Pesquisar No Site

Palestra reforça a importância da brincadeira no desenvolvimento físico, intelectual e afetivo das crianças

Publicado em: 15/05/2018
05_15 Palestra reforça a importância da brincadeira no desenvolvimento físico, intelectual e afetivo das crianças 1
Palestra reforça a importância da brincadeira no desenvolvimento físico, intelectual e afetivo das crianças

#PraCegoVer: A palestrante Maria Teresa Venceslau de Carvalho em pé com um microfone na mão fala para a plateia. Ela tem cabelos curtos e castanhos, usa um pequeno brinco de prateado. Veste blusa de tecido em tom goiaba e um casaco de tecido leve de mangas compridas, preto, por cima e calça preta com listas finas brancas. Ao fundo aparece o banner da Semana do Bebê e do Brincar com a foto de uma menina abraçada a um brinquedo de pelúcia. (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

A psicóloga e consultora do Instituto Avisa Lá (SP), Maria Teresa Venceslau de Carvalho, abriu oficialmente a Semana do Bebê e do Brincar, em Caraguatatuba, com a palestra “Brincar e Cuidar na formação subjetiva da criança”, nessa segunda-feira (14/05), à noite, no Teatro Mario Covas.

A especialista abriu a explanação afirmando que cada relação, cada experiência individual, desde a infância, torna cada pessoa única. De acordo com a psicóloga, a herança genética, o meio onde vive-se a cultura, as relações diárias moldam o sujeito.

“Para conhecer a criança, seu mundo, é preciso compreender seu ponto de vista”, disse. “Na escola, a gente estabelece um ritmo coletivo, mas, às vezes, temos que individualizar o tratamento, respeitar o ritmo individual do bebê, da criança, observá-los para suprir suas reais necessidades”, observou.

Ações como banhar, alimentar, trocar fraldas, ler histórias, propor jogos e brincadeiras formam o mundo nessa fase da vida e como são preparados e executados demonstram a proposição de uma educação cuidadosa, segundo a psicóloga.

Ela aconselhou ainda que os adultos observem as crianças brincarem e interfiram menos. “Deixem que elas proponham as brincadeiras. Como elas se comportam na recreação diz muito sobre a vida de cada uma. E fiquem atentos às crianças que não brincam. Isso é motivo de preocupação”, afirmou.

Maria Teresa abordou também a fase do “faz-de-conta” onde ocorre a formação do símbolo, da imaginação e da criatividade. “A capacidade de criar, de imaginar, de controlar os impulsos, expressar as emoções, no futuro, estão relacionadas com essa vivência e experimentações. Deixem as crianças explorarem o ambiente, investigarem principalmente o ambiente externo, a natureza. Dessa forma elas descobrem a capacidade do próprio corpo, os limites e os perigos”, afirmou.

A dona de casa, Nicole de Oliveira Moreira, 30 anos, mãe de Manuela, nove meses, disse que a palestra lhe abriu novos horizontes. Ela é mãe de primeira viagem e participou do curso do Centro de Atendimento Materno Infantil (Ceami) da Secretaria de Saúde, sobre gestação e agora sobre aleitamento.

“Optei por não colocar a Manuela na creche e me dedicar ao seu desenvolvimento nos primeiros anos de vida. Semana passada, a levei pela primeira vez na praia. Ela ficou encantada com tanta novidade – o mar, a água salgada, a areia. Na palestra foi falado da importância do contato com a natureza. A Manuela também gosta de brincar na grama e abraçar árvores. Passou um filminho na minha cabeça desses momentos e como eles estão sendo importantes para ela. Também vi nos vídeos mostrados como posso brincar com ela em casa. Adorei”, declarou.

Abertura oficial

O vice-prefeito e secretário de Trânsito, Segurança e Defesa Civil, Campos Júnior, representando o prefeito Aguilar Júnior, abriu oficialmente a Semana do Bebê e do Brincar. Deu as boas-vindas ao público e ressaltou o compromisso da gestão municipal em relação às ações voltadas para o desenvolvimento saudável dos bebês e crianças. “Parabéns aos envolvidos nas secretarias de Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Cidadania, ao Comitê da Primeiríssima Infância, representantes da Pastoral da Criança e da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal pelo trabalho realizado”, declarou.

