Pesquisar No Site
Profissionais de enfermagem recebem capacitação em primeiro atendimento de urgência e emergência

Profissionais de enfermagem recebem capacitação em primeiro atendimento de urgência e emergência

#PraCegoVer : Enfermeiros e enfermeiras das UBSs acompanham a explicação dos enfermeiros do Samu sobre técnicas de ressucitação em boneco (Foto: Lucas Camargo/PMC)
Até o mês de agosto, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Caraguatatuba estarão aptas a fazer os primeiros atendimentos de urgência e emergência em munícipes, pois receberão um kit de medicamentos e equipamentos como desfibriladores e oxímetros.
Para preparar os profissionais que serão responsáveis pelas práticas, a Prefeitura de Caraguatatuba está promovendo um curso de Capacitação em Urgência e Emergência de Enfermeiros e Auxiliares de Enfermagem da rede municipal de Saúde, entre os dias 24 a 27 de julho, na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI).
Hoje (24/07) o curso foi voltado para uma turma de 14 enfermeiros das UBSs. Segundo o organizador do curso e coordenador de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde, André Leonardo, as aulas visam atualizar os profissionais para o atendimento à população.
Durante o curso, André Leonardo aborda a Política Nacional de Urgência e Emergência e explica como é feita a avaliação inicial do paciente em estado grave.
O curso conta também com aulas práticas de Suporte Básico de Vida (Basic Life Suport), ministradas pelo enfermeiro e responsável técnico do Samu, Marcelo Santana de Melo, pela enfermeira Renata Pelino e pela técnica de enfermagem Evelyn da Silva Macedo, ambas também do Samu.
Nas aulas práticas são abordadas as manobras de ressuscitação cardiopulmonar em adultos e crianças utilizando simuladores para procedimentos de respiração, compressões torácicas e o uso do Desfibrilador Externo Automático.
Também dão aulas de Suporte Avançado de Vida os enfermeiros Bruno Bueno Coordenador de Enfermagem da Unidade de Pronto Atendimento e Ana Paula, do Núcleo de Treinamento.
Cursos:
Das 8 às 18 horas, na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI)
Dia 24 – Enfermeiros (as)
Dia 25 – Enfermeiros (as)
Dia 26 – Auxiliares de enfermagem
Dia 27 – Auxiliares de enfermagem
Veja Também Recentes

Representantes de Caraguatatuba participam de Encontro de Apoio Técnico para fortalecimento da Vigilância Socioassistencial
O Governo do Estado de São Paulo realizou, nos dias 28 e 29 de maio, o Encontro Geral do Projeto de Desenvolvimento das Macroatividades da Vigilância Socioassistencial. O evento reuniu representantes de 184 municípios com o objetivo de fortalecer a Vigilância Socioassistencial por meio da padronização de critérios, organização dos

Fundacc e CIEE seguem com inscrições abertas para processo seletivo
O Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) e a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) estão com as inscrições abertas do processo seletivo para formação de cadastro reserva para estágio na instituição. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até meio-dia de 5 de junho, incluindo sábados, domingos

Caraguatatuba garante plantão de serviços essenciais no feriado de Santo Antônio
As repartições públicas municipais de Caraguatatuba não funcionam na próxima sexta-feira (13/6), em razão do feriado de Santo Antônio, padroeiro da cidade. O atendimento ao público recomeça na segunda-feira (16/6), no horário habitual de cada seção. Agentes de trânsito da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana monitoram as ruas

Representantes da Secretaria e do Conselho Municipal de Educação participam de encontro sobre Escola em Tempo Integral em Campinas
Equipes do Apoio Pedagógico e da Supervisão da Secretaria Municipal de Educação e representantes do Conselho Municipal de Educação (CME) de estiveram, em Campinas, no curso “Escola em Tempo Integral”, iniciativa formativa realizada pelo Ministério da Educação e Universidades Públicas. O objetivo do encontro foi capacitar e instrumentalizar professores das

Neste sábado tem lançamento do documentário “Caraguá! Essa cidade também é surf” no Cinema Centerplex
Será lançado neste sábado (7/6), às 11h, em uma exibição especial no Cinema Centerplex, no Serramar Shopping, o documentário “Caraguá! Essa cidade também é surf”, produzido e dirigido pelo surfista Luciano Sant’Anna. O ingresso é solidário e pode ser trocado por 1kg de alimento não perecível ou agasalho na sede