Pesquisar No Site
Michel Temer elogia regularização fundiária em Caraguatatuba

Michel Temer elogia regularização fundiária em Caraguatatuba

Fotos: Luís Gava/Cláudio Gomes/PMC
Nesta sexta-feira (16), o presidente da República, Michel Temer, acompanhado do ministro da Justiça, Torquato Jardim, esteve em Caraguatatuba para entregar a escritura definitiva de imóveis a 15 moradores do município juntamente com o prefeito Aguilar Junior e o presidente da Câmara Municipal, Renato Leite Carrijo de Aguilar. A solenidade foi realizada no Teatro Mario Covas e prestigiada por várias autoridades da região.
O município foi escolhido em todo o Brasil por ser referência nacional na tramitação e emissão de títulos de propriedade. No ano passado, em julho, Temer sancionou a Lei 13.465, que, entre outras questões, dispõe sobre a regularização fundiária rural e urbana. De acordo com o presidente, no estado de São Paulo serão entregues aproximadamente nove mil títulos e, no Brasil, cerca de 100 mil, até final do mandato.
“Essa cerimônia simboliza milhares de brasileiros que puderam registrar sua propriedade rural e urbana e agora são legítimos proprietários. Quero parabenizar o prefeito Aguilar Junior e o presidente da Câmara Municipal, Renato de Aguilar pelo excelente trabalho realizado nesta cidade. Para mim é motivo de alegria estar, aqui, nessa região, que visitei várias vezes quando disputei e me elegi por seis mandatos, ao cargo de deputado federal, pelo estado de São Paulo”, destacou Temer.

Fotos: Luís Gava/Cláudio Gomes/PMC
Aguilar Junior agradeceu ao presidente pela presença e enalteceu a importância da Lei 13.465 como um marco na regularização fundiária no país.
“Estamos muito felizes por Caraguatatuba se destacar como referência no país. O sucesso do Programa Regulariza Caraguá foi um somatório de forças. Meus agradecimentos à equipe da Secretaria de Habitação, aos funcionários do Cartório de Registro de Imóveis e às parcerias com o Poder Judiciário e Legislativo nessa empreitada”, destacou o prefeito.
O casal Salma e Edmir Antunes, moradores há 24 anos no loteamento Sertão dos Tourinhos, no bairro Massaguaçu, recebeu o título de propriedade e comemorou a conquista. “Quando fomos morar lá, não havia nenhuma infraestrutura. Com a regularização, agora temos luz, água, telefone e internet no local. Além disso, com esse documento, agora somos donos”, declarou Edmir.
Morador do loteamento Jardim Jorginmar, no bairro Perequê-Mirim, Renato Aparecido de Faria, disse que esperava há quatro anos por esse momento. “Muitos posseiros e pessoas de má-fé chegavam no loteamento, reivindicando a propriedade dos terrenos. Agora não passaremos mais por essa situação. Temos segurança jurídica, graças ao prefeito Aguilar Junior”, enfatizou.
Já Maria de Lourdes, 67 anos, moradora do loteamento Habitar Brasil, no bairro Casa Branca, também contemplada com o título de propriedade, resumiu a data: “Hoje é um dia de muita alegria”.
Entre as autoridades presentes no evento destacam-se: o secretário nacional de Desenvolvimento Urbano do Ministério das Cidades, Gilmar Souza Santos; o diretor Nacional de Regularização Fundiária do Ministério das Cidades, Silvio Figueiredo; a deputada federal, Pollyana Gama; o deputado estadual, Cássio Navarro; o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf; o juiz da 1ª Vara Cível de Caraguatatuba, Ayrton Vidolin Marques Júnior; o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba, Sávio Luiz dos Santos; o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto; o prefeito de Ilhabela, Márcio Batista Tenório; o prefeito de Ubatuba, Délcio José Sato; o diretor geral do Parque Tecnológico de São José dos Campos, Marco Antonio Raupp; secretários municipais, secretários-adjuntos e vereadores.

Fotos: Luís Gava/Cláudio Gomes/PMC
Regulariza Caraguá – Antes mesmo da Lei Federal 13.465, Caraguatatuba já dispunha de uma Divisão de Regularização Fundiária. Em 2017, o prefeito Aguilar Junior assinou o decreto municipal 668 criando o Programa “Regulariza Caraguatatuba”, tendo como ponto forte a regularização fundiária.
Hoje já são mais de oito mil requerimentos (coletivos ou individuais) protocolados na Secretaria de Habitação do município.
Alguns locais que estavam congelados há anos, hoje estão liberados graças a uma parceria entre Judiciário e Prefeitura de Caraguatatuba. Entre os locais estão: Balneário Maria Helena, Sítio Severino e Benedito Antunes (Perequê-Mirim); Vila São Lourenço, Rua Projetada e Recanto Ana (Rio do Ouro).
Além disso, já estão em processo de descongelamento os Núcleos Reinaldo Honório (Pegorelli) e Vila Ricardo (Massaguaçu);
O Programa de Regularização Fundiária de Caraguatatuba entregou desde o ano passado 650 títulos, nos bairros Palmeiras, Pegorelli, Massaguaçu e Casa Branca. Em fase de conclusão estão mais 794 títulos. Até o final de 2018 serão seis mil títulos entregues.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba recebe 5º Festival “Auracy Mansano” de Voo Livre neste fim de semana
O tradicional Festival “Auracy Mansano” de Voo Livre movimenta Caraguatatuba neste fim de semana, dias 26 e 27 de abril, das 9h30 às 17h. O evento reúne pilotos de asa delta e paraglider de diversas cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, além de representantes de

Caraguatatuba realiza feira de adoção de cães e gatos neste sábado
Dez animais estarão à espera de um novo lar na Feira de Adoção realizada neste sábado (5), das 12h às 16h, nas dependências do Serramar Shopping, em Caraguatatuba. O evento é organizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) em conjunto com as ONGs de proteção animal, Anjo de Patas

Caraguatatuba promove mutirão odontológico na rede municipal de saúde
Os pacientes que aguardavam por procedimentos cirúrgicos odontológicos começaram a ser atendidos no último sábado (29), durante mutirão promovido pela Secretaria Municipal de saúde em Caraguatatuba. A ação buscou reduzir a fila de espera por atendimentos especializados e foi realizada no Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEM/CEO), no setor

Exposições no Museu de Arte e Cultura integram programação dos 168 anos de Caraguatatuba
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) apresenta três exposições em alusão ao aniversário de 168 anos de emancipação político-administrativa do município, celebrado em 20 de abril. As mostras “Edna Lins – Tributo”, “terra terreno território”, de Dani Sandrini, e “Loucuras de Goya” estarão disponíveis para visitação entre

Núcleo Comunitário e Cultural do Massaguaçu recebe Pré-Conferência de Direitos da Pessoa Idosa da região norte nesta quarta-feira
Os moradores do Massaguaçu e dos bairros da região norte têm a oportunidade de discutir, opinar e propor ações voltadas aos idosos do município, durante a pré-conferência de Direitos da Pessoa Idosa, nesta quarta-feira (16). O encontro será no Núcleo Comunitário e Cultural “Calixto Leandro, na Avenida Geraldo Alves, 42,