Pesquisar No Site
Cursinho Popular inicia aulas em escola municipal no Indaiá
Cursinho Popular inicia aulas em escola municipal no Indaiá

#PraCegoVer Vice-prefeito Campos Júnior de pé, fala no microfone. À sua frente cerca de 30 pessoas, entre homens e mulheres, sentadas em cadeiras brancas de plástico prestam atenção.
Teve início nessa quarta-feira (02/05) as aulas do Cursinho Popular preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A aula inaugural foi na EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, no Indaiá.
A parceria entre o IFSP (Instituto Federal de São Paulo – Campus Caraguatatuba) e a Secretaria de Educação possibilitou o aumento do número de vagas em 100%, na gestão do prefeito Aguilar Junior. Este ano, são oferecidas 60 vagas, anteriormente eram apenas 30.
O cursinho é gratuito e direcionado a jovens e adultos de baixa renda provenientes de instituições públicas, respeitada a reserva de vagas para alunos afrodescendentes, conforme a Lei 12.711/2012. Como houve mais de 130 inscritos, a seleção foi baseada nos critérios exigidos e por sorteio.
O vice-prefeito Campos Júnior e a diretora do IFSP – Campus Caraguatatuba, Tânia Cristina Lemes Soares Pontes, deram boas-vindas aos estudantes e ressaltaram que ao garantirem a vaga, cada um terá a oportunidade de ingressar em um curso superior, desde que sejam dedicados e responsáveis.
Em seguida, Renato Mainente e Ticiana Roquejane, coordenador e vice-coordenadora do Cursinho Popular, apresentaram alguns alunos e monitores que acompanharão os alunos até o encerramento no dia 30 de novembro.
O corpo docente do Cursinho Popular é provido pelo Instituto Federal e as aulas vão até o dia 1º de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h35, na EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues.
O estudante Luan Lenne, 17 anos, nunca prestou vestibular e espera que o curso lhe dê base para passar no curso de Engenharia Mecânica ou em outros concursos. Janaína Tavares de Sá, 23 anos, pretende cursar Direito. “Essa é uma oportunidade para aprender e abrir portar profissionalmente”, avaliou.
Serão oferecidas as disciplinas que compõem o currículo da Base Nacional Comum, bem como atividades diversificadas, cujo objetivo é oferecer subsídios envolvendo ética, política, diversidade, meio ambiente, cultura e artes. Todas são trabalhadas em formato de oficinas, ciclo de debates, discussão de filmes e documentários.
Veja Também Recentes
Basquete de Caraguatatuba conquista vitória dupla na Copa São Paulo
As equipes sub-16 de Basquete de Caraguatatuba conquistaram duas vitórias na rodada da Copa São Paulo, realizada na segunda-feira (14), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves, o Cemug. Em partidas equilibradas e cheias de emoção, os times masculino e feminino mostraram força e entrosamento dentro de quadra. No confronto feminino,
Seminário de Boas Práticas da Flic 2025 aborda incentivo à leitura no ensino fundamental na era digital
Dezenas de professoras e professores da rede municipal de ensino participaram do Seminário de Boas Práticas durante a Feira Literária de Caraguatatuba (Flic) no último sábado (18/10), na Secretaria de Educação, no Indaiá. O encontro tratou do incentivo do hábito da leitura nas crianças em tempos de tecnologias da informação
Natação de Caraguatatuba conquista 5º lugar por equipes na terceira etapa do Festival Mirim em Guaratinguetá
A equipe de natação da Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba alcançou o 5º lugar na classificação geral por equipes durante a 3ª etapa do Festival Mirim de Natação, realizada no sábado (18), no Itaguará Country Clube, em Guaratinguetá. O evento reuniu mais de 260 atletas de diversas cidades
Fim de semana com shows, gincana, filme e atividades variadas encerram Semana de Valorização à Pessoa Idosa em Caraguatatuba
A manhã com sol e céu azul contribuiu para tornar o encerramento da Semana de Valorização à Pessoa Idosa, na base do programa Praia Acessível, em Caraguatatuba, perfeita, com uma confraternização bem animada no domingo (5). As atividades começaram com aula de ioga com o professor Eduardo Tavolaro, passando por
Trilha de Capacitação Empreendedora gratuita para público feminino continua com inscrições abertas
Mulheres que queiram participar do projeto “Todas por Elas”, uma trilha de capacitação empreendedora com ferramentas práticas para impulsionar o faturamento nas vendas de fim de ano e alta temporada, podem se inscrever, gratuitamente, pelo link https://forms.office.com/r/VftLzNUHjm?origin=lprLink . As vagas são limitadas. A trilha, exclusivamente para o público feminino, é