Pesquisar No Site

Cursinho Popular inicia aulas em escola municipal no Indaiá

Publicado em: 03/05/2018
IMG-20180503-WA0022 (1)
Cursinho Popular inicia aulas em escola municipal no Indaiá

#PraCegoVer Vice-prefeito Campos Júnior de pé, fala no microfone. À sua frente cerca de 30 pessoas, entre homens e mulheres, sentadas em cadeiras brancas de plástico prestam atenção.

Teve início nessa quarta-feira (02/05) as aulas do Cursinho Popular preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A aula inaugural foi na EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, no Indaiá.

A parceria entre o IFSP (Instituto Federal de São Paulo – Campus Caraguatatuba) e a Secretaria de Educação possibilitou o aumento do número de vagas em 100%, na gestão do prefeito Aguilar Junior. Este ano, são oferecidas 60 vagas, anteriormente eram apenas 30.

O cursinho é gratuito e direcionado a jovens e adultos de baixa renda provenientes de instituições públicas, respeitada a reserva de vagas para alunos afrodescendentes, conforme a Lei 12.711/2012. Como houve mais de 130 inscritos, a seleção foi baseada nos critérios exigidos e por sorteio.

O vice-prefeito Campos Júnior e a diretora do IFSP – Campus Caraguatatuba, Tânia Cristina Lemes Soares Pontes, deram boas-vindas aos estudantes e ressaltaram que ao garantirem a vaga, cada um terá a oportunidade de ingressar em um curso superior, desde que sejam dedicados e responsáveis.

Em seguida, Renato Mainente e Ticiana Roquejane, coordenador e vice-coordenadora do Cursinho Popular, apresentaram alguns alunos e monitores que acompanharão os alunos até o encerramento no dia 30 de novembro.

O corpo docente do Cursinho Popular é provido pelo Instituto Federal e as aulas vão até o dia 1º de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h35, na EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues.

O estudante Luan Lenne, 17 anos, nunca prestou vestibular e espera que o curso lhe dê base para passar no curso de Engenharia Mecânica ou em outros concursos. Janaína Tavares de Sá, 23 anos, pretende cursar Direito. “Essa é uma oportunidade para aprender e abrir portar profissionalmente”, avaliou.

Serão oferecidas as disciplinas que compõem o currículo da Base Nacional Comum, bem como atividades diversificadas, cujo objetivo é oferecer subsídios envolvendo ética, política, diversidade, meio ambiente, cultura e artes. Todas são trabalhadas em formato de oficinas, ciclo de debates, discussão de filmes e documentários.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura reforça pintura da base do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba
Prefeitura reforça pintura da base do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba

Funcionários da Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba estão pintando a base do 4º Subgrupamento do 11º Grupamento de Bombeiros Militar, no Indaiá. Os servidores cedidos pela Prefeitura iniciaram os trabalhos de pintura em fevereiro. O serviço deve ser concluído na segunda quinzena de abril. Ligado à Polícia Militar

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 10/04/2024
Caraguatatuba está com 242 vagas de emprego
Caraguatatuba está com 242 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (24), o quadro de vagas de emprego para 242 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados

Leia Mais Notícias PAT ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 24/04/2024
Prefeitura divulga resultado dos primeiros jogos da Copa da Criança de Futsal
Prefeitura divulga resultado dos primeiros jogos da Copa da Criança de Futsal

O final de semana contou com 22 jogos de abertura da Copa da Criança de Futsal, no Ginásio do Poiares. O evento reuniu as categorias Sub 09, Sub 11, Sub 13, Sub 15 e Sub 17. A começar pelo sábado (6), 15 jogos acirrados movimentaram o dia. Enquanto no domingo

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 09/04/2024
Alistamento militar de jovens do sexo masculino nascidos em 2006 segue até 30 de junho
Alistamento militar de jovens do sexo masculino nascidos em 2006 segue até 30 de junho

Jovens do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros) de Caraguatatuba nascidos em 2006 têm até o dia 30 de junho para fazer o alistamento militar.  Adolescentes que completam 18 anos em 2024 devem se alistar nas Forças Armadas (Marinha, Exército

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 10/04/2024
Prefeitura executa obra para melhorar escoamento de águas pluviais em rua do Massaguaçu
Prefeitura executa obra para melhorar escoamento de águas pluviais em rua do Massaguaçu

A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) da Prefeitura de Caraguatatuba realizou esta semana a implantação de melhorias para a drenagem de águas pluviais na rua Itália Baffi, no bairro Massaguaçu, região Norte da cidade. As melhorias consistem na construção de uma caixa coletora de concreto, implantação de três tubos de

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 10/04/2024