Pesquisar No Site
Convocação para a Guarda Mirim será publicada na quinta (24/01)
Convocação para a Guarda Mirim será publicada na quinta (24/01)

#PraCegoVer Candidatos fazem fila diante de uma funcionária que checa os nomes dos inscritos em uma lista. (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
A prova para o processo seletivo da Guarda Mirim foi realizada ontem (20/01), com o comparecimento de 238 dos 418 inscritos. São 30 vagas disponibilizadas, que serão distribuídas em dois períodos (manhã e tarde), com carga horária de até 20 horas semanais.
A lista de classificação e convocação para a matrícula será publicada na quinta-feira (24/01) no site www.caragauatatuba.sp.gov.br, no Diário Oficial do Município.
Os inscritos têm entre 14 e 16 anos e 11 meses; moram em Caraguatatuba há no mínimo três anos; estão matriculados e frequentam o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio em algum colégio da rede pública de ensino ou em colégio particular com a comprovação de que possuem bolsa integral de estudo (Bolsa de 100%); e têm renda familiar de até três salários mínimos.
A prova aplicada foi de língua portuguesa, matemática e história de Caraguatatuba. Confira abaixo o gabarito:
Gabarito Avaliação Processo Seletivo I
Guarda Mirim 2019
História de Caraguá Líng. Portuguesa Matemática
01-D 11-C 21-B
02-B 12-B 22-B
03-C 13-D 23-C
04-C 14-A 24-B
05-A 15-B 25-C
06-C 16-D 26-B
07-A 17-B 27-D
08-A 18-C 28-A
09-C 19-A 29-C
10-C 20-C 30-A
Mais vagas
Outras 30 vagas serão preenchidas e distribuídas por programas sociais geridos exclusivamente pela Prefeitura para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A seleção será feita pelo corpo técnico da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania.
O programa
O Programa de Aprendizagem da Guarda Mirim temum ano e seis meses de duração, sendo que nos primeiros seis meses o adolescente é aspirante à Guarda Mirim e não é remunerado.
Depois de concluído o curso preparatório, o jovem passa a ser Guarda Mirim e passa receber a bolsa auxílio. A carga horária é de 20 horas semanais dividido em dois períodos (manhã e tarde). As atividades são desenvolvidas em horário contrário ao período escolar.
O aspirante à Guarda Mirim (primeira fase) passa pela pré-aprendizagem e formação que conta com conteúdos de disciplinas da Base Nacional Comum, aulas de cultura caiçara, que abordam aspectos históricos e geográficos da região, em especial Caraguatatuba, além de aulas de legislação, cidadania e atividades e projetos complementares.
Nesta fase os integrantes recebem orientações em temas como Defesa Civil, atividade física, ética, cidadania, noções gerais de direito e direito constitucional, noções gerais de legislação e trânsito, além de noções básicas de ecologia e preservação do meio ambiente.
Já o Guarda Mirim (segunda fase) realiza o curso de formação profissional para que os jovens sejam inseridos no mercado de trabalho pelo Projeto Primeiro Emprego.
A sede do programa é no prédio do Corpo de Bombeiros, que tem uma sala adaptada para as aulas da pré-aprendizagem, além de contar com outras áreas fundamentais para o funcionamento do projeto.
Atualmente, a Guarda Mirim está formando 60 jovens da cidade selecionados no começo de 2018, que estão sendo inseridos no mercado de trabalho.
O projeto socioeducativo tem como objetivo contribuir com a formação profissional e cidadã desses adolescentes. Enquanto realizam o curso e são aspirantes a Guarda Mirim, os adolescentes recebem uniformes, vale transporte e refeições. Após o curso de seis meses, os participantes recebem também uma bolsa auxílio.
Veja Também Recentes
Projeto “Seja Amigo do Parque” garante novos computadores para educação ambiental no Parque Juqueriquerê
O Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, em Caraguatatuba, recebeu nesta quinta-feira (7) dois computadores completos por meio das parcerias firmadas no projeto “Seja Amigo do Parque”, da ONG Maranata. A iniciativa busca fortalecer as ações de educação ambiental, sustentabilidade e desenvolvimento socioambiental no município. Os equipamentos foram destinados à Sala
10º Navegar Experience registra boa participação de público e valoriza artistas locais durante Luau
Mais de 250 pessoas participaram das experiências náuticas oferecidas durante a 10ª edição do Navegar Experience em Caraguatatuba, realizada no domingo (26). O evento ocorreu em diferentes pontos da cidade e as pessoas ainda aproveitaram as atrações musicais e food trucks no Luau à beira mar. A atividade de vela
Rodada da 3ª Divisão do Campeonato Municipal de Futebol tem goleadas em Caraguatatuba
A bola rolou no domingo (24) pela 3ª Divisão do Campeonato Municipal de Futebol de Caraguatatuba com partidas disputadas no Morro do Algodão e no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves, o Cemug. A rodada teve goleadas, confrontos equilibrados e mudanças na programação por conta da chuva. No Morro do Algodão,
Food Trucks retomam programação no Mirante do Camaroeiro neste fim de semana
A parceria entre Secretaria de Turismo de Caraguatatuba e food trucks para levar entretenimento e gastronomia ao Complexo Turístico do Mirante do Camaroeiro recomeça nesta quinta-feira (14), a partir das 19h. A programação desta semana será aberta pelo músico Paóli. Na sexta-feira (15), também às 19h, a banda Vat 60
Educação Infantil em tempo integral de Caraguatatuba promove vivência pedagógica na Praia do Camaroeiro
Caraguatatuba deu início às “Vivências Pedagógicas” da educação infantil em tempo integral, que têm como objetivo proporcionar experiências que ampliam as formas de aprender, explorar e construir conhecimento, conectando as crianças à cultura, à natureza e ao cotidiano. Nesta quinta-feira (14), o projeto “Pequenos Exploradores de Caraguatatuba” levou crianças, famílias