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Clássico da Literatura Inglesa é tema de estudo nas aulas de História sobre Revolução Industrial no CIDE Casabranca
Clássico da Literatura Inglesa é tema de estudo nas aulas de História sobre Revolução Industrial no CIDE Casabranca

#PraCegoVer: Parte interna do ônibus onde se vê dez cadeiras dispostas em dupla do lado direito e do lado esquerdo de um estreito corredor. Meninos e meninas sentados nos bancos. No teto há um projetor de filme. À frente, no centro, há uma tela onde passa o filme Oliver Twist. (Foto: Luís Gava/PMC)
Considerado uma obra-prima do escritor inglês Charles Dickens, o livro Oliver Twist, lançado em 1838, foi adotado pela professora de História, Joselene Ferreira de Oliveira, para explicar aos alunos do 8º ano, o processo de grandes transformações econômicas e sociais, que começou na Inglaterra no século XVIII e expandiu-se por vários países – a Revolução Industrial.
Várias atividades foram feitas a partir do texto, juntamente com a professora de Português Eva Vilma e monitores do laboratório de informática. Foi disponibilizado em xerox o resumo do livro, que de 53 capítulos passou para 16. Um glossário com as palavras consideradas de mais difícil compreensão também foi colocado em cada página com explicações. Também foi feito um exercício em equipe de reescrever os 16 capítulos com vocabulário elaborado pelos alunos. Por fim, os alunos assistiram ao filme no Cine Bus (ônibus adaptado para exibição), do diretor Roman Polanski, Oliver Twist de 2005, entre quarta e sexta (02, 03 e 04/05), na parte da tarde. De acordo com diretrizes do programa São Paulo Faz Escola.

#PraCegoVer: ônibus azul parado no estacionamento da EMEF Prof. Luiz Silvar do Prado, no Casabranca, com a porta aberta. O veículo é azul claro com pinturas de cenas dos filmes Piratas do Caribe, Harry Potter e Guardiões das Galáxias na lateral. Também pintado na lateral a logomarca Cine Bus (uma tira de filme com rodinhas) e brasão de Caraguatatuba em tinta branca. (Foto: Luís Gava/PMC)
“Discutimos sobre o valor do trabalho, a remuneração, carga horária, o que diz o Estatuto da Criança e do Adolescente sobre trabalho infantil, como eram as relações de trabalho antes e depois da Revolução Industrial, a importância dos diretos trabalhistas, entre outros fatos. Já nas aulas de Português, foi trabalhada a leitura, o vocabulário e a escrita. Eles também aprenderam a usar o Word, ao reescreverem os capítulos, no laboratório de informática. Foi uma experiência que deu muito certo”, avaliou Joselene.
Como o livro conta a história de um órfão que passou um tempo num orfanato, depois foge, vai viver nas ruas, enfrentando maus tratos, agressões e exploração da sua mão-de-obra, também foi discutida em sala questões como família, amizade, situações de violência, furto e roubo, mentira, superação e valores.
Thiago Gomes, 13 anos, do 8º A, disse que gostou mais de aprender História e Português dessa maneira. Já o colega do 8º B, Moisés Bryan, 13 anos, contou que não conhecia a história e que achou “bem emocionante”. Rebeca Pedroso, 12 anos, 8º B, foi mais eloquente: “Fiquei impressionada como antigamente homens, mulheres e até crianças trabalhavam de 14 a 18 horas por dia. Respiravam fumaça nas fábricas, adoeciam e morriam cedo. Comparando com os dias de hoje, o mundo evoluiu muito, para melhor”.
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