Pesquisar No Site

Munícipes debatem propostas na 6ª Conferência Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente

IMG_8786
Munícipes debatem propostas na 6ª Conferência Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente

#PraCegoVer Foto de plateia de costas, com uma mesa à frente.

Mais 200 pessoas debateram 70 propostas na 6ª Conferência Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, realizada no sábado (22/09), no Centro Universitário Módulo, em Caraguatatuba.

O evento teve como objetivo principal o fortalecimento de ações voltadas às crianças e adolescentes do município, com base no que prevê a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O prefeito Aguilar Junior, presente no evento, avaliou a Conferência como um dia importante e destacou que, mesmo após tantas ações desenvolvidas junto às secretarias, a Conferência envolve toda a rede, principalmente com participação das crianças e dos adolescentes.

“Caraguatatuba já realiza ações positivas tendo como referência o Programa Primeiríssima Infância; a Guarda Mirim ensinando a 180 jovens por ano, princípios de ética e cidadania; Bombeiro Educador com mais de 3 mil crianças, além do Proerd, sobre o não uso de drogas. Agora é mais trabalho para colocar em prática os resultados deste lindo evento”, disse Aguilar Junior.

O secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, agradeceu o apoio do Prefeito Aguilar Junior, com o desenvolvimento de todas as ações com crianças e adolescentes e ressaltou que todo o trabalho da Conferência será para atender aqueles que mais necessitam.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Cintia Alves, agradeceu a participação dos jovens, os grandes protagonistas do dia. “Temos que ser empoderados e protagonizar a mudança que pode e deve partir de nós. Nosso objetivo é eleger as propostas que serão transformadas em uma sociedade melhor”.

Também estavam presentes a promotora da Vara da Infância e Juventude de Caraguatatuba, Dra Regiane Maria Heil Portes; os vereadores Fernando Augusto da Silva Ferreira (Fernando Cuiu), João Silva de Paula Ferreira (De Paula) e Evandro do Nascimento (Vandinho); o presidente da 65º subseção da OAB, Felipe Tobias; a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Alcione Vitório e secretários municipais.

O pequeno João Marcelo, de 11 anos, do 5° ano da EMEF Carlos Altero Ortega, eleito delegado da Conferência Lúdica, já tinha em mente a proposta que iria lutar para levar à próxima fase. “Intensificar a ronda escolar para irmos mais seguros da escola para casa. Também quero mais oportunidades nos projetos sociais para crianças e não apenas aos adolescentes. Hoje estou aqui pra isso”, afirmou João.

O palestrante Dr. Fausto Junqueira, reforçou que as crianças e adolescentes devem ser tratados como prioridade absoluta. “Mesmo que a gente discuta vida, saúde e família, estaremos falando de criança e adolescente. Sim, atingiremos os adultos, mas o foco é sempre assegurar o direito deles, crianças e adolescentes”, disse.

Foram escolhidos 16 delegados, mais propostas, para a Conferência Regional que representarão Caraguatatuba no próximo ano. A Regional é etapa para Conferência Estadual.

#PraCegoVer Prefeito Aguilar Junior fala em microfone atrás de mesa

Confira as propostas escolhidas nos seguintes eixos:

Eixo 1: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social

1 – Destinar espaços, equipamentos e equipe especializada para ações com crianças e adolescente que visem a construção de uma perspectiva de futuro, mediante a criação de um Centro da Juventude, visando o desenvolvimento de atividades interdisciplinares (professor de educação física, Psicólogo, Assistente Social, pedagogo, Enfermeiro, entre outros) com crianças e adolescentes, tendo como foco principal a constituição de espaço de convivência, a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária, bem como espaços para esportes, lazer e cultura, visando educação para todos em período integral. As intervenções são pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas, como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social, com o objetivo de oferecer proteção social às crianças e aos adolescentes, inclusive em situação de vulnerabilidade e risco, por meio do desenvolvimento de suas competências, bem como favorecer aquisições para a conquista da autonomia e inserção social, estimulando a participação na vida pública da comunidade.

2 – Elaborar e/ou colocar em funcionamento um Sistema de Cadastro de Informações sobre as Crianças e os Adolescentes, com acesso de Órgãos como o Conselho Tutelar, Escolas, Postos de Saúde, CRAS, CREAS, entre outros, coordenado e monitorado por agentes da Vara da Infância e Juventude e Conselho Tutelar (exemplo: prontuário online – SIPIA), objetivando a melhora na comunicação entre os diversos setores para o atendimento efetivo das crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social.

3 – Aumentar a oferta de serviços e cursos profissionalizantes para adolescentes, bem como de alfabetização para o Ensino Fundamental 2, nas unidades escolares, de interesse dos adolescentes e dos jovens, inclusive mediante o programa Jovem Aprendiz, direcionados à prática efetiva das diferentes funções  visando inserção no mercado de trabalho local.

 

Eixo 2: Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes

1 – Efetivação e ampliação do Policiamento contínuo próximo às escolas, principalmente nos horários de entrada e saída.

2 – Que seja cumprido o artigo 150 e seguintes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para instalação dos órgãos auxiliares e de segurança pública.

3 – Maior divulgação das maneiras de denunciar as Violências, inclusive mediante a criação de um canal de comunicação com vistas a trabalhar a conscientização através de gibis, vídeos, propagandas, nos meios de comunicação como rádios, TVs, Jornal, Redes sociais, em atividades de combate à violência, prevenção e apologia ao uso de drogas e bebidas alcoólicas e ainda fomente que todas as propagandas de bebidas alcoólicas sejam retiradas da mídia.

