Pesquisar No Site

Cartório Eleitoral segue com biometria dos eleitores de Caraguatatuba

Publicado em: 16/01/2019
DSC_0004-e1524672833274
Cartório Eleitoral segue com biometria dos eleitores de Caraguatatuba

Os eleitores de Caraguatatuba que ainda não fizeram a identificação biométrica devem se cadastrar até o dia 19 de dezembro para evitar o cancelamento do título eleitoral e outros documentos, além da perda de uma série de direitos. Os moradores precisam comparecer ao Cartório Eleitoral, no bairro do Sumaré, munidos do documento de identidade original, título de eleitor (se tiver) e um comprovante de residência (emitido, no máximo, há três meses).  O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 11h às 18h.

Atualmente Caraguatatuba possui 91.613 eleitores (0,278% do eleitorado brasileiro). Desse total, apenas 57% da população com idade para votar fez o cadastro biométrico. Além disso, quem não executar o procedimento não poderá votar nas próximas eleições.

#PraCegoVer: Prédio do Cartório Eleitoral de Caraguatatuba

Com o título eleitoral cancelado, o eleitor fica impedido de obter passaporte, inscrever-se em concurso público, assumir cargo ou função pública, renovar matrícula em estabelecimentos oficiais de ensino, obter empréstimos em caixas econômicas federais e estaduais e até mesmo receber salário (em caso de servidor público), entre outros impedimentos.

A identificação biométrica envolve a coleta das impressões digitais dos dez dedos, fotografia e assinatura digitalizada de cada pessoa, além da atualização dos dados constantes no cadastro.

O Cartório Eleitoral fica na Avenida Brasil 775 – Sumaré (próximo ao Fórum de Caraguatatuba). Mais informações pelo telefone (12) 3882-1398. O agendamento para a biometria também pode ser feito no http://www.tre-sp.jus.br/.

Bairros – A partir de fevereiro, o Cartório Eleitoral de Caraguatatuba convocará os moradores dos bairros para realizar a identificação biométrica em datas pré-estabelecidas para cada comunidade. Carros de sons vão percorrer os bairros avisando sobre os dias agendados para os eleitores de cada localidade.

A Biometria

O Projeto de Identificação Biométrica da Justiça Eleitoral tem por objetivo implantar em âmbito nacional a identificação e verificação biométrica da impressão digital para garantir que o eleitor seja único no cadastro eleitoral e que, ao se apresentar para o exercício do voto, seja o mesmo que se habilitou no alistamento eleitoral.

O projeto piloto, realizado em 2008, envolveu pouco mais de 40 mil eleitores nos municípios de Colorado do Oeste (RO), São João Batista (SC) e Fátima do Sul (MS). Tanto o cadastramento biométrico quanto o reconhecimento das digitais durante as eleições foram um sucesso.

Nas eleições de 2018, estavam aptos a votar 87.363.098 eleitores por meio da identificação biométrica, (59,31% do eleitorado total de 147.306.275) em 2.793 municípios (48,65% do total, de 5.570).

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Atletas
Atletas do Beach Tênis de Caraguatatuba conquistam Sulamericano no Chile

As areias de Caraguatatuba têm sido uma terra seleta de muitos atletas de ponta, que vão além das fronteiras do município. No Beach Tênis, Arthur Marinho, Glauco André Ferreira, Bruno Moreira, André Celestino e Elaine Branco foram os caraguatatubenses que levaram o nome da cidade à Seleção Brasileira de Beach

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 07/03/2019
Secretaria de Esportes
Caraguatatuba abre inscrições para 7ª Copa Gatorade de Futsal Categorias de Base 2019 e outras competições

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, informa que a partir de segunda-feira (25/02), estarão disponíveis para retirada no Departamento de Futebol da Secretaria de Esportes as fichas da 7º Copa Gatorade de Futsal Categoria de Base 2019 e da Copa Integração do Comércio de

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 22/02/2019
FUNDACC
Fundacc lança campanha contra assédio sexual no Carnaval

Com a chegada do Carnaval, a Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba lança uma campanha de alerta contra o assédio sexual. O objetivo é que os foliões entendam que a festa é para diversão de todos, mas o respeito ao próximo é fundamental. Várias frases serão publicadas nas

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 25/02/2019
Veículo
Caraguatatuba inicia trabalhos com nebulizador veicular

Nesta quarta-feira (27/02), a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, passou pelos bairros Ponte Seca e Caputera com aplicação de inseticida por meio do nebulizador veicular, carro que transporta equipamento de nebulização. Segundo o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), o equipamento tem a capacidade

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 27/02/2019
Surf
Surfistas do Campeonato Municipal de Surf de Caraguatatuba são homenageados

A cerimônia de entrega de prêmios aos campeões e campeãs do Campeonato Municipal de Surf de Caraguatatuba 2018 foi realizada nesta semana e premiou a todos os surfistas que partciparam da competição. O evento ocorreu no Espeticho – Bar e Churrascaria, na última quarta-feira (27/02). Além dos surfistas participantes, o

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 01/03/2019