Pesquisar No Site

Convocação para a Guarda Mirim será publicada na quinta (24/01)

Destaques
01_21 Gabarito da prova Guarda Mirim 2
Convocação para a Guarda Mirim será publicada na quinta (24/01)

#PraCegoVer Candidatos fazem fila diante de uma funcionária que checa os nomes dos inscritos em uma lista. (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

A prova para o processo seletivo da Guarda Mirim foi realizada ontem (20/01), com o comparecimento de 238 dos 418 inscritos. São 30 vagas disponibilizadas, que serão distribuídas em dois períodos (manhã e tarde), com carga horária de até 20 horas semanais.

A lista de classificação e convocação para a matrícula será publicada na quinta-feira (24/01) no site www.caragauatatuba.sp.gov.br, no Diário Oficial do Município.

Os inscritos têm entre 14 e 16 anos e 11 meses; moram em Caraguatatuba há no mínimo três anos; estão matriculados e frequentam o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio em algum colégio da rede pública de ensino ou em colégio particular com a comprovação de que possuem bolsa integral de estudo (Bolsa de 100%); e têm renda familiar de até três salários mínimos.

A prova aplicada foi de língua portuguesa, matemática e história de Caraguatatuba. Confira abaixo o gabarito:

Gabarito Avaliação Processo Seletivo I

Guarda Mirim 2019

História de Caraguá        Líng. Portuguesa     Matemática  

01-D                                  11-C                            21-B

02-B                                  12-B                            22-B

03-C                                  13-D                            23-C

04-C                                  14-A                            24-B

05-A                                  15-B                            25-C

06-C                                  16-D                           26-B

07-A                                  17-B                            27-D

08-A                                 18-C                          28-A

09-C                                19-A                          29-C

10-C                                20-C                         30-A

 

Mais vagas

Outras 30 vagas serão preenchidas e distribuídas por programas sociais geridos exclusivamente pela Prefeitura para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A seleção será feita pelo corpo técnico da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania.

O programa

O Programa de Aprendizagem da Guarda Mirim temum ano e seis meses de duração, sendo que nos primeiros seis meses o adolescente é aspirante à Guarda Mirim e não é remunerado.

Depois de concluído o curso preparatório, o jovem passa a ser Guarda Mirim e passa receber a bolsa auxílio. A carga horária é de 20 horas semanais dividido em dois períodos (manhã e tarde). As atividades são desenvolvidas em horário contrário ao período escolar.

O aspirante à Guarda Mirim (primeira fase) passa pela pré-aprendizagem e formação que conta com conteúdos de disciplinas da Base Nacional Comum, aulas de cultura caiçara, que abordam aspectos históricos e geográficos da região, em especial Caraguatatuba, além de aulas de legislação, cidadania e atividades e projetos complementares.

Nesta fase os integrantes recebem orientações em temas como Defesa Civil, atividade física, ética, cidadania, noções gerais de direito e direito constitucional, noções gerais de legislação e trânsito, além de noções básicas de ecologia e preservação do meio ambiente.

Já o Guarda Mirim (segunda fase) realiza o curso de formação profissional para que os jovens sejam inseridos no mercado de trabalho pelo Projeto Primeiro Emprego.

A sede do programa é no prédio do Corpo de Bombeiros, que tem uma sala adaptada para as aulas da pré-aprendizagem, além de contar com outras áreas fundamentais para o funcionamento do projeto.

Atualmente, a Guarda Mirim está formando 60 jovens da cidade selecionados no começo de 2018, que estão sendo inseridos no mercado de trabalho.

O projeto socioeducativo tem como objetivo contribuir com a formação profissional e cidadã desses adolescentes. Enquanto realizam o curso e são aspirantes a Guarda Mirim, os adolescentes recebem uniformes, vale transporte e refeições. Após o curso de seis meses, os participantes recebem também uma bolsa auxílio.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Procon de Caraguatatuba alerta idosos sobre vendas abusivas com ciclo de palestras
Procon de Caraguatatuba alerta idosos sobre vendas abusivas com ciclo de palestras

O Procon da Prefeitura de Caraguatatuba continua com a rodada de palestras gratuitas “Consumo e o Idoso” nos dias 24 de abril (quarta-feira), 2 e 8 de maio (quinta e quarta-feira), na Ponte Seca, Cidade Jardim e no Indaiá, respectivamente. O objetivo é alertar e orientar a população idosa sobre

Leia Mais Notícias PROCON Publicado em 12/04/2019
Escola do Jetuba realiza atividade de Stand up paddle com garrafas pet
Escola do Jetuba realiza atividade de Stand up paddle com garrafas pet

A EMEF Profª Maria Thereza de Souza Castro, no Jetuba, em Caraguatatuba, realizou na quinta-feira (04/04) atividade de stand up paddle (SUP) feito com garrafas pet, durante a aula de Educação Física. Na aula, foi ensinado não só o funcionamento do stand up paddle, como também foi discutida a questão

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 05/04/2019
Torneio Início Aniversário da Cidade de Futebol de Campo 2019
Caraguatatuba lança tabela de resultados da 2ª rodada do “Torneio Início Aniversário da Cidade de Futebol de Campo 2019” e próximos jogos

Na terça-feira (02/04), o  campo do Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves (CEMUG),  foi palco para mais um jogo do “Torneio Início de Aniversário da Cidade de Futebol de campo 2019”. A realização do evento é da Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria de Esportes e Recreação. Às 20h15, a equipe

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 03/04/2019
Contadora de história da Fundacc
Contadora de história da Fundacc é selecionada para participar de Festival Nacional no Paraná

A contadora de histórias Rita Brugnerotti foi selecionada para ministrar uma oficina durante o 5° Festival Nacional de Contadores de Histórias de Ponta Grossa (PR) a ser realizado em maio. O projeto selecionado foi elaborado por Rita durante a Oficina de Projetos e Captação de Recursos, oferecida em 2018 pela

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 03/04/2019
Mesatenistas de Caraguatatuba são destaque na I Etapa da Copa do Brasil
Mesatenistas de Caraguatatuba são destaque na I Etapa da Copa do Brasil

De 28 a 31 de Março, atletas do tênis de mesa de Caraguatatuba participaram da I Etapa da Copa do Brasil, em São Paulo, no Centro Paralímpico Brasileiro. Eles disputaram com cerca de 600 atletas de todo o Brasil e conseguiram trazer na bagagem cinco medalhas. As medalhas foram garantidas

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 02/04/2019