 

Eixo 3: Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes

1 – Criar Leis de Incentivo de doação de diferentes recursos e a criação do Selo de Identificação da Empresa doadora e ampliar as formas de divulgação sobre os tipos de doações ao FIA bem como a mobilização da Associação Comercial e Contadores na orientação de como fazer as doações ao FIA.

2-Facilitar o acesso às informações e compreensão clara, referentes ao FIA (Fundo da Infância e Adolescência), através de um Portal de Transparência gerando um calendário mensal de prestação de contas.

3-Criar sistemas de arrecadação local advindas de porcentagem de shows e eventos esportivos e culturais com destinação específicas dos recursos dentro do próprio Município para o FMDCA, sob a fiscalização de órgãos específicos com participação da sociedade para destinação e aplicação dos recursos.

 

Eixo 4: Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes

1 – Promover e ampliar nos Órgãos Públicos, tais como CMDCA, CONDECA, CONANDA e Escolas, comissões de alunos que expressem suas ideias e opiniões, elaborando propostas pertinentes ao desenvolvimento físico, psicológico e pedagógico sendo protagonistas de suas próprias vidas, opinando no processo de formulação de políticas públicas de direito.

2 – Criação do endereço online do Portal da Criança e do Adolescente para assuntos específicos como: ECA, opções de cursos oferecidos no Município, Governo Estadual e Federal, agenda cultural, opções de esporte, encontros literários, informações pertinentes ao interesse das Crianças e Adolescentes, promovendo conhecimento, acesso a informação favorecendo o exercício da cidadania mediante formação de Crianças ou Adolescentes nos espaços de deliberações de políticas públicas, valorizando e garantindo seu protagonismo, como a participação em consultas públicas.

3 – Propiciar, apoiar, capacitar, incentivar e garantir projetos no Município: como Câmara Jovem, Grêmio estudantil, Fóruns, Assembleias e Projetos Sociais (SCFV) desenvolvidos no CRAS entre outros, enfatizando de fato e considerando a especificidades culturais dos diferentes segmentos sociais dos bairros da Cidade, do grupo que será atendido, registrando e divulgando os resultados alcançados garantindo o protagonismo da criança e do Adolescente na esfera da comunicação social. Facilitar o deslocamento das crianças e adolescentes pelo município, com projeto de Lei que garanta cota gratuita nos meios de transporte vinculada de comprovações geralmente atreladas às obrigações educacionais.

 

Eixo 5: Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes

1 – Criação da Semana da Juventude Cidadã, com cursos, oficinas, palestras e festivais direcionadas a crianças e adolescentes.

2 – Inserir no calendário escolar eventos de divulgação do ECA, ouvindo a visão das crianças, dos adolescentes, das famílias e sanar duvidas frequentes.

3 – Melhorar a estrutura do Conselho Tutelar e do CMDCA, através de garantia de orçamento anual visando o melhor atendimento.

Fotos:  Luis Gava/PM

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Fandango Ciranda Caiçara é atração na Fandangueira de Caraguatatuba
Fandango Ciranda Caiçara é atração na Fandangueira de Caraguatatuba

Na programação, oficinas de dança e música e ao final um grande baile. Participam do evento o grupo Fandango do Cantagalo e Boi e Vaca Fandangueiros A Praça do Caiçara será solo para a Fandangueira, apresentação do grupo Fandango Ciranda Caiçara de Ubatuba, no dia 19 de abril, às 17h.

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 10/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba abre Concurso de Fotografia para comemorações do 'Dia do Observador de Aves'
Prefeitura de Caraguatatuba abre Concurso de Fotografia para comemorações do ‘Dia do Observador de Aves’

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realiza a abertura do Concurso de Fotografia a partir desta terça-feira (16), em celebração ao ‘Dia do Observador de Aves’, no dia 16 de maio. O evento será comemorado pela primeira vez na cidade, uma vez

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 16/04/2024
Caraguatatuba domina Copa Caiçara Jiu-Jitsu com 134 medalhas de ouro
Caraguatatuba domina Copa Caiçara Jiu-Jitsu com 134 medalhas de ouro

Caraguatatuba foi palco da 16ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu realizada no último domingo (14), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Mais uma vez, a cidade se destacou ao garantir o primeiro lugar na classificação geral. Ao todos, os competidores de Caraguá acumularam impressionantes 134 medalhas, sendo 59 de

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 15/04/2024
Eleição o Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba será nesta quinta-feira na Secretaria de Turismo
Eleição do Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba será nesta quinta-feira na Secretaria de Turismo

Interessados podem participar nesta quinta-feira (18), da eleição dos conselheiros da sociedade civil do Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba (CMFEMAAC). A votação será das 10h às 17h, na Secretaria de Turismo, no Centro. O Conselho terá composição paritária entre membros do poder público e da

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 17/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba abre agendamento para 300 vagas de castração de cães e gatos nesta sexta-feira
Prefeitura de Caraguatatuba abre agendamento para 300 vagas de castração de cães e gatos nesta sexta-feira

Somente na próxima sexta-feira (12), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba abre agendamento para 300 vagas de castração gratuita de cães e gatos, a partir dos seis meses de idade. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (12) 3887-6888 ou pessoalmente ao CCZ, a partir das

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 11/04/2024