Pesquisar No Site

Caraguatatuba realiza Oficina Preparatória para Operação Chuvas de Verão a outras 23 cidades

Publicado em: 14/11/2018
Destaques
Foto 3
Caraguatatuba realiza Oficina Preparatória para Operação Chuvas de Verão a outras 23 cidades

Em parceria com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da coordenadoria municipal de Proteção da Defesa Civil de Caraguatatuba, promoveu Oficina Preparatória para Operação Chuvas de Verão a outras 23 cidades do Estado de São Paulo nesta terça e quarta-feira (13 e 14/11) no Auditório da Associação Comercial de Caraguatatuba.

Entre as cidades participantes, estavam representantes da Defesa Civil de Caraguatatuba, Aparecida, Caçapava, Campos do Jordão, Canas, Cruzeiro, Cunha, Guaratinguetá, Ilhabela, Jacareí, Jambeiro, Lorena, Monteiro Lobato, Natividade da Serra, Paraibuna, Pindamonhangaba, Santa Branca, São Bento do Sapucaí, São José dos Campos, São Luis do Paraitinga, São Sebastião, Taubaté, Tremembé e Ubatuba.

#PraCegoVer: Prefeito Aguilar Junior fala a representantes da Defesa Civil de todo o Estado no Auditório da Associação Comercial de Caraguatatuba (Foto: Luis Gava/PMC)

O prefeito de Caraguatatuba Aguilar Junior esteve na abertura da oficina e falou sobre a importância do trabalho da Defesa Civil nas ações de prevenções do município. “Fico muito contente em recebê-los para esta oficina. Caraguatatuba é uma cidade em que chove muito, mas colocamos em prática o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) e conseguimos dar respostas rápidas à população. Dentro deste plano, cada profissional envolvido sabe qual é o seu papel. Importante que cada secretaria entenda o seu papel e coloque isso em prática. Caraguatatuba é uma cidade resiliente, que sabe o que é sofrer e aprendeu a levantar-se”, destacou.

Além do prefeito de Caraguatatuba, também estiveram presentes na abertura o vice-prefeito de Caraguatatuba e secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Eugênio de Campos Junior; o presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, Tato Aguilar; o major da Polícia Militar, Marcelo Vieira, secretários municipais, servidores públicos e convidados.

Esta foi a 5ª Oficina Preparatória para Operação Chuvas de Verão, ministrada pela Defesa Civil do Estado de São Paulo, que teve como objetivo capacitar os municípios participantes a atuarem preventivamente frente aos problemas típicos de verão. Os participantes têm como meta serem os futuros divulgadores do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil em suas comunidades e contribuirão para a divulgação da Defesa Civil na sociedade.

#PraCegoVer: Representantes da Defesa Civil do Estado de São Paulo participam da 5ª Oficina Preparatória para Operação Chuvas de Verão no Auditório da Associação Comercial de Caraguatatuba (Foto: Talita Fernanda/PMC)

Na terça-feira, o vice-prefeito de Caraguatatuba e secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Eugênio de Campos Junior, falou sobre a relevância da humanização em todas as ações da Defesa Civil.

“Nos aproximamos das pessoas na hora mais difícil da vida delas; por isso, precisamos de humildade para lidar com indivíduos desde os mais carentes aos mais ricos. Toda técnica é importante, mas não se esqueçam da sensibilidade do ser humano na hora de abordar cada vítima das chuvas”, alertou. O vice-prefeito destacou ainda que o trabalho da Defesa Civil, muitas vezes, não pode evitar acidentes; mas poderá amenizar os impactos.

O treinamento teórico no auditório foi ministrado pelos profissionais da Defesa Civil de São Paulo, tenente Felipe Zaupa e a meteorologista, Adriana Iwashita. Os participantes também realizaram visita in loco próximo ao Morro Santo Antônio para averiguar os estragos feitos pelas chuvas de março de 2017. Nesta quarta-feira, os participantes reforçaram os conhecimentos sobre o preenchimento da ficha de vistoria técnica mediante atendimentos realizados da Defesa Civil.

Dentro desta ficha, os principais tópicos a serem preenchidos são: caracterização do local; evidências de movimentação; condições da concentração de água; vegetação no talude ou proximidades; tipo de moradia; tipo de movimentação ocorrida ou esperada e grau de risco.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba recebe 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024
Caraguatatuba recebe 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024

A 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 chega a Caraguatatuba no dia 14 de abril, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), a partir das 8h. As inscrições ainda estão abertas e devem ser concluídas até o dia 9. Este ano são esperadas 1.300 pessoas, entre público presente e

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 02/04/2024
Dupla de Caraguatatuba é pódio novamente do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia
Dupla de Caraguatatuba é pódio novamente do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia

No último fim de semana, a dupla do CT Caraguatá, formada por Lucília Rosa Lemos e Mayara Lamin, brilhou mais uma vez no Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, conquistando a medalha de bronze na etapa de Saquarema/RJ. Após um vice-campeonato na etapa de Campo Grande, no Mato Grosso do

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 10/04/2024
Eleição o Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba será nesta quinta-feira na Secretaria de Turismo
Eleição do Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba será nesta quinta-feira na Secretaria de Turismo

Interessados podem participar nesta quinta-feira (18), da eleição dos conselheiros da sociedade civil do Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba (CMFEMAAC). A votação será das 10h às 17h, na Secretaria de Turismo, no Centro. O Conselho terá composição paritária entre membros do poder público e da

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 17/04/2024
CREAS e CMDMC promovem evento que destaca os direitos das mulheres
CREAS e CMDMC promovem evento que destaca os direitos das mulheres

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Caraguatatuba (CMDMC) promoveu, na última semana, uma reunião nas dependências do Creas, com o tema “Empoderamento Feminino”. O evento, que faz parte das celebrações do mês das mulheres, teve o

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 03/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba amplia opções do Projeto Nova Onda com aulas de alongamento
Prefeitura de Caraguatatuba amplia opções do Projeto Nova Onda com aulas de alongamento

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, trouxe uma novidade para os aliados da atividade física e do bem-estar. O projeto Nova Onda, que já oferece diversas opções esportivas, agora inclui a modalidade “Alongamento”. As aulas de alongamento são realizadas no Centro Esportivo Municipal Ubaldo

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 17/04/2024