Pesquisar No Site
Feira de Empreendedorismo movimenta EMEF do Jaraguazinho

Feira de Empreendedorismo movimenta EMEF do Jaraguazinho
Alunos do 1º ao 5º, da EMEF Prof. Jorge Passos, no bairro Jaraguazinho, realizaram nesta quinta-feira (06/12), a Feira de Empreendedorismo da unidade escolar, aberta ao público.
No decorrer do ano, a professora de empreendedorismo, Joyce Nunes Miguel Teixeira, por meio das atividades específicas para cada ano, desenvolveu conceitos de criatividade, resolução de problemas, trabalho em equipe, pesquisa, foco, conceito de dinheiro, valor do produto e serviço, a atitude empreendedora, entre outros temas. O objetivo do projeto “Jovens Empreendedores – Primeiros Passos” é proporcionar o desenvolvimento de habilidades e comportamento empreendedor nas crianças.

#PraCegoVer: Menina está atrás de uma mesa com bolos e brigadeiros. Ela entrega a dois meninos, em frente, doces. (Foto: Bianca Oliveira/PMC)
Os produtos vendidos na barraquinha “Sachêromas”, do 1º ano, foram sachês e sabonetes líquidos de erva doce. No 2º ano, na vendinha “Gostinho do Amor”, estavam disponíveis os temperos de pimenta calabresa, salsinha, chimichurri, e mudas de pimenta, salsa, manjericão, hortelã e alecrim. No “Brinquedológico” do 3º ano, entre brinquedos confeccionados a partir de materiais recicláveis havia bilboquê e porta-treco de garrafa pet, peão feito de CD e bolinha de gude, caixa organizadora e cama de bonecas feitas com caixas de sapato, jogo da velha com peças em feltro, etc.
Ao 4º ano coube a montagem de uma locadora de produtos e venda de brinquedos usados em bom estado, no “Universo dos Brinquedos”. A equipe colocou para alugar um pula-pula e videogame de dança (Just Dance). O 5º ano, por sua vez, criou a “Alimentolândia”, onde o consumidor podia escolher entre bolos, brigadeiros e geladinhos.
A aluna Camilly Vitória Lemos Dias, 11 anos, contou que frequentou as aulas de empreendedorismo no 4º e 5º ano. “Adorei ter participado, porque a gente ri, se diverte e aprende coisas diferentes sobre os produtos, como fazê-los, como agradar o consumidor e a negociar”, avaliou.

#PraCegoVer: Menina, em pé, atrás de uma mesa coberta por uma toalha amarela, cheia de brinquedos feitos com materiais recicláveis. Mulher com carrinho de bebê, em pé, manuseia os produtos. Um menino ao lado, observa a ação. (Foto: Bianca Oliveira/PMC)
Já Cauã Ronald dos Santos, 10 anos, participa pelo quarto ano consecutivo. “Este ano foi bem interessante porque envolveu a responsabilidade de montar uma loja de locação de brinquedos, colocar preço no produto, atender bem o cliente, enfim, me obrigou a pensar e agir como dono de um negócio”, declarou.
O programa do projeto Empreendedorismo na Escola é dividido da seguinte forma: 1º ano, “O mundo das Ervas Aromáticas”; 2º ano, “Temperos Naturais”; 3º ano, “Oficina de Brinquedos Ecológicos”; 4º ano, “Locadora de Produtos”; 5º ano, “Sabores e Cores”. A atividade é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Educação e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae de São José dos Campos.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba recebe exposição ‘A Grande Maloca’ em comemoração ao aniversário da cidade
A exposição artística de ‘A Grande Maloca’, do Grupo Ubuntu Caraguatatuba – Ceramistas celebra o aniversário de 168 anos de Caraguatatuba e o Dia dos Povos Indígenas (19 de abril). A mostra está aberta ao público a partir de terça-feira, 1º de abril, e permanece em cartaz durante todo o

Árvores emaranhadas em fiações elétricas são retiradas em Caraguatatuba
Moradores dos bairros Jardim Britânia, Indaiá e Jardim Terralão acionaram a Defesa Civil para retiradas de árvores que caíram ou estavam na iminência de cair na fiação elétrica em decorrência da chuva do último fim de semana. Equipes formada por servidores da Defesa Civil, Secretaria de Serviços Públicos e da

Retomada do Programa de Regularização Fundiária beneficia moradores de Loteamento Recanto do Sol e Tinga
Moradores do Núcleo Recanto da Luz, localizado no loteamento Recanto do Sol, com cerca de 35 ocupações, no Golfinhos, e do Núcleo Jardim Samambaia no bairro do Tinga, com cerca de 29 ocupações, estão recebendo a visita da equipe da Secretaria de Habitação para a retomada do Programa de Regularização

2º De Ponta a Ponta – Mostra de Dança Itinerante é atração neste sábado em Caraguatatuba
Para comemorar o Dia Internacional da Dança lembrado em 29/4, Caraguatatuba recebe no próximo sábado (26) o “2º De Ponta a Ponta”. A classificação é livre e o evento é gratuito. As apresentações serão realizadas em três pontos da cidade, Massaguaçu, Centro e Travessão. No Travessão a apresentação será às

Fundacc segue com credenciamento aberto para artistas e fazedores de Cultura
Segue aberto o credenciamento para propostas de artistas e fazedores de Cultura, com intenção de compor a programação da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), com atividades e/ou criações de obras artísticas. Lançada no início de abril deste ano, as inscrições são gratuitas e seguem abertas até o dia 4 de março