Pesquisar No Site

Prefeitura e Judiciário visitam núcleos do Programa de Regularização Fundiária

Publicado em: 14/06/2018
06_14 Vistoria núcleos urbanos informais 1
Prefeitura e Judiciário visitam núcleos do Programa de Regularização Fundiária

#PraCegoVer Dentro do ônibus, o juiz Ayrton Vidolin, de pé, conversa com o prefeito e com os demais presentes, todos sentados em suas poltronas. (Foto: Claudio Gomes/PMC)

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, e o Juiz de Direito da 1ª Vara Cível de Caraguatatuba, Ayrton Vidolin Marques Júnior, fizeram hoje (14/06) uma diligência para vistoriar núcleos urbanos e loteamentos informais/clandestinos em diversos pontos da cidade.

Também acompanharam a ação o vice-prefeito e secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, Campos Júnior; o secretário de Urbanismo, Ricardo Gaspar; o Secretário de Assuntos Jurídico, Sandro Albok; o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), Marcel Giorgetti, além de funcionários da Secretaria de Habitação e o responsável pelo Cartório de Registro de Imóveis do município, Diego Selhane Pérez.

O objetivo da diligência foi apresentar os núcleos habitacionais às autoridades diretamente envolvidas no programa de Regularização Fundiária da cidade, que, além de ser considerado o maior programa de regularização do Litoral Norte em andamento, é reconhecido pelo Governo Federal como referência em todo o país, na tramitação e emissão de títulos de propriedade.

Em um ônibus fretado, os integrantes da diligência visitaram as principais regiões onde estão os núcleos e loteamentos que ainda vêm sendo estudados para que possam ser integrados ao programa de regularização: Massaguaçu, Getuba, Cantagalo, Ponte Seca, Rio do Ouro, Gaivotas, Morro do Algodão, Travessão e Perequê Mirim.

Regiões Norte e Centro

No Massaguaçu, Região Norte, foi vistoriado o loteamento Vila Ricardo, cujo parcelamento irregular do solo está sendo estudado pela Divisão de Regularização Fundiária, juntamente com a SMAAP, para que seja iniciado o processo de regularização. Na mesma região, os loteamentos Sertão dos Tourinhos e Casa Branca Habitar já foram regularizados, somando 137 famílias beneficiadas.

Também na Região Norte, no Getuba, foram visitados os loteamentos Altos do Getuba Club e Jardim Santa Rosa, que também estão sendo estudados para que possam ser integrados ao programa.

Já o núcleo Coopervap, na mesma região, teve seu processo concluído na Secretaria de Habitação e será encaminhado ao Cartório de Imóveis para a conclusão, atendendo 182 famílias.

Na região central, foram visitados os núcleos Cantagalo e Ponte Seca. No Rio do Ouro, o grupo esteve nos loteamento Vila São Lourenço e Recanto Ana, passando pelo Núcleo Laurinda e pela Rua Projetada, que está sendo descongelada para fins de regularização.

Região Sul

No bairro Gaivotas, Região Sul, o grupo esteve nos Loteamentos Recanto Vanja 1 e 2. Também foram vistoriados dois núcleos do Morro do Algodão, Dona Jô e Belmiro Cabral, que já têm seus processos encaminhados ao cartório e, em pouco tempo, atenderão um total de 112 famílias.

A vistoria foi finalizada no Perequê Mirim, com a visita ao Balneário Maria Helena e aos núcleos Reinaldo Honório, Benedito Antunes, Jorgimar, Habitar Pegorelly e Orlando Alves de Souza.

Para o juiz Ayrton Vidolin, que durante todo o trajeto, procurou obter informações com funcionários da Secretaria de Habitação, a diligência foi muito proveitosa.

“Trabalhamos com papéis e desconhecemos as localidades das quais estamos tratando. Uma vistoria como essa nos abre os olhos porque nos faz conhecer de perto o problema. O acesso à realidade é essencial para desenvolvermos um bom trabalho”, explica.

O prefeito Aguilar Junior elogiou a iniciativa da Secretaria de Habitação. “Ações como essa ajudam a criar envolvimento entre todos os que participam do processo de regularização fundiária. Além disso, o encontro também proporciona a oportunidade alinharmos as informações sobre a questão. Otimiza os trabalhos e traz ganhos sociais, ambientais e urbanísticos”, explica.

Números

A expectativa, segundo a Secretaria Municipal de Habitação, é a entrega de pelo menos 6 mil títulos de propriedade. A estimativa foi apresentada com base nos pedidos de regularização fundiária que chegaram para análise dos técnicos.

Com os números, Caraguatatuba será a cidade do Brasil com melhor desempenho na regularização fundiária do Brasil, na relação títulos entregues/população.

“Isso é motivo de grande satisfação, pois esse programa proporciona às pessoas segurança jurídica, além de acesso a serviços de água e luz, entre outros benefícios”, disse o prefeito.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Professores da rede municipal de Caraguatatuba participam de curso sobre astronomia
Professores da rede municipal de Caraguatatuba participam de curso sobre astronomia

Professores da rede municipal de ensino de Caraguatatuba participaram no último final de semana da primeira aula presencial do curso “Do macro ao micro na astronomia”, oferecido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O curso, que faz parte do programa de formação continuada da UFSCar, tem como objetivo aprofundar

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 30/04/2024
Equipe de Karatê de Caraguatatuba Conquista 38 Medalhas na Copa Caçapava
Equipe de Karatê de Caraguatatuba Conquista 38 Medalhas na Copa Caçapava

A equipe de Karatê de Caraguatatuba foi destaque na Copa Caçapava, realizada no último domingo (21), e encerrou o evento com uma impressionante coleção de medalhas. Os atletas garantiram um total de 15 medalhas de ouro, 8 de prata e 15 de bronze, somando incríveis 38 medalhas para o município.

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 23/04/2024
Prefeitura e PM Ambiental agem para demolir construção em área de risco no Rio do Ouro
Prefeitura e PM Ambiental agem para demolir construção em área de risco no Rio do Ouro

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, realizou nesta quarta-feira (24), a demolição de mais uma residência construída em área de risco, no bairro Rio do Ouro. A operação contou com o auxílio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) e Polícia Militar Ambiental. O local já foi

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 24/04/2024
Prefeitura faz alteração no trânsito da Miguel Varlez para obras e ônibus mudam rota
Prefeitura faz alteração no trânsito da Miguel Varlez para obras e ônibus mudam rota

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, fará alteração temporária no trânsito da avenida Miguel Varlez, no trecho entre o Trevo 1º Centenário (do Supermercado Silva Indaiá) até a ponte sobre o rio Santo Antonio (ao lado do Hospital Stella Maris). O

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 15/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba promove ação comunitária sobre Abril Azul no CRAS Sul
Prefeitura de Caraguatatuba promove ação comunitária sobre Abril Azul no CRAS Sul

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou na última semana uma ação comunitária com o tema Abril Azul, em homenagem ao mês de conscientização sobre o autismo. O evento teve lugar no CRAS Sul, “Maria Luiza Bourabeby”, e contou com a participação de aproximadamente 40

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades Publicado em 22/04/2024