Pesquisar No Site

Atividades marcam o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” em Caraguatatuba

05_18 Atividades de 18 de maio 4
Atividades marcam o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” em Caraguatatuba

#PraCegoVer: várias pessoas participando da minha caminhada segurando uma faixa sobre a Campanha (Foto: Lucas Camargo/PMC)

“Proteja seu corpo! Se alguém tocar em alguma parte que você não queira, conte para alguém que você confie!”, esta e diversas outras frases serviram de alerta, na ação realizada nesta sexta-feira (18/05), na Praça Cândido Mota, sobre o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

Quem passou pelo local recebeu orientações dos técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania sobre a melhor forma de evitar e denunciar este tipo de caso.

Brinquedos infláveis, cama elástica, piscina de bolinha e tobogã atraíram as crianças, além de atividades como pintura de rosto, contação de histórias, brincadeiras com bexiga e peças teatrais. Também foram distribuídos gratuitamente pipoca, algodão doce, picolé e água para quem passava pelo local.

Segundo dados divulgados pelos canais da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, incluindo o Disque 100, em 2017, no estado de São Paulo, foram mais de 3,3 mil denúncias sobre abuso sexual, estupro, exploração sexual, pornografia, entre outros.

#PraCegoVer: crianças sentadas no chão brincando com bexiga e comendo algodão doce (Foto: Lucas Camargo/PMC)

A coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Carmen Ferreira, explicou que qualquer um da sociedade pode denunciar de forma anônima. “Isso é uma medida de proteção que visa garantir o pleno desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes”, disse.

O secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, destacou que este assunto deve ser lembrado todos os dias e não só hoje. “A orientação começa em casa, para que as crianças não permitam que ninguém as toque de forma errada, lembrando que, muitas vezes o abuso acontece por pessoas de confiança. Proteja seus filhos, irmãos, sobrinhos, oriente-os”, explicou.

Acompanhada de sua filha de dois anos, a mãe Amanda Costa, parabenizou a iniciativa e destacou que, ao mesmo tempo em que o evento oferece diversão aos pequenos, alerta sobre este assunto tão importante, que infelizmente acontece diariamente no mundo todo.

A ação também marcou o encerramento da Semana do Bebê e do Brincar com a participação do Comitê da Primeiríssima Infância e Programa Criança Feliz, ambos promovem projetos que visam o desenvolvimento integral das crianças.

#PraCegoVer: mulher vestida do personagem Branca de Neve brincando com criança (Foto: Lucas Camargo/PMC)

Também participaram das atividades, os alunos da EMEF Profª Antonia Ribeiro da Silva, do bairro Jardim Califórnia e da APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Caraguatatuba.

O evento foi uma ação conjunta das secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania; Educação; Saúde e Fundacc, além do apoio das entidades Casa Beija Flor, com o projeto de circo e Associação de Combate ao Câncer com apresentação do Coral.

Durante o dia, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) realizaram caminhadas nos bairros, para alertar e conscientizar as comunidades sobre a data.

Disque denúncia – O Disque 100 funciona diariamente das 8h às 22h, inclusive aos finais de semana e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita para o número 100 ou pelo endereço eletrônico: disquedenuncia@sedh.gov.br.

Os denunciantes também podem entrar em contato com o Conselho Tutelar; Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do município.

História – Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados. Foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

 

Informações ou denúncias

Disque Denúncia: 100

Creas: Rua Senador Feijó, 165 – Jardim Aruan – Telefone (12) 3882- 5236

Polícia Militar: 190

Conselho Tutelar: Rua Olimpio José de Oliveira, 779 – Jardim Jaqueira – Telefone: (12) 3882-1690 / 99723-6758 (Plantão)

#PraCegoVer: várias pessoas participando da minha caminhada segurando balões pretos e brancos em sinal de protesto (Foto: Lucas Camargo/PMC)

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba convoca aprovados de quatro funções do Concurso de 2023
Prefeitura de Caraguatatuba convoca aprovados de quatro funções do Concurso de 2023

A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba chamou mais quatro aprovados de quatro cargos do Concurso Público de 2023 para se apresentar nesta quarta, quinta e sexta-feira (27, 28 e 29/5), das 9h às 11h e das 13h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 26/05/2026
Projeto educacional de Caraguatatuba é destaque em seleção nacional do MEC
Projeto educacional de Caraguatatuba é destaque em seleção nacional do MEC

O município de Caraguatatuba foi contemplado em um edital nacional voltado à seleção de Experiências Inspiradoras de Gestão e Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral. O reconhecimento foi conquistado por meio do projeto “Pequenos Exploradores de Caraguatatuba”, desenvolvido pelo CEI/EMEI Messias Mendes de Souza, em 2025. Representando o

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 11/06/2026
Foto Divulgação 2
Artesãos com CNA: Inscrições abertas para o curso de Artefatos Artesanais para datas comemorativas

A Prefeitura de Caraguatatuba e a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) abrem inscrições para o curso prático de “Artefatos Artesanais para datas comemorativas”, que será realizado das 8h às 17h, nos dias 25, 26, 27, 29 e 30 de junho, no Polo Cultural Fundacc, na Rua Teotino Tibiriçá

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 22/06/2026
Filmes sobre futebol estão na programação especial de junho do Cineclube Pontos MIS
Filmes sobre futebol estão na programação especial de junho do Cineclube Pontos MIS

Em clima de Copa do Mundo, durante todo o mês de junho, o Cineclube Pontos MIS apresenta uma programação especial com exibições de clássicos do cinema com o tema futebol, sempre às quintas-feiras, às 18h, na Videoteca Lúcio Braun. A entrada é gratuita, e não é necessário retirar ingresso antecipadamente. A

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 09/06/2026
Teatro Mario Covas apresenta show cover “Bee Gees Brazil” neste sábado
Teatro Mario Covas apresenta show cover “Bee Gees Brazil” neste sábado

O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, apresenta neste sábado (30/5), às 20h, o show musical do trio cover Bee Gees Brazil. Os ingressos podem ser adquiridos na Bilheteria Express, pelo link https://tinyurl.com/y5bp78td, ou pessoalmente na livraria Reticências, situada na Rua Padre Anchieta, nº 556, no Centro de Caraguatatuba. Considerada a maior banda cover

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 25/05/2026