Pesquisar No Site

Palestra reforça a importância da brincadeira no desenvolvimento físico, intelectual e afetivo das crianças

Publicado em: 15/05/2018
05_15 Palestra reforça a importância da brincadeira no desenvolvimento físico, intelectual e afetivo das crianças 1
Palestra reforça a importância da brincadeira no desenvolvimento físico, intelectual e afetivo das crianças

#PraCegoVer: A palestrante Maria Teresa Venceslau de Carvalho em pé com um microfone na mão fala para a plateia. Ela tem cabelos curtos e castanhos, usa um pequeno brinco de prateado. Veste blusa de tecido em tom goiaba e um casaco de tecido leve de mangas compridas, preto, por cima e calça preta com listas finas brancas. Ao fundo aparece o banner da Semana do Bebê e do Brincar com a foto de uma menina abraçada a um brinquedo de pelúcia. (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

A psicóloga e consultora do Instituto Avisa Lá (SP), Maria Teresa Venceslau de Carvalho, abriu oficialmente a Semana do Bebê e do Brincar, em Caraguatatuba, com a palestra “Brincar e Cuidar na formação subjetiva da criança”, nessa segunda-feira (14/05), à noite, no Teatro Mario Covas.

A especialista abriu a explanação afirmando que cada relação, cada experiência individual, desde a infância, torna cada pessoa única. De acordo com a psicóloga, a herança genética, o meio onde vive-se a cultura, as relações diárias moldam o sujeito.

“Para conhecer a criança, seu mundo, é preciso compreender seu ponto de vista”, disse. “Na escola, a gente estabelece um ritmo coletivo, mas, às vezes, temos que individualizar o tratamento, respeitar o ritmo individual do bebê, da criança, observá-los para suprir suas reais necessidades”, observou.

Ações como banhar, alimentar, trocar fraldas, ler histórias, propor jogos e brincadeiras formam o mundo nessa fase da vida e como são preparados e executados demonstram a proposição de uma educação cuidadosa, segundo a psicóloga.

Ela aconselhou ainda que os adultos observem as crianças brincarem e interfiram menos. “Deixem que elas proponham as brincadeiras. Como elas se comportam na recreação diz muito sobre a vida de cada uma. E fiquem atentos às crianças que não brincam. Isso é motivo de preocupação”, afirmou.

Maria Teresa abordou também a fase do “faz-de-conta” onde ocorre a formação do símbolo, da imaginação e da criatividade. “A capacidade de criar, de imaginar, de controlar os impulsos, expressar as emoções, no futuro, estão relacionadas com essa vivência e experimentações. Deixem as crianças explorarem o ambiente, investigarem principalmente o ambiente externo, a natureza. Dessa forma elas descobrem a capacidade do próprio corpo, os limites e os perigos”, afirmou.

A dona de casa, Nicole de Oliveira Moreira, 30 anos, mãe de Manuela, nove meses, disse que a palestra lhe abriu novos horizontes. Ela é mãe de primeira viagem e participou do curso do Centro de Atendimento Materno Infantil (Ceami) da Secretaria de Saúde, sobre gestação e agora sobre aleitamento.

“Optei por não colocar a Manuela na creche e me dedicar ao seu desenvolvimento nos primeiros anos de vida. Semana passada, a levei pela primeira vez na praia. Ela ficou encantada com tanta novidade – o mar, a água salgada, a areia. Na palestra foi falado da importância do contato com a natureza. A Manuela também gosta de brincar na grama e abraçar árvores. Passou um filminho na minha cabeça desses momentos e como eles estão sendo importantes para ela. Também vi nos vídeos mostrados como posso brincar com ela em casa. Adorei”, declarou.

Abertura oficial

O vice-prefeito e secretário de Trânsito, Segurança e Defesa Civil, Campos Júnior, representando o prefeito Aguilar Júnior, abriu oficialmente a Semana do Bebê e do Brincar. Deu as boas-vindas ao público e ressaltou o compromisso da gestão municipal em relação às ações voltadas para o desenvolvimento saudável dos bebês e crianças. “Parabéns aos envolvidos nas secretarias de Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Cidadania, ao Comitê da Primeiríssima Infância, representantes da Pastoral da Criança e da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal pelo trabalho realizado”, declarou.

