Pesquisar No Site

Cartório Eleitoral segue com biometria dos eleitores de Caraguatatuba

Publicado em: 16/01/2019
DSC_0004-e1524672833274
Cartório Eleitoral segue com biometria dos eleitores de Caraguatatuba

Os eleitores de Caraguatatuba que ainda não fizeram a identificação biométrica devem se cadastrar para evitar o cancelamento do título eleitoral e outros documentos, além da perda de uma série de direitos. Os moradores precisam comparecer ao Cartório Eleitoral, no bairro do Sumaré, munidos do documento de identidade original, título de eleitor (se tiver) e um comprovante de residência (emitido, no máximo, há três meses).  O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 11h às 18h.

Atualmente Caraguatatuba possui 91.613 eleitores (0,278% do eleitorado brasileiro). Desse total, apenas 57% da população com idade para votar fez o cadastro biométrico. Além disso, quem não executar o procedimento não poderá votar nas próximas eleições.

#PraCegoVer: Prédio do Cartório Eleitoral de Caraguatatuba

Com o título eleitoral cancelado, o eleitor fica impedido de obter passaporte, inscrever-se em concurso público, assumir cargo ou função pública, renovar matrícula em estabelecimentos oficiais de ensino, obter empréstimos em caixas econômicas federais e estaduais e até mesmo receber salário (em caso de servidor público), entre outros impedimentos.

A identificação biométrica envolve a coleta das impressões digitais dos dez dedos, fotografia e assinatura digitalizada de cada pessoa, além da atualização dos dados constantes no cadastro.

O Cartório Eleitoral fica na Avenida Brasil 775 – Sumaré (próximo ao Fórum de Caraguatatuba). Mais informações pelo telefone (12) 3882-1398. O agendamento para a biometria também pode ser feito no http://www.tre-sp.jus.br/.

Bairros – A partir de fevereiro, o Cartório Eleitoral de Caraguatatuba convocará os moradores dos bairros para realizar a identificação biométrica em datas pré-estabelecidas para cada comunidade. Carros de sons vão percorrer os bairros avisando sobre os dias agendados para os eleitores de cada localidade.

A Biometria

O Projeto de Identificação Biométrica da Justiça Eleitoral tem por objetivo implantar em âmbito nacional a identificação e verificação biométrica da impressão digital para garantir que o eleitor seja único no cadastro eleitoral e que, ao se apresentar para o exercício do voto, seja o mesmo que se habilitou no alistamento eleitoral.

O projeto piloto, realizado em 2008, envolveu pouco mais de 40 mil eleitores nos municípios de Colorado do Oeste (RO), São João Batista (SC) e Fátima do Sul (MS). Tanto o cadastramento biométrico quanto o reconhecimento das digitais durante as eleições foram um sucesso.

Nas eleições de 2018, estavam aptos a votar 87.363.098 eleitores por meio da identificação biométrica, (59,31% do eleitorado total de 147.306.275) em 2.793 municípios (48,65% do total, de 5.570).

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura multa empresa por manter área para descarte irregular de entulhos no Gaivotas
Prefeitura multa empresa por manter área para descarte irregular de entulhos no Gaivotas

A Prefeitura de Caraguatatuba multou a CTEEP (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista) por reincidência em manter uma área abandonada localizada na Rua Gaivota, no bairro Gaivotas, região central da cidade. O terreno abriga uma linha de transmissão e tem servido de descarte irregular de lixo e entulho, conforme

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Secretaria de Urbanismo Publicado em 03/04/2024
Credenciamento Shows de Aniversário – 167 Anos
Credenciamento Shows de Aniversário – 167 Anos

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Comunicação Social, informa que liberou a solicitação de CREDENCIAMENTO DOS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO que desejam realizar a cobertura dos shows de aniversário da cidade, que serão realizados dias 19 e 20 de abril de 2024 na Praça da Cultura. Os pedidos de credenciamento deverão

Leia Mais Notícias Secretaria de Comunicação Social Publicado em 11/04/2024
Time de basquete de Caraguatatuba avança em competições e se destaca nas partidas
Time de basquete de Caraguatatuba avança em competições e se destaca nas partidas

O time de basquete de Caraguatatuba disputou, no último final de semana, o “Basquete Adulto Metropolitano” contra a equipe XXT Basketball. O time teve um desempenho notável, que deixou a partida acirrada, mesmo que o resultado final não tenha sido favorável. A competição terminou em 73 a 68 para o

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 09/04/2024
Cerimônia ‘Barcos ao Mar’ celebra a abertura da pesca do camarão
Cerimônia ‘Barcos ao Mar’ celebra a abertura da pesca do camarão

A benção das embarcações acontece no Entreposto de Pesca do Camaroeiro no dia 28 de abril   A 25ª edição da tradicional cerimônia ‘Barcos ao Mar’ será realizada no dia 28 de abril, domingo, a partir das 10h, no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, no Centro de Caraguatatuba. Este é

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 12/04/2024
Torneio Aniversário da Cidade de Futebol tem jogos válidos pelas quartas de final neste domingo
Torneio Aniversário da Cidade de Futebol tem jogos válidos pelas quartas de final neste domingo

Quatro jogos serão disputados pelas quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo neste domingo (24/3). No campo do Morro do Algodão, a partir das 11h tem a disputa entre EC Primavera e EC beira Mar, valendo uma vaga nas semifinais. Logo depois, às 13h, Pegorelli

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 22/03/2024