Pesquisar No Site
Mais de 140 funcionários das UBS’s de Caraguatatuba passam por capacitação de Manejo Clínico de Aleitamento Materno
Mais de 140 funcionários das UBS’s de Caraguatatuba passam por capacitação de Manejo Clínico de Aleitamento Materno
Cento e quarenta e três servidores das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) fizeram capacitação de Manejo Clínico de Aleitamento Materno entre os meses de julho e dezembro. O objetivo do curso foi atualizar os profissionais de saúde em relação à avaliação da mamada, traumas mamilares, dificuldades da amamentação, com foco para a diminuição do desmame precoce, apoio às mães com dificuldades para amamentar e prevenção da mortalidade materno infantil.
As aulas ocorreram nas UBS’s e na Escola de Governo da Prefeitura de Caraguatatuba, no Indaiá. Um novo grupo de funcionários passará pela capacitação no início de 2019.

#PraCegoVer: Funcionários das UBS’s conhecem procedimentos de amamentação
A enfermeira responsável pelo Centro de Atendimento Materno Infantil e Banco de Leite Humano (CEAMI/BLH) da Secretaria da Saúde, Ana Cláudia Ferreira de Oliveira, e nutricionista da unidade, Lilian Gleicy Ehrlich, ministraram o treinamento.
A capacitação abordou tópicos relacionados à situação da amamentação, recomendações e políticas nacionais; vantagens do aleitamento materno; o papel das unidades básicas de saúde na promoção, proteção e apoio a amamentação; os dez passos para o sucesso da amamentação na Unidade Básica Amiga da Amamentação; anatomia da mama/ fisiologia da lactação/ pega e posição; ordenha, oferta de leite em copinho, translactação e relactação; composição do leite humano, problemas precoces e tardios da mama; problemas do bebê que dificultam a amamentação/ razões médicas; aceitáveis para complementação/ substituição do leite humano; e problemas ortodônticos causados por bicos, chupetas e mamadeiras, entre outros assuntos.
A Escola de Governo está localizada na Av. Goiás, 615 – Indaiá. Mais informações pelo telefone (12) 3883-9523/3883-9668, WhatsApp (12) 99775-2420, http://servidor.caraguatatuba.sp.gov.br/ ou pelo e-mail escola.governo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes
Líder e invicta, equipe de basquete Sub-17 de Caraguatatuba busca mais uma vitória na Copa Metropolitana
A Copa Metropolitana de Basquete Sub-17 chega a Caraguatatuba para mais uma rodada da competição no dia 10 de outubro, às 14h. A equipe enfrenta o Tênis Clube Taubaté, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Líder da competição, Caraguatatuba chega ao confronto invicta e com 100% de aproveitamento, em
Fundacc apresenta projeto sobre Oficinas Culturais na Feira do Empreendedor Sebrae 2026
Caraguatatuba participou na última quinta-feira (22/10), da Feira do Empreendedor Sebrae 2026, realizada no pavilhão São Paulo Expo, na capital paulista. Representando o município, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) apresentou o projeto “Da sede aos bairros. Da oficina ao talento. Do talento à oportunidade”. A apresentação ocorreu
Miss e Mister 60+ celebram beleza, vitalidade e protagonismo da pessoa idosa em Caraguatatuba
Neusa Tibana, 75 anos, e Pedro Luís Pedrini, 61 anos, são os novos Miss e Mister 60+ de Caraguatatuba. Os títulos foram conquistados na noite de sexta-feira (2), durante o tradicional desfile de gala realizado na Praça da Cultura, que encerrou a Semana de Valorização da Pessoa Idosa do município.
Sistema EduConnect fortalece aprendizado de estudantes da Educação Inclusiva da rede municipal de Caraguatatuba
A tecnologia tem ocupado um papel cada vez mais estratégico na construção de uma educação pública inclusiva, organizada e capaz de acompanhar as necessidades de cada estudante. A Secretaria de Educação da Prefeitura de Caraguatatuba desenvolveu o Sistema EduConnect/Educação Especial Inclusiva (EEI), que se desponta como uma importante ferramenta para
Membros da CIPA da Prefeitura de Caraguatatuba participam de capacitação de primeiros socorros
Servidores eleitos e indicados do poder público na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA) da Prefeitura de Caraguatatuba da Gestão 2026/2027 fizeram a capacitação de primeiros socorros da Escola de Governo da Secretaria de Administração na última sexta-feira (23/10), na Secretaria de Educação, no Indaiá. O cabo