O secretário de Saúde, Amauri Toledo, disse que o cuidado do 0 aos 6 anos é fundamental para a formação de adultos bem sucedidos. “Temos que começar desde o pré-natal, passando por um parto humanizado e depois dar carinho, segurança, saúde, educação aos pequenos para que eles possam ter forças para passar pelas agruras da vida. Nesse sentido, o município oferece todo apoio às gestantes no Centro de Atendimento Materno Infantil (Ceami), com cursos durante a gestão e a amamentação, a implantação do parto humanizado na Santa Casa e já adianto que as Unidades Básicas de Saúde, terão bolsões de brinquedos para as crianças em atendimento”, contou.

O secretário de Desenvolvimento Social, Jonas Fontes, reforçou o papel dos educadores na vida das crianças e do tempo que os pais dedicam aos filhos. “Se estamos aqui hoje é porque tivemos bons educadores no nosso caminho. Aos pais digo que o importante não é a quantidade de tempo que passamos com nossos filhos e sim a qualidade desse tempo”.

A articuladora do Comitê da Primeiríssima Infância em Caraguatatuba, Sílvia Fernandes da Silva, agradeceu à equipe do Comitê da Primeiríssima pelo trabalho desenvolvido no município, ao prefeito Aguilar Junior e aos secretários municipais que estão envolvidos em fortalecer a base desse programa que atende crianças de 0 a 3 anos.

Também marcaram presença na palestra a Diretora da Supervisão e Apoio Pedagógico da Secretaria de Educação, Márcia Paiva, representando o Secretário de Educação, Ricardo Ribeiro; o secretário de Turismo, Cristian Bota; a presidente da Fundação Cultural e Educacional de Caraguatatuba (Fundacc), Silmara Mattiazzo; e representantes da Pastoral da Criança em Caraguatatuba.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Foto Divulgação PMC
Sebrae Móvel estará na Praça do Travessão para orientar MEIs e novos negócios nesta sexta (3)

Microempreendedores Individuais (MEIs), micro e pequenos empresários e pessoas que queiram abrir seu negócio têm a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre abertura, ampliação, crédito, entre outros assuntos, com consultores do Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa nesta sexta-feira (3). A unidade itinerante oferecerá atendimento gratuito

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 02/07/2026
Matheus Ceará_Divulgação (2)
Teatro Mario Covas recebe “Desculpa eu ter vindo!” com humorista Matheus Ceará nesta sexta-feira

O humorista Matheus Ceará apresenta seu show “Desculpa eu ter vindo!” nesta sexta-feira (26/6), às 20h, no palco do Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba. Os ingressos podem ser adquiridos pelo link https://tinyurl.com/392h4yc2f ou pessoalmente na Reticências Livraria, situada na Rua Padre Anchieta, nº 556, no Centro. Em seu novo espetáculo

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 22/06/2026
“Encontro de Ilustradores” marca Quarta Literária no mês de julho
“Encontro de Ilustradores” marca Quarta Literária no mês de julho

A próxima Quarta Literária da Kaká já tem data marcada. O encontro será realizado no dia 29 de julho (quarta-feira), às 19h, na Biblioteca Municipal Afonso Schmidt, localizada na sede da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). A entrada é gratuita e não é necessário se inscrever. Com o

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 15/07/2026
Festa Junina Forró de Todos (1)
10ª Festa Junina Forró de Todos celebra uma década de tradição e cultura popular neste sábado em Caraguatatuba

O Coletivo Forró de Todos realiza neste sábado (27/6), das 14h às 23h, na Praça do Caiçara, no Centro de Caraguatatuba, a sua 10ª Festa Junina, reunindo música, dança, gastronomia e manifestações culturais típicas em uma grande celebração aberta ao público. A festividade, que tem entrada gratuita, comemora uma década

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 22/06/2026
Fundo Social entrega cobertores ao Lar São Francisco de Assis dentro da Campanha do Agasalho 2026
Fundo Social entrega cobertores ao Lar São Francisco de Assis dentro da Campanha do Agasalho 2026

O Fundo Social de Caraguatatuba entregou cobertores e kits alimentação ao Lar São Francisco de Assis, que assiste atualmente aproximadamente 87 idosos e familiares no município, além de administrar uma Instituição de Longa Permanência no Pontal de Santamarina e um Centro de Convivência, na sede, no Perequê-Mirim. A ação faz

Leia Mais Notícias Fundo Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 20/07/2026