Pesquisar No Site
Prefeitura inicia construção de piers no Rio Juqueriquerê

Prefeitura inicia construção de piers no Rio Juqueriquerê

#PraCegoVer: Desenho aéreo de um pesacador sobre o pier projetado sobre o rio
O Prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, assinou esta semana uma ordem de serviços para a construção de três piers às margens do rio Juqueriquerê, nos bairros Morro do Algodão, Barranco Alto e Porto Novo, região Sul da cidade.
Os piers serão construídos em madeira cumaru, de grande durabilidade e resistência, e terão 8 x 4,5 metros de extensão. Serão investidos aproximadamente R$ 146 mil na obra, que deverá ser entregue em seis meses.
Os piers estarão instalados em três pontos do rio, criando espaços adequados e seguros para a prática da pesca ou simplesmente para as pessoas que queiram apreciar a vista do rio.
Aguilar Junior destaca que a obra faz parte do projeto de revitalização do Rio Juqueriquerê, que prevê a construção de um enrocamento na boca do rio, com o objetivo de estabilizar suas margens desassoreadas, oferecendo assim a possibilidade de operação contínua da atividade pesqueira com barcos e o turismo náutico.

#PraCegoVer: Desenho aéreo de um pesacador sobre o pier projetado sobre o rio
Rampa de acesso ao rio
Outra importante obra já finalizada e que atende às necessidades dos pescadores da região é a construção de uma rampa de concreto, às margens do rio Juqueriquerê, na altura da rua Benedito Pereira (Boca da Barra).
Antes, a rampa era de terra e pedregulhos. Com a concretagem do local, a subida e descida dos barcos ficou muito mais fácil.
Vinícius Paulino Santana, pescador e morador da região, conta que antes de colocar seu barco na água, precisava pedir ajuda para pelo menos quatro amigos pois a rampa era esburacada e o barco precisava ser içado e levado até a margem do rio. “Agora, eu levo o barco sozinho porque a rampa facilitou muito”.
Também morador da região, Jonathan de Souza conta que seu barco está todo danificado no fundo pois antes, arrastava a embarcação sobre as pedras irregulares da rampa. “Com o concreto, ficou mais rápido e o barco não sofre tanto”.
Veja Também Recentes

Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba realiza abertura de novas exposições no aniversário da cidade
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) abriu no último sábado (19), três novas exposições – “Edna Lins – Tributo”, que apresenta uma homenagem em memória da pintora (1937 – 2022); “terra terreno território”, da fotógrafa e artista visual Dani Sandrini; e “Loucuras Anunciadas”, que reúne uma coleção

Palestra sobre religiosidade de matriz africana integra programação de aniversário
O Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros” realiza no dia 10 de abril (quinta-feira), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana”. A atividade faz parte da programação de aniversário de Caraguatatuba. A entrada é gratuita

Programação dos Jogos Abertos da Juventude sub-18 continua no fim de semana
A programação esportiva dos Jogos Abertos da Juventude sub-18 continua no próximo fim de semana em Caraguatatuba, com as modalidades ‘basquete masculino’ e ‘tênis de mesa masculino’. Pelo ‘basquete masculino’, Caraguatatuba entra em quadra para enfrentar São Sebastião, na casa do adversário, no Ginásio Municipal “Gringão” (José de Souza Gringo),

Escola de Caraguatatuba promove atividades em alusão ao Dia Nacional da Educação de Surdos
Inclusão, empatia e conhecimento. Os dias 23 (Dia Nacional da Educação dos Surdos) e 24 de abril (Dia Nacional da Lei de Libras) são importantes para lembrar a importância da educação inclusiva e acessível para as pessoas surdas ou com deficiência auditiva no país. Em Caraguatatuba, a EMEFEBS Professor Ricardo

Enxadrista de Caraguatatuba vence 1ª etapa do Circuito Valeparaibano de Xadrez Escolar
Caraguatatuba se destacou na 1ª etapa do Circuito Valeparaibano de Xadrez Escolar, realizada na cidade de Tremembé. O aluno João Ricardo Kirsh Fernandes, da Escola Estadual Ismael Iglesias, conquistou o 1º lugar na categoria Sub14. O evento faz parte do calendário esportivo educacional do Vale do Paraíba e contou com