O secretário de Saúde, Amauri Toledo, disse que o cuidado do 0 aos 6 anos é fundamental para a formação de adultos bem sucedidos. “Temos que começar desde o pré-natal, passando por um parto humanizado e depois dar carinho, segurança, saúde, educação aos pequenos para que eles possam ter forças para passar pelas agruras da vida. Nesse sentido, o município oferece todo apoio às gestantes no Centro de Atendimento Materno Infantil (Ceami), com cursos durante a gestão e a amamentação, a implantação do parto humanizado na Santa Casa e já adianto que as Unidades Básicas de Saúde, terão bolsões de brinquedos para as crianças em atendimento”, contou.

O secretário de Desenvolvimento Social, Jonas Fontes, reforçou o papel dos educadores na vida das crianças e do tempo que os pais dedicam aos filhos. “Se estamos aqui hoje é porque tivemos bons educadores no nosso caminho. Aos pais digo que o importante não é a quantidade de tempo que passamos com nossos filhos e sim a qualidade desse tempo”.

A articuladora do Comitê da Primeiríssima Infância em Caraguatatuba, Sílvia Fernandes da Silva, agradeceu à equipe do Comitê da Primeiríssima pelo trabalho desenvolvido no município, ao prefeito Aguilar Junior e aos secretários municipais que estão envolvidos em fortalecer a base desse programa que atende crianças de 0 a 3 anos.

Também marcaram presença na palestra a Diretora da Supervisão e Apoio Pedagógico da Secretaria de Educação, Márcia Paiva, representando o Secretário de Educação, Ricardo Ribeiro; o secretário de Turismo, Cristian Bota; a presidente da Fundação Cultural e Educacional de Caraguatatuba (Fundacc), Silmara Mattiazzo; e representantes da Pastoral da Criança em Caraguatatuba.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura encontra mais focos de descarte irregular e pede ajuda da população no combate à prática
Prefeitura encontra mais focos de descarte irregular e pede ajuda da população no combate à prática

A Prefeitura de Caraguatatuba mais uma vez volta a fazer um apelo à população que entre na campanha contra o descarte irregular de inservíveis, lixo e entulhos. A foto que ilustra esta página é de uma área no bairro do Tinga, região Centro/Norte da cidade. Trata-se de um ponto onde

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 25/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba realça arborização urbana com mais de 100 plantios em abril
Prefeitura de Caraguatatuba realça arborização urbana com mais de 100 plantios em abril

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, intensificou os plantios em diversos pontos da cidade, alcançando mais de 100 mudas plantadas entre abril e início de maio. Os esforços fortalecem o projeto de arborização urbana, que tem como objetivo ampliar as áreas verdes

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 15 - Vida terrestre Publicado em 06/05/2024
Prefeitura de Caraguatatuba prossegue com a municipalização do Licenciamento Ambiental em reunião com CETESB
Prefeitura de Caraguatatuba prossegue com a municipalização do Licenciamento Ambiental em reunião com CETESB

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, marcou presença em um encontro com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) nesta quarta-feira (17). A reunião foi realizada no Auditório Augusto Ruschi, da SEMIL, em São Paulo. O encontro foi uma continuidade

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 18/04/2024
Professores da rede municipal de Caraguatatuba participam de curso sobre astronomia
Professores da rede municipal de Caraguatatuba participam de curso sobre astronomia

Professores da rede municipal de ensino de Caraguatatuba participaram no último final de semana da primeira aula presencial do curso “Do macro ao micro na astronomia”, oferecido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O curso, que faz parte do programa de formação continuada da UFSCar, tem como objetivo aprofundar

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 30/04/2024
Caraguatatuba confirma terceiro óbito pelo vírus da Influenza
Caraguatatuba confirma terceiro óbito pelo vírus da Influenza

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio de laudo do Instituto Adolfo Lutz confirmou nesta quarta-feira (8), mais dois óbitos em decorrência do vírus da Influenza (H1N1). Com isso, o município soma três mortes registradas pelo vírus H1N1. O segundo óbito foi de um idoso de 85 anos, que veio a

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 09/05/2024