Pesquisar No Site

Começa hoje (02/01) inscrições para processo seletivo da Guarda Mirim

Destaques
12_07 Abertas inscrições para a Guarda Mirim 2
Começa hoje (02/01) inscrições para processo seletivo da Guarda Mirim

A Prefeitura de Caraguatatuba inicia nesta quarta-feira (02/01), abertura do processo seletivo da Guarda Mirim. As inscrições deverão ser realizadas no endereço eletrônico https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/guardamirim/.

O período de inscrições segue até o dia 11 de janeiro, às 23h30. Foram disponibilizadas 30 vagas. O edital completo está disponível no Diário Oficial Eletrônico (Edição 68), no site da Prefeitura de Caraguatatuba, onde contém as informações completas.

Para se inscrever é necessário ter entre 14 e 16 anos e 11 meses; morar em Caraguatatuba por no mínimo três anos; estar matriculado e frequentar o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio em algum colégio da rede pública de ensino ou em colégio particular mediante apresentação de documento que comprove bolsa integral de estudo (Bolsa de 100%); ter renda familiar de até três salários mínimos.

A lista de convocação será publicada no dia 24 de janeiro também no Diário Oficial do Município e no site oficial da Prefeitura de Caraguatatuba. A partir daí, será divulgado o dia da prova escrita, que prevê questões de Língua Portuguesa, Matemática e História da cidade.

Mais vagas

Outras 30 vagas serão preenchidas e distribuídas por programas sociais geridos exclusivamente pela Prefeitura para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A seleção será feita pelo corpo técnico da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania.

As vagas serão distribuídas em dois períodos (manhã e tarde), com carga horária de até 20 horas semanais.

O programa

O Programa de Aprendizagem da Guarda Mirim terá um ano e seis meses de duração, sendo que nos primeiros seis meses o adolescente será aspirante à Guarda Mirim e não será remunerado.

Depois de concluído o curso preparatório, o jovem passa a ser Guarda Mirim e passa receber a bolsa auxílio. A carga horária é de 20 horas semanais dividido em dois períodos (manhã e tarde). As atividades serão desenvolvidas em horário contrário ao período escolar.

O aspirante à Guarda Mirim (primeira fase) passará pela pré-aprendizagem e formação que contará com conteúdos de disciplinas da Base Nacional Comum, aulas de cultura caiçara, que abordarão aspectos históricos e geográficos da região, em especial Caraguatatuba, além de aulas de legislação, cidadania e atividades e projetos complementares.

Nesta fase os integrantes receberão orientações em temas como Defesa Civil, atividade física, ética, cidadania, noções gerais de direito e direito constitucional, noções gerais de legislação e trânsito, além de noções básicas de ecologia e preservação do meio ambiente.

Já o Guarda Mirim (segunda fase) realizará o curso de formação profissional ministrados por uma instituição ainda a ser escolhida, mediantes a legislação vigente, para que os jovens sejam inseridos no mercado de trabalho pelo Projeto Primeiro Emprego.

A sede do programa deverá ser no prédio do Corpo de Bombeiros, que terá uma sala adaptada para as aulas da pré-aprendizagem, além de contar com outras áreas fundamentais para o funcionamento do projeto.

Atualmente, a Guarda Mirim já atende 60 jovens da cidade selecionados no começo de 2018.

O projeto socioeducativo tem como objetivo contribuir com a formação profissional e cidadã desses adolescentes. Enquanto realizam o curso e são aspirantes a Guarda Mirim, os adolescentes recebem uniformes, vale transporte e refeições. Após o curso de seis meses, os participantes recebem também uma bolsa auxílio.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Encontro literário celebra cultura caiçara nesta quarta-feira na Biblioteca Municipal Afonso Schmidt
Encontro literário celebra cultura caiçara nesta quarta-feira na Biblioteca Municipal Afonso Schmidt

A Biblioteca Municipal Afonso Schmidt, no Centro de Caraguatatuba, recebe nesta quarta-feira (29/4), às 19h, mais uma edição da Quarta Literária da Kaká. O encontro contará com a participação dos autores Priscila Siqueira, Vera Nardi, Julinho Mendes, Pedro Caetano e Silvio Rangel. A entrada é gratuita e não é necessário

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 28/04/2026
Prefeitura chama mais 24 bolsistas do PEAD para zeladoria dos bairros de Caraguatatuba
Prefeitura chama mais 24 bolsistas do PEAD para zeladoria dos bairros de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais 24 bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) da seleção de 2024 até quinta-feira (30/4), das 9h às 12h e das 14h às 16h, na Divisão Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. Após a assinatura do contrato, os convocados vão

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 28/04/2026
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais 18 aprovados de nove funções do Concurso de 2023
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais 18 aprovados de nove funções do Concurso de 2023

A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais 18 aprovados de quatro cargos do Concurso Público de 2023 para se apresentar até sexta-feira (15/5), das 9h às 11h e das 13h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de RH), no Centro. As 51ª convocações

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 14/05/2026
WhatsApp Image 2026-05-06 at 14.48.27
Caraguatatuba promove mutirão para regularização agropecuária e fortalecimento da sanidade animal e vegetal

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza, ao longo do mês de maio, um Mutirão de Atendimento da Defesa Agropecuária, voltado a produtores rurais do município. A ação é promovida pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, em atendimento à legislação estadual nº 18.077/2024 (Fundesa), e tem como objetivo facilitar a

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 06/05/2026
Entreposto do Camaroeiro recebe 27ª Cerimônia “Barcos ao Mar” no domingo
Entreposto do Camaroeiro recebe 27ª Cerimônia “Barcos ao Mar” no domingo

A tradicional cerimônia “Barcos ao Mar”, que neste ano chega à sua 27ª edição, está marcada para domingo (31/5), às 10h, no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, na região central de Caraguatatuba. O evento é aberto ao público e é realizado pelo Governo Municipal e pela Fundação Educacional e Cultural

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 25/05/2026