Pesquisar No Site
Reforma da UBS Porto Novo com sala cirúrgica e novo Setor de Reabilitação é entregue pelo prefeito

Reforma da UBS Porto Novo com sala cirúrgica e novo Setor de Reabilitação é entregue pelo prefeito

#PraCegoVer: Prefeito e secretários visitam a sala de pequenas cirurgias (Foto: Luis Fava/PMC)
Em cerimônia realizada ontem (19/12), no final da tarde, o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, entregou oficialmente a reforma total da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Porto Novo, localizada na região Sul da cidade.
Também participaram da cerimônia o vice-prefeito e secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Campos Júnior, o secretário de Saúde, Amauri Toledo e o secretário de Obras Públicas, Leandro Borella, entre demais autoridades.
A UBS recebeu reforma do telhado, pintura, forro, novas instalações elétricas e hidráulicas, além de uma nova pavimentação para estacionamento. As novidades mais importantes foram a reativação da Sala Cirúrgica e o novo Setor de Reabilitação.
A Sala Cirúrgica terá procedimentos de pequenas cirurgias, biópsias e vasectomias. O local contará também com Setor de Lavagem e Esterilização de Materiais e Observação Pós-Anestésico, além de vestiário para profissionais e pacientes.
A expectativa é de que a demanda reprimida das pequenas cirurgias na região Sul seja zerada nos próximos meses com a entrega da Sala Cirúrgica. Nesta semana, a equipe médica já iniciou os procedimentos em alguns pacientes.
Já o novo Setor de Reabilitação contará com um amplo espaço. Terá serviços de fisioterapia neurológica, que somente era feito no CEM/CEO (Centro de Especialidades Médicas), bem como espaços para cinesioterapia (conjunto de atividades físicas com finalidade terapêutica), fisioterapia, ortopedia e consultórios para os profissionais de fonoaudiologia e fisioterapia.

#PraCegoVer: Sala de pequenas cirurgias com todos os seus equipamentos (Foto: Luis Fava/PMC)
Mais Saúde para a região Sul
Durante o evento, o secretário de Obras, Leandro Borella, falou sobre as dificuldades encontradas durante a reforma do prédio. “Principalmente quando as pessoas continuam trabalhando no local. É um transtorno para todos, inclusive para os pacientes que buscam atendimento. Mas, o esforço valeu a pena pois conseguimos finalizar. Agradeço ao Prefeito pela confiança”.
O secretário de Saúde, Amauri Toleado, destacou “o olhar do prefeito voltado para as necessidades na área da Saúde”. Para Toledo, a reforma das UBS significa mais qualidade no ambiente de trabalho dos funcionários e também mais qualidade no atendimento aos munícipes. “A população terá um local espetacular para ser atendida”.
Ao falar sobre a satisfação de entregar a reforma da UBS à população, Aguilar Junior declarou que, quando se trata de uma obra na área da Saúde, sua alegria é quatro vezes maior. “Eu sei o quanto o bom atendimento na Saúde é importante para a população. Desde quando assumi, minha meta era fazer a diferença em relação à Saúde e estamos fazendo. Essa reforma foi um desafio e conseguimos entregar um prédio mais confortável, mais bem equipado. E nosso projeto é de ampliar a UBS ainda mais, utilizando os espaços adjacentes, criando ainda mais salas”.
Para Aguilar Junior, a região Sul da cidade, que abriga mais de 60% da população, precisa ter uma atenção especial na área da Saúde.
Veja Também Recentes

Perequê Mirim vence Torneio Início de Aniversário da Cidade
A equipe do Perequê Mirim foi campeã da primeira edição do Torneio Início de Aniversário da Cidade de Futebol de Campo. As finais ocorreram no domingo (27), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), com sete jogos. Na primeira partida, o Força Jovem venceu o Riza por 1 a 0.

Núcleo Comunitário e Cultural do Massaguaçu recebe Pré-Conferência de Direitos da Pessoa Idosa da região norte nesta quarta-feira
Os moradores do Massaguaçu e dos bairros da região norte têm a oportunidade de discutir, opinar e propor ações voltadas aos idosos do município, durante a pré-conferência de Direitos da Pessoa Idosa, nesta quarta-feira (16). O encontro será no Núcleo Comunitário e Cultural “Calixto Leandro, na Avenida Geraldo Alves, 42,

Retomada do Programa de Regularização Fundiária beneficia moradores de Loteamento Recanto do Sol e Tinga
Moradores do Núcleo Recanto da Luz, localizado no loteamento Recanto do Sol, com cerca de 35 ocupações, no Golfinhos, e do Núcleo Jardim Samambaia no bairro do Tinga, com cerca de 29 ocupações, estão recebendo a visita da equipe da Secretaria de Habitação para a retomada do Programa de Regularização

Grupos de Cultura Popular de Caraguatatuba visitam Museu Afro Brasil
A Cia. de Moçambique do Perequê-Mirim e Grupo Maracatu Odé da Mata, grupos de cultura popular de Caraguatatuba, estiveram no Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, em São Paulo, em um enriquecedor encontro de intercâmbio cultural no último sábado (5). A ação teve como objetivo fortalecer o vínculo entre os integrantes

Caraguatatuba recebe 5º Festival “Auracy Mansano” de Voo Livre neste fim de semana
O tradicional Festival “Auracy Mansano” de Voo Livre movimenta Caraguatatuba neste fim de semana, dias 26 e 27 de abril, das 9h30 às 17h. O evento reúne pilotos de asa delta e paraglider de diversas cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, além de representantes de