Pesquisar No Site
Palestra reforça a importância da brincadeira no desenvolvimento físico, intelectual e afetivo das crianças

Palestra reforça a importância da brincadeira no desenvolvimento físico, intelectual e afetivo das crianças

#PraCegoVer: A palestrante Maria Teresa Venceslau de Carvalho em pé com um microfone na mão fala para a plateia. Ela tem cabelos curtos e castanhos, usa um pequeno brinco de prateado. Veste blusa de tecido em tom goiaba e um casaco de tecido leve de mangas compridas, preto, por cima e calça preta com listas finas brancas. Ao fundo aparece o banner da Semana do Bebê e do Brincar com a foto de uma menina abraçada a um brinquedo de pelúcia. (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
A psicóloga e consultora do Instituto Avisa Lá (SP), Maria Teresa Venceslau de Carvalho, abriu oficialmente a Semana do Bebê e do Brincar, em Caraguatatuba, com a palestra “Brincar e Cuidar na formação subjetiva da criança”, nessa segunda-feira (14/05), à noite, no Teatro Mario Covas.
A especialista abriu a explanação afirmando que cada relação, cada experiência individual, desde a infância, torna cada pessoa única. De acordo com a psicóloga, a herança genética, o meio onde vive-se a cultura, as relações diárias moldam o sujeito.
“Para conhecer a criança, seu mundo, é preciso compreender seu ponto de vista”, disse. “Na escola, a gente estabelece um ritmo coletivo, mas, às vezes, temos que individualizar o tratamento, respeitar o ritmo individual do bebê, da criança, observá-los para suprir suas reais necessidades”, observou.
Ações como banhar, alimentar, trocar fraldas, ler histórias, propor jogos e brincadeiras formam o mundo nessa fase da vida e como são preparados e executados demonstram a proposição de uma educação cuidadosa, segundo a psicóloga.
Ela aconselhou ainda que os adultos observem as crianças brincarem e interfiram menos. “Deixem que elas proponham as brincadeiras. Como elas se comportam na recreação diz muito sobre a vida de cada uma. E fiquem atentos às crianças que não brincam. Isso é motivo de preocupação”, afirmou.
Maria Teresa abordou também a fase do “faz-de-conta” onde ocorre a formação do símbolo, da imaginação e da criatividade. “A capacidade de criar, de imaginar, de controlar os impulsos, expressar as emoções, no futuro, estão relacionadas com essa vivência e experimentações. Deixem as crianças explorarem o ambiente, investigarem principalmente o ambiente externo, a natureza. Dessa forma elas descobrem a capacidade do próprio corpo, os limites e os perigos”, afirmou.
A dona de casa, Nicole de Oliveira Moreira, 30 anos, mãe de Manuela, nove meses, disse que a palestra lhe abriu novos horizontes. Ela é mãe de primeira viagem e participou do curso do Centro de Atendimento Materno Infantil (Ceami) da Secretaria de Saúde, sobre gestação e agora sobre aleitamento.
“Optei por não colocar a Manuela na creche e me dedicar ao seu desenvolvimento nos primeiros anos de vida. Semana passada, a levei pela primeira vez na praia. Ela ficou encantada com tanta novidade – o mar, a água salgada, a areia. Na palestra foi falado da importância do contato com a natureza. A Manuela também gosta de brincar na grama e abraçar árvores. Passou um filminho na minha cabeça desses momentos e como eles estão sendo importantes para ela. Também vi nos vídeos mostrados como posso brincar com ela em casa. Adorei”, declarou.
Abertura oficial
O vice-prefeito e secretário de Trânsito, Segurança e Defesa Civil, Campos Júnior, representando o prefeito Aguilar Júnior, abriu oficialmente a Semana do Bebê e do Brincar. Deu as boas-vindas ao público e ressaltou o compromisso da gestão municipal em relação às ações voltadas para o desenvolvimento saudável dos bebês e crianças. “Parabéns aos envolvidos nas secretarias de Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Cidadania, ao Comitê da Primeiríssima Infância, representantes da Pastoral da Criança e da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal pelo trabalho realizado”, declarou.
O secretário de Saúde, Amauri Toledo, disse que o cuidado do 0 aos 6 anos é fundamental para a formação de adultos bem sucedidos. “Temos que começar desde o pré-natal, passando por um parto humanizado e depois dar carinho, segurança, saúde, educação aos pequenos para que eles possam ter forças para passar pelas agruras da vida. Nesse sentido, o município oferece todo apoio às gestantes no Centro de Atendimento Materno Infantil (Ceami), com cursos durante a gestão e a amamentação, a implantação do parto humanizado na Santa Casa e já adianto que as Unidades Básicas de Saúde, terão bolsões de brinquedos para as crianças em atendimento”, contou.
O secretário de Desenvolvimento Social, Jonas Fontes, reforçou o papel dos educadores na vida das crianças e do tempo que os pais dedicam aos filhos. “Se estamos aqui hoje é porque tivemos bons educadores no nosso caminho. Aos pais digo que o importante não é a quantidade de tempo que passamos com nossos filhos e sim a qualidade desse tempo”.
A articuladora do Comitê da Primeiríssima Infância em Caraguatatuba, Sílvia Fernandes da Silva, agradeceu à equipe do Comitê da Primeiríssima pelo trabalho desenvolvido no município, ao prefeito Aguilar Junior e aos secretários municipais que estão envolvidos em fortalecer a base desse programa que atende crianças de 0 a 3 anos.
Também marcaram presença na palestra a Diretora da Supervisão e Apoio Pedagógico da Secretaria de Educação, Márcia Paiva, representando o Secretário de Educação, Ricardo Ribeiro; o secretário de Turismo, Cristian Bota; a presidente da Fundação Cultural e Educacional de Caraguatatuba (Fundacc), Silmara Mattiazzo; e representantes da Pastoral da Criança em Caraguatatuba.
Veja Também Recentes

Agricultores familiares de Caraguatatuba participam de capacitação sobre legislação ambiental
Agricultores familiares de Caraguatatuba terão a oportunidade de participar do curso de Administração Rural sobre Legislação Ambiental na sexta-feira (4). A formação será realizada no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, das 8h às 17h, e tem como objetivo apresentar a legislação ambiental vigente e auxiliar na adequação das propriedades rurais.

Abertas Inscrições para representantes da sociedade civil no Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê
O processo de eleição para representantes da sociedade civil no Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, em Caraguatatuba, abre a partir do dia 22 de abril, para selecionar membros vinculados a associações ou entidades com atuação em proteção, conservação e educação ambiental. O Conselho Gestor atua como órgão

Caraguatatuba oferece 101 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 101 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (31/3), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Fim de semana com muito esporte agita Caraguatatuba
O fim de semana foi marcado por atrações esportivas em Caraguatatuba. Teve Jogos Abertos da Juventude sub-18 com partidas do futsal masculino e feminino, final do campeonato municipal de beach soccer (categoria de base), quartas de finais da Copa Nova Liga de futebol de campo, Adrena Run e muitas outras

Cursos gratuitos em parceria com Etec de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento têm início
Uma oportunidade de qualificação para ingressar no mercado de trabalho ou reciclagem para os empregados. Esse é o objetivo dos cursos gratuitos oferecidos pelo governo municipal em parceria com Escola Técnica Estadual e Programa de Qualificação profissional básica do Centro Paula Souza (Etec) para jovens e adultos, que iniciaram nesta