seletivo I

Guarda Mirim 2019

História de Caraguá        Líng. Portuguesa     Matemática  

01-D                                  11-C                            21-B

02-B                                  12-B                            22-B

03-C                                  13-D                            23-C

04-C                                  14-A                            24-B

05-A                                  15-B                            25-C

06-C                                  16-D                           26-B

07-A                                  17-B                            27-D

08-A                                 18-C                          28-A

09-C                                19-A                          29-C

10-C                                20-C                         30-A

 

Mais vagas

Outras 30 vagas serão preenchidas e distribuídas por programas sociais geridos exclusivamente pela Prefeitura para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A seleção será feita pelo corpo técnico da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania.

O programa

O Programa de Aprendizagem da Guarda Mirim temum ano e seis meses de duração, sendo que nos primeiros seis meses o adolescente é aspirante à Guarda Mirim e não é remunerado.

Depois de concluído o curso preparatório, o jovem passa a ser Guarda Mirim e passa receber a bolsa auxílio. A carga horária é de 20 horas semanais dividido em dois períodos (manhã e tarde). As atividades são desenvolvidas em horário contrário ao período escolar.

O aspirante à Guarda Mirim (primeira fase) passa pela pré-aprendizagem e formação que conta com conteúdos de disciplinas da Base Nacional Comum, aulas de cultura caiçara, que abordam aspectos históricos e geográficos da região, em especial Caraguatatuba, além de aulas de legislação, cidadania e atividades e projetos complementares.

Nesta fase os integrantes recebem orientações em temas como Defesa Civil, atividade física, ética, cidadania, noções gerais de direito e direito constitucional, noções gerais de legislação e trânsito, além de noções básicas de ecologia e preservação do meio ambiente.

Já o Guarda Mirim (segunda fase) realiza o curso de formação profissional para que os jovens sejam inseridos no mercado de trabalho pelo Projeto Primeiro Emprego.

A sede do programa é no prédio do Corpo de Bombeiros, que tem uma sala adaptada para as aulas da pré-aprendizagem, além de contar com outras áreas fundamentais para o funcionamento do projeto.

Atualmente, a Guarda Mirim está formando 60 jovens da cidade selecionados no começo de 2018, que estão sendo inseridos no mercado de trabalho.

O projeto socioeducativo tem como objetivo contribuir com a formação profissional e cidadã desses adolescentes. Enquanto realizam o curso e são aspirantes a Guarda Mirim, os adolescentes recebem uniformes, vale transporte e refeições. Após o curso de seis meses, os participantes recebem também uma bolsa auxílio.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba recebe reunião com CETESB e representantes de secretarias de Meio Ambiente do Litoral Norte
Caraguatatuba recebe reunião com CETESB e representantes de secretarias de Meio Ambiente do Litoral Norte

Caraguatatuba recebeu nesta quarta-feira (3) os representantes da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e das Secretarias de Meio Ambiente dos municípios vizinhos, para uma importante reunião. O encontro contou com a presença dos Secretários de Meio Ambiente e de suas equipes técnicas de licenciamento, sendo de Caraguatatuba,

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 03/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba pinta ciclovia da Emiliano Campedelli
Prefeitura de Caraguatatuba pinta ciclovia da Emiliano Campedelli

A Prefeitura de Caraguatatuba finalizou a pintura da ciclovia paralela a Avenida Emiliano Campidelli, no trecho que liga os bairros Casa Branca e Olaria, região Centro/Norte da cidade. Os trabalhos foram realizados pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semob), que pintou de vermelho o trecho de 700

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 08/04/2024
Inscrições para Vestibulinho 2º Semestre da ETEC de Caraguatatuba continuam até 9 de maio
Inscrições para Vestibulinho 2º Semestre da ETEC de Caraguatatuba continuam até 9 de maio

Continuam abertas as inscrições para o Vestibulinho de 2º Semestre 2024 da ETEC de Caraguatatuba. Os interessados podem se inscrever até às 15h do dia 9 de maio pelo site https://www.vestibulinhoetec.com.br/unidades-cursos/escola.asp?c=230 Entre os cursos oferecidos estão Administração (EaD – On-line), Comércio (EaD – On-line), Desenvolvimento de Sistemas (EaD – On-line),

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 18/04/2024
Hospital Regional do Litoral Norte lança Serviço de Oftalmologia
Hospital Regional do Litoral Norte lança Serviço de Oftalmologia

Capacidade inicial é de cerca de 30 atendimentos mês O Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN), gerido pelo Instituto Sócrates Guanaes, lançou em abril o novo serviço de cirurgia oftalmológica, com o objetivo de oferecer mais comodidade à população local e agilizar a fila de espera de quem aguarda por

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 19/04/2024
Plano Preventivo de Defesa Civil é encerrado nessa segunda-feira em Caraguatatuba
Plano Preventivo de Defesa Civil é encerrado nessa segunda-feira em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba encerra nessa segunda-feira (15) o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC). O encerramento obedece a resolução da  Defesa Civil do Estado de São Paulo, que prorrogou, em 1º de abril, os Planos Preventivos de Defesa Civil – Operação Chuvas de Verão 2023/2024, em diversas regiões do

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 15/04/2024