Pesquisar No Site
Conferência Lúdica de Crianças e Adolescente define representantes para fase regional

Conferência Lúdica de Crianças e Adolescente define representantes para fase regional

#PraCegoVer: Jovens sentados de costas enquanto assistem abertura com a fala das autoridades (Foto: Luis Gava/PMC)
Mais de 200 crianças e adolescentes participaram de forma ativa com sugestões e debates da 2ª Conferência Lúdica de Direitos da Criança e do Adolescente, realizada na quinta-feira (23/08), no Núcleo Social do bairro Morro do Algodão.
Com o tema “Proteção Integral, Diversidade e Combate às Violências”, os jovens puderam aprender mais sobre seus direitos e deveres e expor suas ideias com propostas para o município.
Entusiasmados, os meninos Raphael Frazão e Kauã Lira, 10 e 11 anos respectivamente, da escola Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, estavam preparados para apresentar suas propostas e representar o grupo.
“Na nossa escola já costumamos discutir vários assuntos, agora é o momento de levarmos adiante e quem sabe, ver nossas ideias sendo realizadas”, disse o pequeno Raphael. Já Kauã, achou o evento bem produtivo, pois aprendeu muitas coisas novas.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Patrícia Moreira, destacou que Caraguatatuba é o único município do Litoral Norte que realiza uma Conferência com participação integral de crianças e adolescentes.
“É um momento de cidadania na prática. Ocupem o espaço de vocês na sociedade. Estudem, brinquem e usem todo o conhecimento de hoje para ter um futuro brilhante”, disse a presidente aos jovens.
Em seu discurso, o vice-prefeito e secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Campos Júnior, parabenizou o trabalho do CMDCA e destacou a importância do lúdico na vida das pessoas. “Por meio da brincadeira podemos tratar diversos assuntos e atingir vários objetivos”, disse.
De forma didática, o palestrante Dr. Sandro Caldeira entreteve os jovens e explicou de um jeito fácil como dar o primeiro passo para fazer a diferença e como desenvolver o protagonismo juvenil. Sandro é professor, delegado e integrante da Assessoria Jurídica da Polícia Civil e criador do método conhecido na internet: “Um Jeito Legal de Estudar Direito”.
A atividade reuniu apenas crianças e adolescentes que participam de projetos da Prefeitura, entidades sociais, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) e Escola Técnica Estadual (Etec).
Durante o encontro foram definidas as propostas que serão levadas para Conferência Lúdica Regional, que será realizada em outubro, no município de São José dos Campos.

#PraCegoVer: Palestrante interage no meio do público (Foto: Luis Gava/PMC)
Dentre todas as ideias, as que mais se destacaram foram: descentralizar e ampliar os polos culturais a fim de garantir o acesso dos bairros periféricos, a partir do perfil da comunidade; acolhimento e criação de um ambiente de escuta especializada para atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência dentro de órgãos de segurança pública; cursos profissionalizantes de inglês e espanhol, aulas práticas e grupos onde fossem ensinados os direitos das crianças e adolescentes nas escolas.
Também foram eleitos, os delegados que representarão o município de Caraguatatuba na etapa regional: Anderson Mendes (Etec), Pablo Gomes (IFSP), Luiz Henrique (IFSP), Ana Paula Menino (Colônia dos Pescadores), João Angelim (EMEF Carlos Altero Ortega) e Camilly Amorim (EMEF Ricardo Luques Sammarco Serra).
Também participaram da cerimônia, o vereador João Silva de Paula (De Paula); a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Samara Aguilar; a presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo; o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes; a presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência, Dyane Camilo de Lelis; a vice-presidente do Conselho de Defesa dos Direitos do Idoso, Adriana Santos e o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba, Sávio Luiz dos Santos.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba participa da IV Marcha dos Secretários de Turismo em Brasília
Representantes de diferentes regiões do país discutiram políticas públicas e estratégias voltadas à gestão do turismo nos municípios na IV Marcha dos Secretários de Turismo entre os dias 1º e 3 de abril em Brasília. A programação do evento incluiu painéis com especialistas e técnicos do Ministério do Turismo sobre

Secretaria de Serviços Públicos realiza limpeza em diversos bairros de Caraguatatuba no início de abril
A Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba segue com as ações de limpeza do final de março e início de abril nos bairros do Pegorelli, Perequê-Mirim, Travessão, Barranco Alto, Porto Novo, Poiares, Jardim das Gaivotas, Tinga (Cide), Jardim Jaqueira, Sumaré (Morro de Santo Antônio), Jetuba e Massaguaçu, em Caraguatatuba (vide

Caraguatatuba divulga tabela do Torneio Início e 1ª rodada do Torneio da Cidade de Futebol de Campo
Foi divulgada, nesta quarta-feira (23), a tabela da segunda fase e finais do Torneio Início de Aniversário da Cidade. Os jogos ocorrem no próximo domingo (27), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), a partir das 12h (confira a tabela completa abaixo). No Torneio Início, todas as equipes participantes se

Videoteca Lúcio Braun exibe documentário “Viajante das Marés” de Litiane Fernandez em maio
A Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, apresenta no dia 16/5 (sexta-feira), às 19h, a pré-estreia do documentário “Viajante das Marés”, de Litiane Fernandez. A sessão tem entrada gratuita e convida o espectador a um mergulho em um universo no qual a tradição é tanto bênção quanto fardo, e o mar é

Secretaria de Esportes convoca professores e formadores esportivos de processo seletivo
Foi publicado nesta quinta-feira (17), o edital de convocação dos candidatos aprovados no processo seletivo de professores e formadores esportivos da Secretaria de Esportes. O edital está disponível com os classificados no site www.caraguatatuba.sp.gov.br ou no link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/servicos/servicos-ao-cidadao/concursos-e-processos-seletivos/. Foram convocados 32 formadores esportivos e 28 professores de educação física. A