Pesquisar No Site

Curso orienta sobre alimentação saudável e o não desperdício de alimentos

IMG_0049
Curso orienta sobre alimentação saudável e o não desperdício de alimentos

#PraCegoVer: alunos em volta da nutricionista recebendo orientações na cozinha do Banco de Alimentos (Foto: Luis Gava/PMC)

Aprender a reutilizar cascas, sementes, talos e diversos ingredientes que normalmente são desperdiçados. Este foi o principal objetivo do curso de Reaproveitamento Integral dos Alimentos promovido nesta quinta-feira (07/06) pela Prefeitura de Caraguatatuba, no Banco Municipal de Alimentos.

Os participantes aprenderam técnicas de como diminuir o desperdício de alimentos, com dicas de planejamento de compras e receitas fáceis com produtos reaproveitados. Também foram produzidas receitas de salada de macarrão com talos, bolinho de casca de batata, pudim de pão e suco verde de limão com couve.

“Quando forem ao supermercado, já comprem os ingredientes pensando na receita que vão fazer. Não levem vários tipos de alimentos, assim evitam que estraguem em casa. Comprem apenas o necessário”, explicou a nutricionista Paula Almeida.

Com o aproveitamento dos alimentos, além de ter uma alimentação mais saudável, menos lixo será gerado. “Agreguem as sementes no dia a dia, elas são uma ótima fonte de nutrientes e fibras”, disse a nutricionista, Fernanda Cardoso.

A dona de casa Silvana de Araujo Toledo cursa Técnico em Cozinha, na ETEC Caraguatatuba, e já havia estudado sobre o assunto. “Com essa aula, adquiri mais conhecimento e experiência, pois já praticava o reaproveitamento em casa, além do que será tema de um trabalho do meu curso”, relatou Silvana.

Segundo dados da Agência Brasil, em 2016, foram desperdiçadas 41 mil toneladas de alimentos, tornando o Brasil um dos 10 países que mais perdem e desperdiçam alimentos, sendo que, um bilhão de pessoas não tem acesso aos alimentos e sofrem com desnutrição ou falta de alimentação adequada.

A nutricionista Fernanda Cardoso, explica que, várias soluções já foram pensadas para diminuir esses dados, como o próprio Banco de Alimentos ou descontos em produtos que estão próximos do vencimento ou que apresentem alterações visíveis. “Antes de tudo temos que começar a conscientização dentro de casa. O meio ambiente agradece”, disse.

A capacitação integra a programação da Semana de Meio Ambiente, que se encerra nesta sexta-feira (08/06).

Confira passo a passo das receitas fáceis:

 

#PraCegoVer: monitor explicando como finalizar a receita de salada de macarrão com talos (Foto: Luis Gava/PMC)

– SALADA DE MACARRÃO COM TALOS

 Ingredientes:

– 500g de macarrão tipo parafuso;

– 4 xícaras (chá) de talos de couve, agrião, rúcula, mostarda.

– 1 xícara (chá) de cenoura ralada;

– 1 cebola fatiada em meia lua (opcional);

– 3 colheres (sopa) de óleo

– Sal e cheiro verde picado a gosto;

– Maionese (opcional).

 

Modo de preparo: Cozinhe o macarrão como de costume. Reserve. Pique os talos, misture à cenoura ralada e refogue no óleo com a cebola. Não deixe murchar os ingredientes, pois perderão seus nutrientes. Acrescente ao macarrão cozido, tempere com sal e cheiro verde e sirva. Se preferir, pode adicionar colheradas de maionese, mas o sal deverá ser controlado.

 

BOLINHO DE CASCA DE BATATA

Ingredientes:

– 2 xícaras (chá) de casca de batata;

– 2 xícaras (chá) de farinha de trigo;

– 2 ovos;

– 2 colheres de salsinha picada com talos;

– Sal a gosto;

– 1 colher (sobremesa) de fermento químico em pó;

– Óleo para fritar.

 

Modo de preparo: Ferva as cascas de batata e bata no liquidificador. Coloque a massa numa tigela, acrescente os ovos, a farinha, a salsinha, o sal e o fermento. Misture bem. Aqueça o óleo e frite os bolinhos às colheradas.

#PraCegoVer: foto do pudim de pão feito durante o curso (Foto: Luis Gava/PMC)

PUDIM DE PÃO (REAPROVEITAMENTO)

Ingredientes:

– 8 pães de sal amanhecidos;

– 1 xícara (chá) de açúcar;

– ½ litro de leite;

– 1 xícara (chá) de queijo ralado (opcional);

– 3 ovos;

– 1 colher (sopa) de margarina ou manteiga;

– Raspinhas de casca de limão (opcional).

 

Modo de preparo: Corte o pão em pedaços pequenos e coloque no liquidificador com o restante dos ingredientes. Bata até a mistura ficar bem homogênea. Despeje em forma untada e leve ao forno para assar (não precisa ser em banho Maria). Polvilhe um pouco de canela por cima. Dicas: O queijo ralado pode ser substituído por coco ralado. A quantidade de leite depende da consistência do pudim. Se preferir mais macio, acrescente mais leite. Se preferir mais firme, menos leite.

 

SUCO VERDE DE LIMÃO COM COUVE

 Ingredientes:

– 1 folha de couve;

– Suco de 1 limão (ou a gosto);

– 1 litro de água;

– Açúcar a gosto.

 

Modo de preparo: Junte todos os ingredientes e bata no liquidificador. Sirva gelado. Dica: O limão pode ser substituído por maracujá, abacaxi, melão, laranja, etc.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente abre eleição para representantes da sociedade civil
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente abre eleição para representantes da sociedade civil

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Caraguatatuba realizará na próxima terça-feira (23), a eleição para representantes da sociedade civil, no horário das 9h às 16h. O local de votação será a sede do CMDCA, situada na Rua Senador Feijó nº 165, Jardim Aruan, antigo

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 16/04/2024
Prefeitura implanta sinalizações de solo e verticais em vários pontos da cidade
Prefeitura implanta sinalizações de solo e verticais em vários pontos da cidade

A Prefeitura de Caraguatatuba prossegue com o trabalho de implantação e  revitalização da sinalização vertical e de solo em toda a cidade. A responsável pela ação é a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semob). Na terça-feira (9), diversos pontos da região central receberam sinalização de solo reforçada.

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 10/04/2024
Litoral City e Rio do Ouro Futsal avançam para quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade
Litoral City e Rio do Ouro Futsal avançam para quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade

Os jogos desta quarta-feira (27) revelaram outros dois times que avançaram para as quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal. Com vitórias acirradas, Litoral City e Rio do Ouro Futsal se classificaram para a próxima fase. No primeiro jogo da noite contra Hidraulica Caiçara, o time Litoral

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 28/03/2024
Prefeitura entrega 11 mil kits de escovação aos alunos da rede municipal de Caraguatatuba
Prefeitura entrega 11 mil kits de escovação aos alunos da rede municipal de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Departamento de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, iniciou nesta quinta-feira (21), a entrega dos kits de escovação aos alunos da 1ª fase ao 5º ano da rede municipal de ensino. Ao todo, 11 mil kits serão entregues, contendo escova dental, pasta de

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 21/03/2024
Começam as quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal e Futebol de Campo
Começam as quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal e Futebol de Campo

Os jogos do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal chegam às fases decisivas nesta quarta-feira (3), no ginásio Morro do Algodão, a partir das 20h. A primeira disputa da noite será entre Lion FC e Chelsea/Irmandade, os últimos times a disputarem as oitavas de final. Um dos dois seguirá para

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 02/04/2024